Publicidade

Setembro terá competição Baja SAE BRASIL-Etapa Sudeste, em Minas Gerais

Disputa reunirá 30 equipes de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, além de Brasília, dias 25 e 26 de setembro, em Sarzedo, MG

Com o objetivo de aperfeiçoar os projetos de carros off-road que irão disputar a competição nacional e também trocar conhecimentos, cerca de 400 universitários de engenharia participarão nos dias 25 e 26 de setembro da Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sudeste, no Campo de Provas da CNH, Distrito Industrial de Sarzedo, em Minas Gerais. A competição reunirá 30 carros Baja SAE, projetados e construídos por estudantes de 26 instituições de ensino superior de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Brasília.

A etapa regional é uma oportunidade para os estudantes testarem os veículos e prepará-los para a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada anualmente com cerca de 70 equipes de todas as regiões do País no primeiro trimestre de cada ano.

Publicidade

Em Sarzedo, das 30 equipes inscritas na competição regional, 17 são de São Paulo, seis do Rio de Janeiro e cinco de Minas Gerais. Espírito Santo e o Distrito Federal serão representados por uma equipe cada.

Programação – As provas terão início no sábado, dia 25, com apresentação oral dos projetos e avaliações de segurança, conforto e regulagem de motor. Dia 26, domingo, os carros serão submetidos a provas de subida de rampa, tração, desempenho de dirigibilidade e um enduro de resistência, com três horas de duração. Com exceção das apresentações orais, as demais provas são abertas ao público.

Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

Além da Etapa Sudeste, a SAE BRASIL realiza mais duas competições regionais durante o ano: a Etapa Nordeste, agendada para os dias 12 e 14 de novembro (local a definir); e a Etapa Sul, nos dias 27 e 28 de novembro, no Distrito Industrial de Gravataí, no Rio Grande do Sul.

Publicidade

De acordo com o presidente da SAE BRASIL, Besaliel Botelho, o Projeto Baja SAE BRASIL expõe ao futuro engenheiro às necessidades da indústria em relação à competência profissional. “Esta educação extracurricular foca o desenvolvimento de um novo perfil de profissional, mais qualificado, criativo e com visão estratégica e capacidade de trabalhar em equipe, requisitos de grande importância para a indústria da mobilidade”, afirma Besaliel Botelho.