Publicidade
Foto: Ratinho recebe o carinho de seu pai Gui Lima

Foto: Ratinho recebe o carinho de seu pai Gui Lima

Antônio Jorge Balbi Júnior competirá na categoria Open, Cristopher Pipo Castro andará na classe MX2, e Anderson Cidade foi convocado para assumir a vaga de Marcello Ratinho Lima na MX1

O trio de pilotos brasileiros que disputará o 64º Motocross das Nações foi definido nos treinos desta quarta-feira, 22. Antônio Jorge Balbi Júnior competirá na categoria Open, e Cristopher Pipo Castro andará na classe MX2. Marcello Ratinho Lima, convocado para disputar a MX1, chegou a treinar na pista alugada pela seleção brasileira em Elizabeth, a cerca de 80km de Lakewood. Porém, sentindo dores no ombro direito, Ratinho optou por deixar a vaga para outro piloto.

-Sinto muita dor e não tenho forças suficientes para segurar a moto. Decidi deixar o time porque não quero prejudicar a equipe. Se não for para ajudar o grupo dentro da pista, prefiro ser útil fora dele-, afirma Ratinho.

Publicidade

Para Gui Lima, pai e chefe de equipe do piloto, ter chegado tão perto de participar do Motocross das Nações é frustrante, mas afirma que no momento é importante pensar na coletividade.

-É preciso ser inteligente e não prejudicar o time. No fim de semana, o Rato pode estar legal, mas acontece que neste momento ele não está. Assim, não podemos fazer o grupo esperar por nossa definição-, aponta.

-Trabalhamos dois meses focados no Nações e tenho certeza que o Ratinho poderia ajudar a seleção a fazer um bom resultado. Isso é um pouco frustrante, mas no motocross é assim: um dia você está bem, no outro você está mal-, define Gui Lima.

-Eu estava empolgado, concentrado e bem fisicamente até cair em Nova Friburgo (durante a sexta etapa do Brasileiro de Motocross). Mas, no motocross é assim. Agora, tenho 365 dias para me preparar para o próximo Motocross das Nações-, declara Ratinho.

Publicidade

Anderson Cidade disputará MX1
Anderson Cidade foi a opção da delegação brasileira para suprir a ausência de Ratinho. O piloto catarinense estava nos Estados Unidos e iria assistir às provas do Motocross das Nações em Lakewood no fim de semana, 25 e 26 de setembro.

Cidade recebeu a convocação de urgência porque Thales Vilardi, o reservar do time verde-amarelo, também se machucou na prova de Nova Friburgo. Thales chegou a treinar na terça-feira, 21, mas deixou a sentindo dores no braço esquerdo. Assim, a delegação brasileira optou por mantê-lo como piloto reserva do time.

-Estava em uma loja de equipamentos de motocross na Califórnia quando recebei a convocação por telefone. Foi uma grande surpresa-, conta.

Anderson Cidade treinou com a equipe nesta quarta-feira, e está se adaptando ao equipamento. O piloto promete aproveitar a oportunidade e ajudar o elenco a conquistar o melhor resultado do Brasil na competição.

Publicidade

-Viajei para os Estados Unidos no sábado (18), e até a sexta-feira eu treinei normalmente. Estou em plena atividade, correndo em dois campeonatos e pronto para representar o Brasil-, completa.

O Team Brasil no Motocross das Nações 2010 tem o patrocínio de Pro Tork e Rinaldi, além do apoio da 5inco Factory Concept e da 3 Brothers Racing de Orange Country.