Publicidade

Um dos mais raros scooter Honda está à venda. Trata-se de um modelo produzido por pouco tempo, para poucos mercados, com poucas unidades comercializadas e muitas curiosidades em sua construção. A maior é o motor: um mini boxer!

Apesar de muitas marcas utilizarem motores boxer (com cilindros opostos), eles se tornaram um sinônimo de BMW há muitas décadas. É a arquitetura favorita da marca alemã, que não a economiza no lineup: atualmente há as R 1250 GS, 1250 RT, 1250 R, R Ninte T e R 18, todas com este tipo de motor. E uma vez, há muito tempo, houve um pequeno Honda…

scooter honda m85, dos anos 1960

Um raro M85 vai para leilão! O modelo (aqui num museu da Honda) ficou famoso por usar um pequeno motor boxer de 160cc

 

Publicidade

Scooter Honda raro e com motor boxer à venda

A própria Honda usa motores boxer há um bom tempo, mas engana-se quem pensa que eles estrearam na Gold Wing dos anos 1970. Sua aparição inaugural foi, adivinhe só, no nosso achado do dia.

Estamos falando de um scooter Honda Juno M85. Produzido apenas em 1961 e 1962, o pequeno veículo foi criado como solução de mobilidade e vendido basicamente no Japão – sequer a Europa recebeu unidades do modelo. Desta forma, estima-se que apenas 5.800 motos tenham sido produzidas e, agora, uma sobrevivente está à venda.

scooter honda m85 é raro e está à venda

Motor boxer de 2 cilindros e 169cc gerava 12 cv de potência máxima, suficiente para levar o pequeno M85 até perto dos 100 km/h. Nada mau para um scooter Honda do início dos anos 1960

O Juno em questão foi fabricado em 1961 e era a versão topo de linha, movida pelo já citado motor boxer (diferente da opção de entrada, o M80). Com apenas 169 cc, seus dois cilindros produziam 12 cv de potência e 1,3 kgf.m de torque máximos. A alimentação acontecia por dois carburdores Keihin, o câmbio era automático e a moto pesava 157 kg se abastecida. Assim, atingia velocidade máxima de 98 km/h.

Publicidade

Unidade à venda tem manual do proprietário e outros materiais que a acompanhavam quando 0km. Leilão deve acontecer em outubro

Veja também:

 

Quanto custa o scooter 

Curiosamente, este scooter Honda não ficou guardado em salas fechadas à espera do dia em que fosse colocado à venda. Rodou quase 18 mil quilômetros ao longo dos últimos 61 anos.

Publicidade

Expectativa é que o pequeno M85 arrecade 7,7 mil libras, custando mais que alguns dos melhores scooter Honda da atualidade, como o ADV 350

Ele vai participar de um leilão organizado pela empresa Bonhams, da Inglaterra, que deve acontecer em outubro. A estimativa é arrecadar cerca de 7,7 mil libras, aproximadamente R$ 50 mil. Para comparação, um scooter ADV 350 zerinho custa ‘apenas’ 5.800 libras (R$ 37,4 mil) por lá.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza