A Peugeot é amplamente conhecida no Brasil como uma fabricante de carros, mas no exterior a marca francesa também possui uma bem-sucedida divisão de motocicletas. Mais do que isso, a fabricante tem uma linha completa de modelos focados ao uso urbano. Um deles é o Django 125, um scooter de visual clássico, que poderia fazer sucesso caso viesse ao Brasil.
Scooter Peugeot Django 125
O scooter Django 125 abriu o caminho para os modelos neo-retrô na Peugeot, em 2014. Desde então, o pequeno segue presente na linha de produtos da fabricante. O Django tem seu visual inspirado nas clássicas S55 e S57, da década de 50.
Esse simpático chega em brilhantes e coloridas opções de cores, ao melhor estilo revival vintage. Para 2022, o modelo ganhou também uma configuração de estilo mais sóbrio, o Django Shadow. Uma opção vestida de cinza-verde fosco, associada a elementos na cor preto.
Na Shadow, todos os detalhes habituais de acabamento em cromado são substituídos por um preto brilhante. A cor ou o cromado, pode ser visto na linha da scooter desde a tampa do farol até ao assento costurado. Os detalhes reluzentes ou discretos, tomam também as rodas de aro 12 e o protetor térmico do silenciador.
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Django Livre (e 125)
O Django é movido pelo motor monocilíndrico Easymotion de 125 cc, refrigerado a ar. Um propulsor capaz de desenvolver 10,6 cavalos de potência a 10.608 rpm e 0.94 kgf.m de torque aos 6.500 giros. Tudo isso acoplado ao câmbio automático CVT.
O modelo tem baixa altura do assento (770 mm) e piso plano amplo pintado nas cores da carroceria. Além disso, conta com freio a disco na dianteira com ABS e pesa 135 kg em ordem de marcha, pronto para rodar.
Como de costume, o scooter tem baú que pode acomodar um capacete do tipo jet, sob o banco. Há um gancho retrátil para bolsa na dianteira e apoios para os pés retráteis. O Peugeot ainda possui dois compartimentos bloqueáveis, um deles equipado com tomada de 12V.
Quanto custa o scooter Peugeot
Na Europa o modelo parte dos 3.249 euros, cerca de R$ 16 mil em conversão direta. É um preço competitivo, uma vez que concorrentes como o PCX 125 têm preço próximos. Na França, por exemplo, o Honda sai por 3.299 euros.
A vinda deste scooter Peugueot ao Brasil é improvável, uma vez que a subsidiária da marca oferece apenas carros no país. Caso viesse, seria uma opção interessante em um nicho ainda pouco explorado dentro dos scooter por aqui, o de modelos com pegada retrô.