Publicidade

A Honda está investindo cada vez mais em sistemas de segurança em motos. Prova disso são as recentes patentes registradas para mecanismos de radar dianteiro e traseiro, para as Gold Wing e Africa Twin 1100. Se liga no que vem por aí.

Sensor presente na dianteira da Ducati Multistrada V4S

Esse sistema de radar patenteado possui configurações para ser instalado na dianteira e traseira. Apesar de ser uma tecnologia já conhecida no mercado em motos como a Ducati Multistrada V4 , BMW R 1250 RT e R 1800 B, e KTM 1290 Adventure S, a Honda planeja um diferencial.

 

Publicidade

O que é este sistema de segurança em motos?

segurança em motos

A Honda fugiu do senso comum já adotado no mercado

A Bosch equipa diversas motos com esse sistema de radares que garante mais segurança e experiência de pilotagem aos motociclistas.

Dessa forma, a empresa alemã explica que a tecnologia utilizada para apoiar esse sistema de segurança consiste em combinar sensores radares, sistemas de frenagem, gerenciamento de motor e HMI (Homem-Máquina). 

Com isso, o radar combinado ao sistema traz funções de assistência e segurança traz precisão dos arredores da moto, gerando reações automáticas de prevenção a acidentes motociclísticos. Essas funções de assistência agregam na segurança em estradas e perímetro urbano, facilitando na direção defensiva.

Publicidade

Veja também:

Segurança em motos: diferenciais da Honda

A moto premium da Honda deve receber a tecnologia de ponta

A Honda está trazendo nas patentes um sistema de radar para gerar mais da segurança aos condutores das Gold Wing e Africa Twin. No entanto, seu diferencial está sendo em investir em uma tecnologia esteticamente discreta, através de câmeras sensoriais ocultas.

Afinal, ninguém quer comprar uma Gold Wing ou Africa Twin com uma placa preta na frente da moto. Então, pensando nisso, a marca patenteou o sistema já embutido na carenagem para ficar algo agradável de se ver.

Publicidade

 

Detalhes da patente

segurança em motos

As paredes internas do conjunto óptico evitam que a luz do LED afete os sensores

A patente da Honda mostra alguns detalhes. Então, é possível notar sensores de imagem – tipos usados ​​em câmeras digitais – que estão acoplados aos faróis das motos, ao lado dos LEDs do conjunto óptico. 

A marca identifica os sensores na patente como “17” e “26”, enquanto os LEDs são “15” e “23”, comprovando a forma como a Honda resolveu esconder o sistema de segurança.

Um processador integrado ficará responsável por identificar os objetos à frente

No entanto, se você pensou que os LEDs podem atrapalhar o sistema, a marca também montou uma estratégia para driblar uma possível dor de cabeça. Assim, uma placa de controle eletrônico foi colocada dentro do farol, junto com paredes internas  para evitar que o sensor de imagem seja atrapalhado pela luz dos LEDs.

Por fim, o pelo menos dois sensores de imagem fornecem uma visão do arredor da moto, que deve permitir saber a distância que os objetos estão.

Além disso, com auxilio de um processador de reconhecimento de objeto pode ser possível identificar o que está à frente da moto. Ou seja, uma tecnologia que vai sinalizar se um pedestre ou veículo na frente da motociclesta.

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha