Publicidade

Ricardo Martins foi o campeão do Sertões 2020 entre as motos. O piloto catarinense levou o time da Yamaha IMS Rally Team para a conquista depois da etapa final, no último sábado. O maior rali das Américas viveu uma edição diferente e viu despontar novos nomes durante a prova.

Time completo da Yamaha no Sertões 2020 – Foto: Gustavo Epifânio

Yamaha campeã do Sertões

O time da Yamaha sagrou-se o campeão da edição 2020 do Sertões contando com o vitorioso Ricardo Martins, os pilotos Túlio Malta, Luciano Gomes e Bruno Leles. Ao todo foram 14 profissionais da equipe envolvidos na conquista. O título marcou o primeiro grande triunfo da Yamaha na classificação geral do rali.

Martins pilotou o modelo WR450F da japonesa, assumindo a liderança da prova na segunda etapa, entre Brasília e Minaçu (GO), e mantendo a vantagem até o final.

Publicidade

Martins levou Yamaha ao grande título do Sertões 2020

Como foi a prova 

Com a impossibilidade de participação do francês Adrien Metge, após ter seu exame positivo para Covid-19, coube a Martins assumir a posição de líder na sua equipe. Depois disso, o catarinense desbancou Bissinho Zavatti, que havia vencido na primeira etapa e deixou o competidor na segunda colocação entre as motos. Vitor Siqueira também foi destaque. Em sua primeira participação o paulista venceu na categoria Maratona e ainda ficou em terceiro lugar final na geral.

Classificação final geral motos – Sertões 2020 (top10)

1) Ricardo Martins – 17:52:25
2) Bissinho Zavatti – 18:04:08
3) Vitor Siqueira – 18:13:53
4) Túlio Malta – 18:14:58
5) Bruno Leles – 18:30:58
6) Luciano Gomes – 18:38:48
7) Emerson Loth – 18:42:31
8) Rami Sfredo – 18:46:32
9) Francine Rossi – 18:53:12
10) Thiago Veloso – 18:55:17

Rali impôs desafios diversos ao competidores – Yamaha Racing Brasil

Publicidade

Como foi o roteiro 

O Sertões 2020 ofereceu uma competição com 4.567 quilômetros, entre Mogi Guaçu-SP e Barreirinhas-MA. Toda a ação começou dia 30 de outubro e terminou no sábado, dia 7. No caminho os competidores enfrentaram chuva, frio e também é claro muito calor. O roteiro teve ainda as etapas maratona em homenagem aos pilotos Renê Melo e Paulo Gonçalves.

Adeus a Tunico Maciel

A prova de 2020 também foi marcada pela morte de Tunico Maciel, bicampeão do Sertões. O piloto sofreu um grave acidente após disputar 62 quilômetros da última etapa, na sexta. O piloto foi levado de helicóptero para o Hospital UDI Center, em São Luis (MA), mas não resistiu aos ferimentos.

Tunico Maciel conquistou variadas marcas no esporte competindo pela Honda Racing – Mundo Press

O pentacamoeão brasileiro de Rally Cross Country era natural de Lavras (MG) e foi um dos jovens pilotos da nova geração do Rally Cross Country e do Enduro de Regularidade. Integrante da equipe Honda Racing há cinco anos, o competidor de 26 anos conquistou títulos no Sertões em 2018 e 2019.

Publicidade

“Está sendo um momento difícil pra mim, toda a alegria do título foi apagada. Um grande amigo meu, a rivalidade ficava dentro das especiais, nos respeitávamos muito um ao outro. A nossa última disputa no Sertões foi muito limpa, muito respeitosa”, disse Martins, que foi o primeiro a chegar ao local do acidente e acionar as equipes de resgate.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza