Publicidade

Você já pensou em encarar um rali sozinho? Imagine-se então na principal prova off-road das Américas! Essa é a proposta da categoria Self do Sertões, criada em 2018 para facilitar a participação de motociclistas no melhor estilo raiz. Depois da receptividade dos interessados e sucesso entre os entusiastas, a classe ganha reforço para as próximas edições.

Tunico Maciel é o bicampeão entre as motos no rali (Foto de Magnus Torquato – mundopress)

Sozinho no Sertões: uma aventura de 5 mil km

A Self é um espaço destinados aos rebeldes das trilhas, onde pilotos de moto embarcam numa aventura de 5.000 km sem qualquer apoio mecânico externo. Assim, eles cuidam das próprias motos, dormem em barracas e dispensam o luxo, pois não é permitido acomodação em hotéis ou motorhomes.

Desse modo, na categoria Self a organização fornece apenas o socorro e a assistência médica, transporte das bagagens, além da cronometragem e as planilhas. Nada mais.

Publicidade

O custo reduzido aos participantes é uma das vantagens que a classe oferece, entretanto, não significa que seja encarada por aventureiros aleatórios. Alguns dos pilotos que já participam da Self tem história consolidada no esporte, como Tiago Fanttozi, vencedor do Sertões em 2011, e Rafael Paschoalin, que esteve na surreal TT da Ilha de Man e foi campeão no de Pikes Peak.

Companheirismo é chave

Uma característica importante da classe Self é que os desafiantes cuidam da sua aventura contando apenas com a ajuda de outros pilotos. Assim, o companheirismo é fundamental, uma vez que reparos e eventuais dificuldades devem ser encaradas pelo próprio competidor, sem auxílio de um fiscal da organização.

Com isso, valores como resiliência, colaboração e respeito são a tônica no terreno. Em resumo, a Self tem alguns de seus moldes inspirados na igualmente clássica Dakar.

Publicidade

Categoria Self tem apoio da Motul

Contribuindo para o espetáculo da Self, o Sertões anunciou nesta semana o apoio da Motul aos pilotos da categoria. Através da parceria, os participantes terão um “parque” para acomodar barracas e motos, o que representa mais conforto, sem afetar o nível de desafio aos envolvidos. O acordo da multinacional francesa com a prova é de dois anos.

Desafiantes solitários da Self ganham reforço na categoria

Desafiantes solitários da Self ganham reforço na categoria

Além do patrocínio da prova, haverá também o fornecimento de lubrificante e acompanhamento técnico do Motul Racing Lab – um laboratório volante prestando auxílio aos competidores e colhendo dados para análise de desempenho dos seus produtos. Assim, a Motul pretende também se associar a pilotos e equipes capazes de agregar valor à sua marca.

Novo calendário do Sertões. Rali acontece em novembro

Publicidade

Sertões 2020 – novo calendário

A organização anunciou as datas do Sertões Series 2020 em fevereiro, mas de lá para cá, com a pandemia do coronavírus, tudo mudou. Nesta semana foi divulgado um novo calendário. Além disso, o evento brasileiro passará a compor o Mundial novamente em 2021. Segundo a organização, ‘o calendário do Mundial de Cross Country ficou muito comprimido, com apenas três datas ideais disponíveis. Com as restrições de viagens internacionais impostas pela pandemia, FIM e Dunas decidiram em conjunto que seria do maior interesse dos competidores evitar uma viagem ao Brasil em 2020’.

Portanto, confira abaixo como era e como ficou o calendário completo do rali, com todos os eventos, para este atípico ano

Como era:

Rally de São Paulo: 28 a 30 de maio
Jalapão: 3 a 5 de julho
Sertões: 14 a 23 de agosto
Santa Catarina (Baja das Neves): 1º a 3 de outubro
Rio de Janeiro: 12 a 14 de novembro
Rota Sul: a definir

Calendário 2020, atualizado em 4 de junho

Jalapão: 26 a 29 de agosto
São Paulo: 1º a 3 de outubro
Sertões: 7 a 15 de novembro
Santa Catarina: primeiro trimestre de 2021

Futuro do Sertões

O anúncio da nova parceria Motul-Sertões, realizado durante o isolamento social em função da pandemia de Covid-19, mostra a confiança das duas marcas no futuro da competição. Do ponto de vista do rali, a chegada da Motul é motivo de otimismo, pois a empresa incorpora produtos que serão úteis as equipes e pilotos. Já o patrocinador ganha divulgando sua tecnologia e tendo um campo perfeito para desenvolver mais ideias e soluções.

O primeiro fruto da nova aliança se desenvolveu durante esta semana, com a disputa do Sertões virtual By Motul, que teve Lucas Moraes – campeão dos carros no Sertões 2019 – vencendo também o primeiro Sertões virtual. Agora das pistas eletrônicas a marca entra para a poeira real do rali, que na sua 28ª edição projeta ações nas dimensões do esporte, social e turismo.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza