Enquanto anuncia a chegada de sua linha de lubrificantes para motores de motocicletas com a exclusiva tecnologia “PurePlus”, feitos a base de gás natural, a Shell aproveita o momento para falar também de seus planos para o mercado brasileiro de lubrificantes para motocicletas.
“Assim como lideramos no mundo há 10 anos, queremos liderar o mercado de lubrificantes também no Brasil”. Com esta afirmação forte e decidida, Sérgio Perez, gerente de marketing e pricing de lubrificantes da Shell, dá o tom do apetite que a empresa tem para abocanhar um pedaço considerável do mercado de lubrificantes para motocicletas nos próximos anos.
Com fortes concorrentes no segmento de motocicletas, como Mobil, Castrol e Motul, a Shell fala em um forte plano para alcançar esta liderança através do que eles chamam de “influenciadores”. Apesar de não revelar mais detalhes, parece lógico adotar a estratégia de olhar com atenção às oficinas e simultaneamente faz um trabalho de aproximação direta aos fabricantes de motocicletas.
“Todo motociclista tem uma relação de amor com sua moto, desde as motos mais simples até as maiores e mais sofisticadas, e a decisão de uso de uma marca de lubrificante passa pela recomendação do fabricante da moto ou do mecânico de confiança do motociclista”, explica Perez, enquanto se apóia nas qualidades dos produtos da marca holandesa.
“Temos linhas específicas de lubrificantes para cada tipo de moto e isso é um fator que pode facilitar nosso avanço”, explica. Perez informa que a Shell é líder no segmento de motocicletas em vários países da Ásia e aqui na América do Sul destaca-se na Colômbia, segundo maior mercado de motocicletas do continente, atrás apenas do Brasil.
“O segmento de motos pequenas (até 160 cc) é o maior em todos os países e é o que faz volume de vendas”, fala Perez para justificar o movimento da Shell para ganhar espaço por aqui também. “Vamos utilizar nossos atributos tecnológicos para alavancar nossas vendas por aqui”, revela, enquanto deixa escapar um número próximo de R$1,5 milhão de investimento a partir de 2017 para esse trabalho.
Shell PurePlus
Feito a partir do gás natural, o novo Shell Advance Ultra “PurePlus” faz parte de uma nova geração de lubrificantes para motores de moto (e de carros também) fabricados a partir de um revolucionário processo denominado GTL (Gas To Liquid – gás para líquido), que produz um óleo sintético muito mais puro e cristalino. Esse óleo, quando associado a aditivos de limpeza, oferece um nível maior de limpeza e proteção, além de auxiliar na prevenção de depósitos.
Essa tecnologia exclusiva foi desenvolvida em parceria com a Qatar Petroleum e a principal vantagem está no fato de que este óleo obtido a partir do gás natural não traz as impurezas que trazem os óleos produzidos a partir do petróleo bruto. Entre as vantagens do Shell Advance Ultra PurePlus está o aumento do intervalo de trocas e da vida útil do motor, além da economia de combustível, por manter por mais tempo as propriedades básicas do lubrificante no motor.
“Alinhamos o portfólio da Shell com esta nova tecnologia às exigências dos principais fabricantes, como a Ducati, parceira técnica da Shell há 17 anos e que colabora decisivamente para o desenvolvimento de novos produtos a partir de sua experiência nas pistas da MotoGP e SBK. “Sabemos que a motocicleta é um meio de transporte, mas é também paixão. Por isso trouxemos o que há de melhor para os consumidores brasileiros”, finaliza Sérgio Perez.