Publicidade

Encontrar empresas que façam seguro para moto é fácil. Mas encontrar planos adequados e por preços justos já é um pouco mais complicado. A causa disso não é desconhecida de todos nós. A alta taxa de risco de acidente que envolve a moto e, muito mais que isso, o risco de furto e roubo que no Brasil é um dos mais altos do mundo são os fatores que nos prejudicam.seguro-de-moto-6

Além de encarecerem o custo do seguro para motos, também afastam muitos eventuais interessados na compra de uma moto. “É bem comum perder uma venda, sobretudo de motos maiores, por causa do alto preço do seguro”, diz um vendedor de moto que prefere não se identificar. Não há estatísticas sobre isso, mas a experiência de quem está no ramo e conversas informais com outros lojistas e comerciantes indica que esse volume pode ser expressivo.

Aliás, não é de hoje que o maior risco de acidentes e os furtos e roubos de motocicleta prejudicam as vendas de motos. Mas enquanto os responsáveis pela segurança pública e também os que decidem sobre a formação de motociclistas e sobre nosso trânsito pouco fazem para ajudar a reverter esse cenário, as companhias seguradoras ou vão se afastando das motos ou vão se adaptando para atender a crescente demanda por seguro para moto. Isso mesmo, crescente demanda porque é natural que se o risco é alto, quem tem uma moto procura assegurar o bem para não ficar no completo prejuízo.

Seguro: demanda grande, oferta pequena

Uma dessas empresas que buscam atender essa demanda é a SulAmérica, maior seguradora independente do País, que mostra o expressivo crescimento de 149% em seguros para motocicletas no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2017. A empresa atribui esse aumento ao ciclo de retomada do crescimento do mercado de motos em geral e a novos planos de assistência 24 horas lançados este ano, que ofereceram mais opções de contratação da Assistência 24 horas.

Publicidade

“Sabemos que para os clientes é importante poder contar com serviços que garantam tranquilidade e segurança em situações de imprevisto. O mercado de motocicletas tem crescido e se tornado cada vez mais exigente, especialmente no caso de proprietários de motos grandes, cuja capacidade financeira é maior e os planos da assistência 24 horas fazem uma boa diferença”, explica o vice-presidente de Auto e Massificados da SulAmérica, Eduardo Dal Ri.

Outros itens além do serviço de reboque colaboram para o crescimento da contratação de seguro para moto. Remoção médica, transporte para recuperação do veículo, hospedagem, acompanhante em caso de hospitalização, transporte emergencial, entre outras coberturas especiais pode ser incluídas e isso faz diferença. Há também opções de contratações apenas do seguro contra roubo ou furto, sem incluir colisão, que fica mais barato.

Usamos o exemplo da SulAmérica para alertar que o seguro é a melhor maneira de proteger seu patrimônio e evitar problemas. Procure um corretor de seguros de sua preferência. Mas você pode também consultar o site das companhias de seguro para fazer uma simulação. Se você se interessou pela assunto, o site da SulAmérica pode ser um bom começo.

Separador_motos

Publicidade
Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.