Publicidade

A 28ª edição do Sertões inicia nesta sexta-feira, com o prólogo sendo realizado no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP). O maior rali das Américas segue até 7 de novembro, quando a caravana chega em Barreirinhas (MA). Ao todo serão 4.567 quilômetros percorridos, 1.842 deles de especiais, os trechos cronometrados.

Tunico Maciel chega como o nome a ser batido nas motos em 2020 – Foto: Magnus Torquato

Ao longo do caminho, a caravana do Sertões inclui em sua passagem o Distrito Federal e os estados de Goiás e Tocantins. Além disso, a prova será válida também pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. O Sertões 2020 tem início com uma especial em região montanhosa, em estradas de cascalho.

Já no segundo dia da prova, será realizada a parte inicial da Etapa Maratona, batizada de Renê Melo – piloto de carro falecido em maio deste ano e que participou diversas vezes do Sertões. Nesta fase os competidores não poderão contar com qualquer auxílio das equipes de apoio. Para a segunda parte da Maratona, o homenageado será o piloto português de motocicleta Paulo Gonçalves, que faleceu após um acidente no Rally Dakar 2020.

Publicidade

Thiago Veloso chega como uma das novidades do time da Honda – Foto: Idário Café

A organização do Sertões promete grandes desafios aos pilotos no último especial da prova. O trecho vai contar com trajetos na areia, onde a navegação fará toda a diferença. Além disso, os competidores passarão pequenos caminhos de riachos secos e farão o abastecimento praticamente na metade do trecho cronometrado. A final acontece já em Barreirinhas.

Novidades do Sertões 2020

A organização do evento preparou uma série de ações diferentes para a edição 2020. Dessa forma, o rali terá novidades em suas três áreas, Esporte, Social e Turismo. Além disso, tendo em vista a situação vivida pela pandemia, a programação irá trabalhar com o conceito de bolhas. Tudo isso para evitar risco em possíveis contatos com comunidades ‘visitadas’ pela prova. Este mesmo padrão já é adotado em outros eventos, como o Dakar.

Sertões manterão suas ações de saúde em conjunto com a SAS

Publicidade

No turismo os responsáveis consideraram o atual cenário de isolamento e, assim, as ações serão suspensas em 2020. Entretanto, o compromisso Social do Sertões se mantém vivo a partir de ações como a distribuição local de cestas básicas.

Sertões leva medicina para comunidades remotas

O Sertões também mantém sua relação com o SAS Brasil, organização social sem fins lucrativos e itinerante criada em 2013. Através dela, os participantes estão instalando cabines de telemedicina para atendimento médico gratuito de comunidades. Serão oferecidos serviços de 14 especialidades médicas, incluindo ginecologia, dermatologia, psicologia, nutrição e oftalmologia.

Pro Tork participa do Sertões dentro e fora das trilhas 

A Pro Tork chega ao Sertões como marca patrocinadora do evento, tendo sua equipe formada com a Mult Racing. Rafael Espíndola entra na disputa da categoria Brasil com a com a CRF 250F. Na Moto 2 o representante será Rami Sfredo, que chamou a atenção em 2019 ao vencer a Marathon, completando a prova com uma fratura no pulso sofrida já na primeira etapa.

Emerson Loth, tetracampeão brasileiro de enduro de regularidade – Foto: Idário Café

Publicidade

Outra novidade é a estreia de Emerson Loth, tetracampeão brasileiro de enduro de regularidade. Segundo o diretor-presidente da Pro Tork, Marlon Bonilha, a expectativa é grande uma vez que a empresa realizou vários investimentos no evento. Além disso, a prova servirá como teste para o desenvolvimento de produtos no futuro.

Honda busca o décimo título nas motos

A Honda Racing apresentou na última semana o seu time completo para a 28ª edição do Sertões. Com nove títulos na categoria principal, a equipe da fabricante foi campeã das últimas cinco edições da prova. O mineiro Thiago Veloso chega ao grupo como o representante na categoria Brasil, exclusiva para motocicletas nacionais, com a CRF 250F.

Tunico Maciel defende o título do Sertões, desta vez pela Moto 1 – Foto: Doni Castilho

Outra surpresa é o paulista Bissinho Zavatti, que passa a disputar a classe Moto 2 (antiga Production Aberta), com a CRF 450RX. O mineiro Tunico Maciel defende o título do Sertões, desta vez pela Moto 1 (Super Production), ao lado de Jean Azevedo – que possui sete vitórias na prova. A dupla acelera novamente a CRF 450RX. O gaúcho Gregório Caselani não estará presente após uma lesão.

Roteiro completo do Sertões 2020

30/10/2020 – sexta-feira – Prólogo
Velocitta – Mogi Guaçu (SP)
Com 4.730 metros, o percurso será sinuoso, com algumas retas e com piso liso (misto de cascalho e pedrisco), que exigirá muita perícia e concentração.

31/10/2020 – sábado
1ª etapa – Velocitta / Mogi Guaçu (SP)
Deslocamento inicial: 260 km
Trecho especial: 205 km
Deslocamento final: 120 km
Total: 585 km

1/11/2020 – domingo
Dia de deslocamento inicial e manutenção
Deslocamento até Bolha 1: 580 km

2/11/2020 – segunda-feira
2ª etapa – Bolha 1 / DF a Bolha 2 / GO – 1ª parte Maratona “Renê Melo”
Deslocamento inicial: 159 km
Trecho especial: 353 km
Deslocamento final: 0 km
Total: 512 km

No segundo dia da prova, será realizada a parte inicial da Etapa Maratona, batizada de Renê Melo – piloto de carro falecido em maio deste ano que participou diversas vezes do Sertões.

3/11/2020 – terça-feira
3ª etapa – Bolha 2 / GO a Bolha 3 / GO – 2ª parte Maratona “Paulo Gonçalves”
Deslocamento inicial: 0 km
Trecho especial: 200 km
Deslocamento final: 169 km
Total: 369 km

Na segunda parte da Etapa Maratona, o homenageado será o piloto português de motocicleta Paulo Gonçalves, que faleceu após um acidente no Rally Dakar 2020.

De Goiás ao Tocantins

4/11/2020 – quarta-feira
4ª etapa – Bolha 3 / GO a Bolha 4 / TO
Deslocamento inicial: 26 km
Trecho especial: 329 km
Deslocamento final: 295 km
Total: 650 km

5/11/2020 – quinta-feira
5ª etapa – Bolha 4 / TO a Bolha 5 / MA
Deslocamento inicial: 99 km
Trecho especial: 227 km
Deslocamento final: 284 km
Total: 610 km

6/11/2020 – sexta-feira
6ª etapa – Bolha 5 / MA a Bolha 6 / MA
Deslocamento inicial: 128 km
Trecho especial: 300 km
Deslocamento final: 313 km
Total: 741 km

Final no Maranhão

7/11/2020 – sábado
7ª etapa – Bolha 6 / MA a Barreirinhas (MA)
Deslocamento inicial: 258 km
Trecho especial: 223 km
Deslocamento final: 34 km
Total: 515 km

Percurso total:4.567 km
Total de especiais: 1.842 km

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza