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De: João Márcio
Assunto: ABS em moto Custom

Sistema C-ABS da Bosch de última geração dá respostas rápidas bem mais próximas do limite do pneu

Sistema C-ABS da Bosch de última geração dá respostas rápidas bem mais próximas do limite do pneu

Corpo da mensagem:
Prezado,
Ví em outros posts que vc não é entusiasta do ABS em motos. Porém, partindo do pressuposto que o ABS realmente é uma garantia a mais de segurança segundo apontam pesquisas, isso vale para todas as categorias de motos? Pergunto por que estou querendo comprar uma Midnight  mas a mesma não tem ABS e, fora a Shadow (que acho muito cara pelo o que oferece), a custom mais barata com ABS está em torno de R$ 37,5 mil (Dyna, da Harley). Imagino que em uma moto de tocada mais esportiva, como uma naked, o ABS seja de grande ajuda, mas isso vale também para uma custom onde a tocada costuma ser mais suave? Como a Midnight 11/12 está em promoção por R$ 28,5 mil estamos falando de uma diferença de R$ 9 mil, pelo menos. O que acha?

 

Olá João Marcio,

De fato há algum tempo, criticamos algumas motos com esse sistema, uma vez que ao atuar eles tiram o controle da ação dos freios muito antes dos pneus chegarem ao limite de tração. Esse sistema foi adaptado dos automóveis. Nas motos mais modernas esse problema foi resolvido com uma velocidade de processamento bem maior e com a utilização de válvulas especiais que evitam a vibração nos acionamentos do freio. Dessas motos que você cita o sistema melhor é o da Honda, com o C-ABS. Nas outras eles se equivalem e hoje em dia já respondem com precisão de razoável para boa. Mas um bom piloto deve ter a mão (principal freio) e pé mais sensíveis e precisos do que um ABS regular pode fazer. Isso na média das motos hoje em dia, com provável excessão das Hondas com o C-ABS e de outros fabricantes de motos esportivas nos seus modelos premium como  BMW, Kawasaki e Yamaha. Nessas motos o sistema pode superar um piloto regular para bom em distância de frenagem.

Abraços e boa sorte

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