Publicidade

A Yamaha pode estar trabalhando em uma nova esportiva média, baseada na naked MT 07, sucesso de vendas no Brasil e em outros mercados. A informação ainda é apenas um rumor, mas tem ganho força na imprensa internacional no decorrer das últimas semanas.

A esportiva R3 compartilha a mesma plataforma da naked MT-03. Assim, podemos ter em breve uma ‘Yamaha R7’

Desta forma, o modelo preencheria uma lacuna deixada pela aposentadoria da R6, que aconteceu no fim do ano passado quando, de uma só vez, a Yamaha encerrou a produção de seis modelos. No mercado nacional a tetracilíndrica de 599 cm³ e 135 cv nos deixou precocemente, muito antes disso, ainda em 2011.

Esportiva da MT 07 substituiria R6

Naturalmente, pouco se sabe sobre a possível nova esportiva. Acredita-se que ela herde uma série de componentes da MT 07, incluindo o chassi e as suspensões – pontualmente ajustados para a nova proposta, claro.

Publicidade
Base da MT-07, mas estilo clássico respeitoso

Motor da MT 07 é usado em diferentes projetos, como a clássica XSR 700 (foto) e trail Ténéré 700 – infelizmente, nenhum à venda por aqui

Já o motor seria um porém. Apesar de confiável, progressivo e empolgante, ele pode não passar a esportividade desejada ao projeto. Afinal, o propulsor gera ‘apenas’ 74 cv a 8.750 rpm e 6,8 kgf.m de torque na nova geração da MT 07, bem abaixo dos 95 cv entregues por concorrentes como a CBR 650R à venda na Europa, o que demandaria certa criatividade da equipe de engenharia.

Com ‘apenas’ 74 cavalos, motor CP2 da MT deve receber atenção especial da engenharia para se aproximar dos 95 cv oferecidos pela concorrência

Assim, a nova Yamaha seguiria os mesmos passos da Ténéré 700 (confirmada ao Brasil há 8 meses mas que ainda não deu as caras por aqui) e da XSR 700, outro modelo não disponível no nosso mercado, que também compartilham a base da MT. A receita de usar componentes comuns em diferentes projetos não é inédita e recentemente foi notícia aqui no Motonline quando falamos do novo modelo baseado na Africa Twin 1100. Vamos aguardar.

Publicidade

 

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza