Publicidade

A motocicleta tem se tornado um meio de transporte cada vez mais popular, especialmente nesta época de disparada de preços de carros novos e de serviços de manutenção, além do sempre falado combustível. Porém, as motos também estão mais suscetíveis a roubos, furtos e acidentes.

Por isso, todo cuidado é pouco e um seguro para veículos de duas rodas não se trata mais de luxo, mas sim de uma necessidade. Assim, elencamos as 4 principais dúvidas sobre seguro de motos.

 

1 – Por que fazer seguro de moto?

Apenas no estado de São Paulo, três em cada quatro acidentes envolveram motocicletas. O alerta surgiu de dados do seguro DPVAT, ainda em 2020. No entanto, essa assustadora proporção segue parecida em outras regiões do Brasil.

Publicidade

Um seguro de moto pode ajuda-lo na hora do imprevisto!

Não bastando as motos terem grande incidência nas ocorrências, podem por vezes serem as maiores prejudicadas. Isso porque o que para um carro pode ser apenas um arranhão, às vezes significa um dano crítico na motoca. Sem falar das lesões que um motociclista sofre em uma queda…

2 – Como funciona o seguro de moto?

Então, se o prejuízo material pode ser grande, assim como o risco ao condutor, por que não avaliar uma proteção? O seguro de moto pode cobrir danos parciais e totais, variando conforme descrito na apólice contratada. A seguradora pode pagar desde todo o conserto até detalhes específicos.

Isso porque o motociclista pode encontrar opções para contratar proteção apenas contra roubo ou furto, por exemplo. Nesse tipo de apólice, acidentes não são cobertos. No entanto, o cliente pode ser reembolsado caso sua moto seja levada.

Publicidade

Seguro não é coisa apenas para motos premium, modelos do dia a dia também podem ser protegidos

Veja também:

3 – O que o seguro de moto cobre?

O que exatamente o seguro de moto cobre? Podemos dizer que na hora de contratar o serviço, existe uma variedade de coberturas. Mas no geral, a maioria das seguradoras contempla itens como colisão, incêndio, roubo e furto. Fique atento às cláusulas no momento da avaliação!

Outro detalhe importante é que assim como acontece com carros, existe a opção de assistência técnica 24 horas. Um serviço bastante útil para não ficar empenhado na estrada. Nestes casos há socorro desde um pneu furado até os temidos problemas mecânicos.

Publicidade
BMW-Motorrad-F-850-GS

Modalidades de seguro também podem oferecer assistência em viagens e reparos

4 – Como escolher o melhor seguro de moto?

Ficou interessado, mas não sabe ainda como escolher? Atualmente já existem corretoras como a Segurelo, que fazem a intermediação da relação entre segurados e seguradoras, e o melhor, de forma gratuita.

Pela internet e de forma rápida e simples, pode-se realizar na plataforma contações e avaliação de valores. De lá, é possível encontrar a escolha que mais se encaixa na sua necessidade. Além disso, a corretora presta assessoria – para que tudo que esteja presente no contrato de seguro de moto seja cumprido. Melhor ainda, a Segurelo oferece também cotações e opções para seguro de carros, residencial, viagens, eletrônicos, entre outros.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]