O seguro de moto é tema cada vez mais frequente quando o assunto é proteger os veículos de duas rodas. Isso porque, a cada ano que se passa, as motocicletas tomam mais espaço como meio de transporte e também de lazer.
Assim, tem aumentando junto as razões para se assegurar a propriedade delas, seja por motivo de furto/roubo ou acidente. Por isso, iniciamos uma série sobre o seguro de moto. Saiba quais são os tipos de seguro de moto e veja se já está na hora de considerar contratar um!
5 motivos de que é hora de fazer seu seguro de moto
1 – Índice de roubos e furtos de motos
2 – Seguro de motos para acidentes
3 – Proteção contra terceiros
4 – Reparos de peças
5 – Assistência 24 horas
1 – Roubos e furtos de motos
Antes de falar sobre qual o melhor seguro de moto ou qual o seu preço médio, vamos ao motivo mais comum por trás da contratação de um seguro: roubo e furto da moto, seja ela um valioso instrumento de trabalho ou uma ferramenta de lazer dos finais de semana.
Já não é mais novidade que o registro de roubos e furtos tem um índice grande, em especial nas metrópoles do país. Em se tratando das motos não é diferente. Não raro, motociclistas proprietários de modelos de alto valor ou mais visados, se sentem privados de rodarem em determinados pontos ou cidades.
Aos que rodam com a moto, todo cuidado é pouco. No entanto, é impossível prever quando alguma infeliz surpresa pode surgir. Nem ao menos os que andam com modelos populares e de baixa cilindrada são poupados. Muitas vezes o que é levado é o veículo de trabalho. Neste caso, um seguro é tudo o que pode resguardar o bem quanto ao seu valor material.
Atualmente, o seguro de moto contra roubos e furtos funciona de maneira similar à modalidade pensada para os carros. Sempre que houver um sinistro, a polícia deve ser contatada, assim como a seguradora. Caso a moto seja recuperada, existem modalidades de proteção que cobrem gastos com possíveis reparos. Além disso, o seguro cobre o pior caso, que é quando a moto não é mais recuperada.
2- Seguro de moto para acidentes
Se o perigo e a dor de cabeça em um acidente no trânsito já é grande sobre quatro rodas, em uma motocicleta o problema pode ser ainda maior. Isso porque sobre duas rodas uma simples fechada na rua pode representar uma queda, e grave às vezes.
Nesse caso, um seguro pode cobrir suas despesas com serviços de saúde ou mesmo até casos de invalidez. Tudo depende de sua modalidade contratada. Além dos danos físicos, possíveis reparos que acidentes possam exigir também podem ser cobertos, mediante um modelo de seguro adequado. Veremos mais sobre isso ainda!
Veja também:
- Seguro para moto: conheça o seguro de comboio
- Fuja do seguro pirata, que parece, mas não é
- Entenda como será o pagamento do seguro DPVAT em 2022
3 – Proteção contra terceiros
E já que citamos acidentes, na maioria das vezes eles envolvem dois ou mais condutores, quando também não pedestres. Assim como o motociclista pode precisar de suporte à cobertura médica, terceiros envolvidos podem requerer.
Mesmo com o seguro obrigatório DPVAT, não é novidade ver que por vezes outros gastos extras entrem na lista dos custos de saúde após um acidente. Junto disso, estão os danos aos terceiros envolvidos. Custo que pode sim ser coberto com um seguro para motos. Uma situação de grande ajuda na hora do aperto, não é?
4 – Reparos de peças
Uma queda da moto não é brincadeira, dependendo do modelo então… Por vezes o que pode ser um leve tombo pode custar um rombo no bolso. Isso porque itens como retrovisores, carenagens e outros componentes plásticos podem ter um preço elevado no mercado.
Um suporte a esse tipo de cobertura de reparos pode ser contratado pelo seguro de moto também. Até mesmo aparatos de proteção, como capacetes, podem entrar na cobertura para a troca em caso de danos. É uma questão interessante a ser avaliada, ainda mais em modelos que tem alto custo para a troca de peças.
5 – Assistência 24 horas
Nada mais embaraçoso do que ficar na mão com a moto no trânsito durante seu deslocamento cotidiano. Ou pior ainda, durante aquela viagem de lazer sobre rodas. Neste caso, tudo o que você precisa é de um seguro que ofereça assistência 24 horas.
Nessa modalidade, é prestado um socorro, com serviços como chaveiro e guincho. Se você não pode ou não deseja ficar no aperto neste tipo de situação, esse é o tipo de seguro que deve ser considerado. Dependendo da sua necessidade e uso é um item essencial para ter contratado.
Fique ligado, ainda vamos falar mais sobre o seguro de moto por aqui.