Publicidade

Nós temos falado muito sobre scooter e motos elétricas por aqui – só este ano foram 8 reportagens. Desta vez, o asscunto é um scooter Suzuki, uma vez que a japonesa está trabalhando em um novo projeto neste exato momento.

Novo scooter Suzuki

 

E não é um ‘scooter elétrico qualquer’. O novo modelo inova por adotar uma posição inédita para importantes componentes, como o motor. Enquanto geralmente os scooter têm seus motores (elétricos ou à combustão) junto à roda traseira, este posiciona o propulsor acima, logo abaixo do assento.

Imagem de registro de patente mostra o novo scooter Suzuki. Observe que o motor elétrico fica logo abaixo do assento… mas e o espaço para capacete ou tralhas, onde fica?

Publicidade

Veja também:

a prática, significa que o motor ocupará o lugar tradicionalmente dedicado ao pequeno compartimento de carga, marca registrada da praticidade dos scooter. Desta forma, a comum transmissão final por correia também dará espaço a um sistema por corrente, raro em veículos deste tipo.

Motor elétrico terá sistema de arrefecimento pouco comum, com dutos de ar e ventoinha

A nova posição do motor ainda irá elevar o centro de gravidade do modelo, garantindo uma ciclística diferente às dos demais scooter pequenos. Por fim, é interessante observar que este motor tem sistema de arrefecimento a ar, com dutos de entrada, saída e uma pequena ventoínha. Tudo muito curioso – e pouco usual.

Publicidade

Este é o Burgman Street à venda em alguns mercados do exterior. Na Índia ele receberá versão elétrica, que inclusive já foi flagrada em testes

Projeto em desenvolvimento

Ainda não ficou claro quais serão os bônus deste scooter que sacrifica o espaço sob o assento, mas certamente a Suzuki tem alguma carta na manga. Como o projeto por enquanto é apenas um protótipo em fase de registro de patentes, ainda é cedo para que a própria marca revele mais detalhes acerca de seu novo produto.

Assim, não há qualquer previsão de quando o novo scooter Suzuki chegará ao mercado ou por quais países devem começar as vendas deste elétrico. Paralelamente, a marca está criando um Burgman Street à eletricidade na Índia. Este sim deve chegar às lojas em breve, mas sem previsão de vinda ao Brasil. Seguiremos acompanhando.

Publicidade
Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza