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Comprar uma moto seminova pode ser um bom negócio por diferentes motivos. Além da positiva relação custo e benefício, o cliente não precisa enfrentar filas de espera para acomodar seu objeto de desejo na garagem, algo que tem acontecido com mais frequência nos para e volta enfrentados pelas fabricantes ao longo da pandemia. Mas quais são as motos para comprar por até R$ 10 mil?

Parar as fábricas durante a pandemia foi inevitável e, como resultado, há falta de motos e filas de esperas em concessionárias. Uma alternativa é recorrer à compra uma moto seminova

Seminovas: 10 motos para comprar por até R$ 10 mil

Precisamos fazer duas observações de antemão. Primeira: são considerados veículos seminovos aqueles com até 3 anos de uso e, preferencialmente, com apenas um dono até aqui.

E segunda: consideramos os valores da Tabela Fipe, referência na precificação de veículos no Brasil, que podem ter pequenas variações (para mais ou menos) com os encontrados nas lojas diante de aspectos específicos da moto avaliada, como a quilometragem e estado de conservação. Saiba mais sobre a pesquisa de Preço Médio aqui. Ah! E a lista está organizada por ordem crescente de preços.

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1. HaoJue NEX 110: R$ 6.302
2. Honda Pop 110i: R$ 6.606
3. HaoJue Chopper Road 150: R$ 7.466
4. HaoJue DK 150: R$ 7.667
5. Yamaha Neo: R$ 8.290
6. Dafra Horizon 150: R$ 8.495
7. Yamaha Fazer 150: R$ 10.399
8. Dafra Apache RTR 200: R$ 10.655
9. Honda CG Fan 160: R$ 10.728
10. Honda Biz 125: R$ 10.787

As motos da lista estão mais caras do que no ano passado. Em 2020 uma Bros seminova (então, 2018) custava R$ 10.800 e atualmente sai por R$ 13.365. Quase 25% de aumento em 9 meses

1. HaoJue NEX 110 2019: R$ 6.302

‘Fuja do transporte público, vá de HaoJue’ é o que diz o site da marca logo em sua página inicial. Mirando em quem quer trocar o busão pela liberdade de ter a própria motocicleta, a montadora (parceira da Suzuki no Brasil) oferece a NEX 110 como modelo de entrada.

Nex 110 seminova pode ser encontrada por preços abaixo dos R$ 6 mil

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A cub aposta numa receita simples e vem equipada com bauleto, rodas aro 17, pequeno compartimento sob o assento e com indicador de marchas no painel. No consumo a HaoJue é generosa, afirmando que o modelo chega a bater os 75 km/litro – sim, SETENTA e cinco -, no ‘ciclo WMTC’.

2. Honda Pop 110i 2019: R$ 6.606

Muitas vezes depreciada pelo seu visual modesto, o modelo se destaca por compartilhar muitos componentes com a Biz, sucesso de vendas desde 1998. E manda bem na economia. No nosso teste ela fez média de 46,33 km/litro. Veja o teste e ficha técnica aqui.

Econômica, Pop 110i beirou os 50 km/litro no nosso teste

Desse modo, a Pop 110i foi o quarto modelo mais vendido do país no ano passado (atrás de CG, Biz 110/125 e Bros). Atualmente, a versão 0km tem preço sugerido de R$ 6.980, mas acaba custando em média R$ 8.424 nas concessionárias, de acordo com a FIPE.

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3. HaoJue Chopper Road 150 2019: R$ 7.466

A Chopper é, à grosso modo, uma atualização da Intruder 125, sucesso de vendas que a Suzuki ofereceu no Brasil entre 2002 e 2016. Seu principal apelo está na construção em estilo custom, sendo uma das poucas representantes do nicho abaixo das 800 cilindradas.

HaoJue Chopper Road é opção para quem está com a grana curta e não abre mão de estilo

Para a HaoJue, ‘o design clássico faz da Chopper Road 150 CBS um colírio para os olhos’. Ela é equipada com farol redondo, painel com ponteiros, tanque em formato de gota e, claro, também possui muitos detalhes cromados. E é um pouco mais potente que a ‘antecessora’, 11,3 cv a 8.000 rpm e 1,17 kgf.m a 6.000 ante 0,98 kgf.m e 11 cv, a respectivas 7.000 e 9.000 rotações. Uma 0km é avaliada em R$ 10.935.

4. HaoJue DK 150 2019: R$ 7.667

O modelo é oferecido em duas versões, uma alimentada por carburador (DK 150 CBS) e outra já via injeção eletrônica (DK 150 S FI), mas a Fipe não faz distinções entre elas ao precificá-las. Então, se você tiver essa opção opte pela FI, naturalmente.

A ‘CG da HaoJue’, DK 150 aposta em itens como indicador de marchas no painel e visual mais agressivo

Para encarar rivais de peso como Honda CG e Yamaha Factor/Fazer, a DK 150 aposta em visual levemente esportivo e algumas exclusividades, como painel em LCD com contagiros e indicadores de marcha engatada e nível da bateria, além de alerta para troca de óleo. Seu motor de 149 cm³ gera 11,3 cv (8.000 rpm) e 1,17 kgf.m (6.000 rpm) de torque. Se preferir uma 0km precisará investir R$ 10.870.

5. Yamaha Neo 2019: R$ 8.290

O scooter de entrada da Yamaha se destaca pelo bom desempenho graças ao baixo peso (de 97 kg), pela qualidade de acabamento e pelo farol em LED. Possui também rodas de 14 polegadas, espaço para um capacete sob o assento e freios CBS. Uma 0km é avaliada em R$ 10.586. Veja como ela se saiu no nosso teste.

Scooter mais barato da Yamaha, cliente com R$ 10 mil pode optar entre uma seminova e (quase) uma 0km

6. Dafra Horizon 150 2019: R$ 8.495

Substituta da Kansas 150, a Dafra Horizon 150 é a representante do segmento custom da marca. Guidão alto, farol redondo, encosto traseiro, painel com ponteiro, chave de ignição no chassi e muito cromado. Está tudo lá, com em uma boa custom. Também há rodas de liga leve, calçadas por pneus sem câmara.

Guidão alto, muitos cromados, pedaleiras avançadas. Horizon remete às custom maiores – especialmente à Iron 883

Seu motor de 149 cm³ tem um cilindro, é arrefecido a ar e gera 12,8 cv a 7.000 rpm, além de 1,39 kgf.m de torque a 5.500 rpm. Dentro dos limites de uma 150 cc ele anda bem e vibra pouco. Atualmente, o modelo 0km tem preço médio de R$ 10.990. Veja o teste e ficha técnica da Horizon 150 aqui.

7. Yamaha Fazer 150 2019: R$ 10.399

Seguimos a nossa lista de motos para comprar por até R$ 10 mil com a primeira seminova com preço de dois dígitos, mas ainda na casa dos ’10k’. A Fazer 150 chegou em 2013 com a proposta de trazer mais esportividade às street da Yamaha, além de estabelecer uma luta justa com principal concorrente, a CG Titan.

Fazer 150 é a primeira das motos para comprar por até R$ 10 mil com preço de dois dígitos

Se destaca por itens em alumínio (incluindo as alças do garupa), painel digital com um grande contagiros analógico e linhas que remetem à geração da Fazer 250 que esteve à venda de 2011 a 2015. Além disso, estreou o motor flex de 149 cm³, que hoje também equipa a Crosser. Seu propulsor atinge 12,4 cv (7.500 rpm) de potência e 1,3 kgf.m (5.500 rpm) de torque máximos. Veja nosso teste com o modelo e sua ficha técnica aqui.

8. Dafra Apache RTR 200 2019: R$ 10.655

A Apache RTR 200 é a moto mais esportiva da nossa lista. Ela foi sensação no Salão Duas Rodas 2017 graças ao seu design agressivo – com direito a banco em dois níveis e spoiler no motor -, e seu projeto em nada tem a ver com a Apache 150, oferecida até 2015.

Embreagem deslizante, 21 cv, banco bipartido, carenagens. Dafra Apache RTR 200 é a mais esportiva da nossa lista

A RTR se destaca pelo motor de 21 cv, embreagem Slippery Clutch (deslizante, para evitar travamento da roda traseira em reduções de marcha), injeção eletrônica e freios combinados. Outro ponto positivo é o painel digital, completíssimo para a categoria.

No nosso teste, ela fez 36 km/litro e mostrou disposição para encarar o trânsito urbano e, principalmente, estradas. Veja como ela se saiu (e sua ficha técnica) aqui.

9. Honda CG 160 Fan 2019: R$ 10.728

Já estávamos sentindo saudades da Honda na nossa lista de seminovas para comprar por até R$ 10 mil, mas a principal fabricante do país fecha a fila com os últimos dois nomes. Aliás, com seus dois modelos mais emplacados em 2020: CG e Biz.

Versão intermediária da CG 160, a Fan está mais perto da topo de linha Titan do que da Start, opção de entrada

A CG 160 Fan é a versão intermediária da moto mais vendida do país, com acabamento mais próximo ao tope de linha Titan do que da Start – que tem rodas raiadas, inclusive. Possui carenagens no tanque, rodas de liga leve herdadas da irmã mais cara e freio a disco na dianteira com sistema combinado, CBS. O motor é o mesmo para toda a família, entregando 14,9 cv / 15,1 cv a gasolina/etanol e 1,4 / 1,54 kgf.m de torque.

10. Honda Biz 125 2019: R$ 10.787

A Biz 2019 é praticamente idêntica a 0km, uma vez que foi atualizada um ano antes. Na ocasião, recebeu expansão do compartimento sob o banco; novo conjunto óptico e escudo frontal; novas carenagens e rabeta; sistema de abertura do banco junto à ignição; gancho retrátil para transporte de bolsas, sacolas e mochilas; tomada 12V; e painel em LCD. Além disso, houve adoção pelos freios combinados (CBS). Veja mais características do modelo aqui.

Biz 125 foi repaginada em 2018, quando completou 20 anos de mercado

As motos estão mais caras…

Não é novidade para ninguém que o custo de vida tem aumentado no país. A gasolina, o gás de cozinha, tarifas de energia elétrica, alimentos. E bens duráveis como as motos não ficaram de fora.

Diante do aumento nos preços das motocicletas novas as seminovas e usadas passaram a ser mais procuradas e, consequentemente, valorizadas. Isso fica claro se compararmos a nossa lista de motos para comprar por até R$ 10 mil com o mesmo trabalho realizado em 2020 – veja.

Antes era possível comprar uma Titan seminova por R$ 10 mil. Agora não mais

A CG 160 é um exemplo. No ano passado era possível comprar uma Titan seminova (2018, no caso) e agora regredimos à versão intermediária, a Fan. Há nove meses uma Titan seminova custava 9.856 e hoje sai por R$ 11.995.

Elevação nos preços de Crosser S e Bros deixaram a nossa lista de motos seminovas por até R$ 10 mil sem nenhuma trail

Além disso, tivemos duas baixas importantes. O preço da Yamaha Crosser S seminova cresceu de R$ 10.878 para R$ 12.603 no período, ficando de fora da nossa lista. A Honda Bros 160 sofreu do mesmo mal, saltando de R$ 10.799 para R$ 13.365 de junho do ano passado para cá.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza