Publicidade
Foto: João Tadeu Boccoli

Foto: João Tadeu Boccoli

As motocicletas como meio de transporte individual continuam mostrando-se a grande opção para minimizar custo, ganhar agilidade e superar o trânsito: os números de crescimento demonstram seu sucesso crescente

Acompanhando as previsões feitas anteriormente e as tendências que o mercado vem apresentado, o setor de motocicletas cresceu 29,5% nos primeiros nove meses deste ano sobre o mesmo período de 2007. De acordo com os dados da Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – de Janeiro a Setembro de 2008 os números de vendas ao mercado interno somam 1.549.928 motos entre as empresas associadas da entidade.

No último mês de Setembro foram comercializadas 186.355 unidades, 4,1% a mais do que as vendas de gosto, o que renova a perspectiva de desenvolvimento gradual e constante do setor. “No segmento de duas rodas, as previsões de crescimento para este ano se mantém inalteradas apesar da crise financeira americana, seus reflexos no mundo e eventuais repercussões no mercado brasileiro”, afirma Moacyr Alberto Paes, diretor executivo da Abraciclo.

Publicidade

Desta forma, a entidade ratifica as perspectivas de crescimento para 2008 que já previa uma diminuição no ritmo de crescimento no segundo semestre. Mesmo assim, o aumento de produção nacional deverá ultrapassar a barreira das 2.040.000 de unidades, um incremento de 17,3% sobre a produção do ano anterior, 2007.

Com 210.156 motocicletas produzidas, Setembro também apresentou elevação de 3,8%, em relação a Agosto. Quando comparado ao mesmo mês do ano passado o aumento é de 44,3%.

Seguindo a tendência, as exportações neste período apresentaram ligeira alta de 5%. Assim, 15.113 unidades foram comercializas ao mercado externo neste mês, número pouco inferior às 16.003 vendidas em Setembro de 2007.

Bramont e Traxx são Novas Associadas Abraciclo
Acompanhando o consistente e promissor crescimento do mercado e sempre atenta às políticas industriais do setor, a Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – anuncia a filiação de dois novos associados: A Moto Traxx da Amazônia e a Bramont Montadora Industrial e Comercial Veículos Ltda.

Publicidade

Traxx, pertencente à Jialing, empresa ligada ao China South Group, maior produtor mundial de motocicletas, comercializa no território nacional quatro modelos de 50cc a 125cc. A expectativa da fabricante é de encerrar o ano com 30 mil motos produzidas no Pólo Industrial de Manaus, onde está localizada sua fábrica.

Já a Bramont, também sediada em Manaus, desenvolve linhas de montagem específicas para produtos automotrizes. No segmento de duas rodas a empresa monta motocicletas e scooters das marcas Triumph, Husqvarna, Ducatti e Malagutti. Com capacidade anual de produção para até 75 mil unidades, esta divisão possui toda a estrutura técnica para montagem de motocicletas e scooters de pequeno, médio e grande porte.

5º Moto Check Up: sucesso consolidado
A mais recente edição do Moto Check Up, realizado pela Abraciclo, com o apoio da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), do DTP (Departamento de Transporte Público) e do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), durante a Semana Nacional do Trânsito, de 23 a 27 de Setembro, registrou a passagem de mais de 2.500 condutores, em cinco dias de evento. A soma deste número aos resultados das edições anteriores mostra que a ação já beneficiou mais de 7.000 motociclistas que circulam pela cidade de São Paulo.

Os participantes, além de checar alguns itens de segurança de suas motocicletas e assistir a um vídeo sobre direção segura, tiveram oportunidade de fazer testes de pilotagem.

Publicidade

Mais dois Moto Check Up`s estão programados: o primeiro ainda em Outubro e o segundo em Novembro. Em breve a Abraciclo divulgará datas, locais, e horários das ações.