Publicidade

Elaborado pela CCR NovaDutra e pelo Denatran, site -Viva o Trânsito- promove a discussão de assuntos relativos a segurança de trânsito e cidadania entre crianças e jovens.

A CCR NovaDutra (Concessionária da Rodovia Presidente Dutra S. A.) e o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) reformularam o site -Viva o Trânsito-, que tem como objetivo fomentar questões relativas à cidadania e à educação no trânsito para o público infanto-juvenil.

Lançado em dezembro de 2008, o site passou por várias reformulações este mês, com base nas sugestões de educadores e internautas. A proposta de seus organizadores é que o uso desse espaço eletrônico seja incrementado a partir do próximo dia 18, quando começa a Semana Nacional de Trânsito. O endereço do site é www.vivaotransito.com.br

Segundo Gilberto Pinheiro, responsável pela área de Relações Institucionais da CCR NovaDutra, ao utilizar a educação como a principal ferramenta para uma cidadania plena, o site busca aliar as questões pedagógicas ao dinamismo do veículo virtual para criar um espaço educativo e ao mesmo tempo atraente.

Publicidade

-Buscamos disseminar mensagens em favor da vida e da paz no trânsito de maneira lúdica e interativa-, diz Pinheiro. -Nossa proposta é contribuir para promover atitudes seguras e solidárias das crianças e jovens junto às famílias e demais grupos sociais-.

Cidadania no trânsito – De acordo com Pinheiro, o endereço na internet agiliza a comunicação com alunos e professores das redes de ensino municipais e estaduais de todo o País. Por isso, permite intensificar ações de estímulo à responsabilidade social no trânsito, a discussão da violência na vida cotidiana e no trânsito entre crianças e jovens e ampliar o senso de responsabilidade individual no espaço público.

-Continuamos nosso esforço para formar os cidadãos mais conscientes no espaço do trânsito, pois entendemos que esse é o melhor caminho para o futuro-, enfatiza Pinheiro.

Entre as principais seções do site estão: -Curiosidades-, que traz informações interessantes sobre o mundo do trânsito; -Jogos-, com uma série de atividades lúdicas relacionando trânsito com brincadeiras educativas; além de livros, vídeos e passatempos. O site também apresenta como funciona o Estrada para a Cidadania, programa educativo de trânsito mantido pela CCR NovaDutra.

Publicidade

Estrada para a Cidadania – O Programa Estrada para a Cidadania é uma iniciativa da CCR NovaDutra em parceria com as prefeituras de cidades servidas pela Via Dutra (BR 116 Rio-SP), e com o apoio da Polícia Rodoviária Federal. Seu objetivo é levar informações sobre segurança de trânsito e cidadania a alunos de 3ª série (4º ano) das redes públicas municipais de ensino. Desde 2005, quando foi iniciado na Via Dutra, o Programa já envolveu 295 mil alunos e 10,5 mil educadores.

O conteúdo didático exclusivo do Programa Estrada para a Cidadania leva em consideração a transversalidade entre matérias. Isso significa que um mesmo assunto pode começar a ser tratado na aula de História e prosseguir na aula de Geografia, unindo aos conteúdos tradicionais informações sobre trânsito e cidadania.

Normalmente, a CCR NovaDutra não faz contato direto com os alunos. Todo o conteúdo do Programa é ministrado pelos professores. Para facilitar a sua assimilação pelas escolas, o Programa treina os educadores, com sugestões de exercícios, trabalhos e atividades de sala. Além disso, a Concessionária oferece gratuitamente material de apoio aos educadores e cartilhas a todos os alunos abrangidos.

A preparação de diretores de escolas, coordenadores e professores acontece mensalmente por meio de palestras de sensibilização e oficinas de capacitação, que ocorrem nas cidades abrangidas pelo projeto.

Publicidade

Conheça o site Viva o Trânsito: www.vivaotransito.com.br