Sucesso na Netflix, a série Senna não mostra o quanto ele era também um apaixonado por motocicletas, especialmente pela marca italiana Ducati. Sendo dos maiores ícones do esporte mundial, é lembrado pela grande habilidade ao volante, mas seu nome é imortalizado nos corredores da Ducati. Aqui vamos falar um pouco desse caso do qual a série sobre Ayrton Senna não traz.

Senna pilotando sua moto Ducati Desmo 851.

Uma imagem comum na vida de Senna no início dos anos 1990: chegando de Ducati em casa – no autódromo, evento social ou qualquer outro lugar. Foto: Arquivo da internet.

Campeão mundial de Fórmula 1 (1988, 1990 e 1991), Senna transcendeu as pistas da Fórmula 1, sendo reconhecido por sua precisão nas curvas e visão da pista. Mas sua relação com as pistas não se restringia aos carros. Aliás, poucos sabem, mas Senna era ítalo-brasileiro! Sua relação com a Itália vinha de berço: o sobrenome Senna é da família de sua mãe, emigrada da Sicília para o Brasil.

Senna limpando sua Ducati 851.

Foto: Arquivo da internet.

Série sobre Ayrton Senna não mostra a paixão pela Ducati 851

Apesar de a série sobre Ayrton Senna não apresentar isso, em 1990 ele recebeu de Claudio Castiglioni, proprietário da Ducati, um presente especial: uma Ducati Desmoquattro 851 SP. Considerada um marco em inovação e performance para a época, era equipada com um motor bicilíndrico em “L” de 851 cc, que entregava potência e desempenho incomparáveis.

A Ducati 851 também marcou o início da utilização da injeção eletrônica e do sistema de distribuição Desmodrômica em motos esportivas, consolidando-se como um ícone no mundo das duas rodas.

Senna sobre sua Ducati 851 vermelha, que também não aparece na série sobre Ayrton Senna.

Foto: Arquivo da internet.

Há relatos de que gostava de cuidar pessoalmente da moto, ajustando detalhes e limpando-a como forma de relaxar. Havia uma conexão entre Senna e a Ducati 851, flagrada inúmeras vezes em ruas, circuitos e até eventos sociais, onde Ayrton fazia questão de chegar acelerando sua moto italiana. É realmente um ‘pecado’ que os roteiristas da série sobre o Ayrton Senna tenham deixado da trama uma história tão especial.

Ducati 916 Senna.

Ducati 916 Senna.

A Ducati 916 Senna: Uma homenagem ao piloto

Mas, os fãs de verdade do Senna e os apaixonados por motos podem ficar tranquilos. Após o falecimento de Ayrton Senna em 1994, a Ducati o homenageou de uma forma especial. Em 1995, foi lançada a Ducati 916 Senna, uma edição limitada da lendária Ducati 916, projetada por Massimo Tamburini. Considerada uma obra de arte em design e performance, foi oferecida em três séries limitadas, produzidas entre 1995 e 1998.

O modelo Ducati 916 Senna apresentava um esquema de cores exclusivo, com carenagem cinza escuro, rodas vermelhas e detalhes elegantes. Parte das vendas dessa edição foi destinada ao Instituto Ayrton Senna, reforçando o legado filantrópico do piloto.

Ducati Monster 1200 Edição Especial Senna.

Ducati Monster 1200 Edição Especial Senna. Apenas 300 produzidas.

Homenagens no mundo das Duas Rodas

A relação entre Ayrton Senna com a Ducati continuou por longos anos. Em 2014, a marca italiana lançou a Monster 1200 S “Senna”, uma edição limitada de apenas 300 unidades. O número 300 faz referência aos três títulos mundiais conquistados. O modelo também foi desenvolvido com a cooperação do Instituto Ayrton Senna, perpetuando a memória do ídolo em cada detalhe.

Legado Imortal

O lado italiano de Ayrton Senna perpetuou a bela relação com a Ducati. Hoje, tanto a Ducati 851 quanto a Ducati 916 Senna são consideradas relíquias por colecionadores e entusiastas de motos. Mas a série sobre Ayrton Senna de fato não se atentou a esse detalhe. Uma pena.

Se tornaram símbolos de engenharia de ponta, mas também carregam em seus motores e fiações o espírito de Ayrton Senna: um homem movido pela paixão, pela precisão e pela busca constante pela excelência. Por isso, acredito que a série sobre Ayrton Senna ‘errou’ ao não apresentar esse lado especial pelas duas rodas.

Mas e você, sabia desse lado tão interessante e especial de um dos pilotos mais vencedores e importantes do Brasil?

Alessandro Possenti
Publicitário e especialista em marketing, também atuo como jornalista na Itália. Sou um pesquisador apaixonado no que diz respeito ao mundo das motos e carros clássicos e pela história das criações dessas máquinas.