Para 2025 a Honda ADV traz uma significativa evolução, chegando à sua segunda geração! E, assim como a anterior, a nova ADV 160 segue compartilhando diversos itens com a sua ‘irmã onroad’, PCX, de quem herda a plataforma. Mas isso não significa que elas sejam ‘a mesma moto’. Veja semelhanças e diferenças.
Semelhanças Honda PCX e nova ADV 160
1 – Motor
O motor da nova ADV 160 2025 é o mesmo que equipa a Honda PCX 160, apresentada há cerca de dois anos. Trata-se de um monocilíndrico SOHC de quatro válvulas, arrefecido a líquido. Um propulsor com 16 cv de potência a 8.500 rpm. Na ADV, porém, tem algumas diferenças em itens periféricos, o que acaba lhe rendendo um pouco menos de torque: 1,46 kgf.m ante 1,5 kgf.m da PCX, ambos a 6.500 rpm.
2 – Controle de tração
Além de compartilharem o motor, as Honda PCX e nova ADV 160 também dividem o controle de tração. O sistema HSTC – Honda Selectable Torque Control estreou este ano na ADV. Enfim, a novidade atua para limitar perdas de tração do pneu traseiro em pisos de baixa aderência e tem a opção de ser desligado.
3 – Câmbio automático
As Honda PCX e nova ADV 160 compartilham o controle de tração e motor, desta forma, é natural também que dividam o sistema de câmbio. Em resumo, ambas as scooter contam com um sistema automático, do tipo CVT.
Além disso, em ambas as motos o motor conta com a tecnologia eSP+ – enhanced Smart Power Plus. A novidade se vale da redução de atrito interno e outras tecnologias, para a obtenção de grande eficiência energética e, reduzidas emissões nocivas ao meio ambiente.
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Diferenças Honda PCX e nova ADV 160
1 – Capacidade sob o assento
A praticidade é uma característica comum em todas as scooters. Porém, o volume de armazenamento difere entre os diferentes modelos. Por exemplo, na PCX 160 o compartimento sob o assento tem 30 litros de capacidade. Já a nova ADV 160 ganhou dois litros de capacidade, passando de 27 para 29 litros.
2 – Rodas e pneus
Em todas as suas versões a PCX tem pneus nas medidas 110/70-14 (dianteira) e 130/70-13 (traseira), calçando os compostos Pirelli Diablo Rosso. Enquanto isso, a ADV 160 tem pneus sem câmera tipo on-off, de medida 110/80-14 na dianteira e 130/70-13 na traseira. Sim, o tamanho dos aros são os mesmos.
3 – Suspensões e altura do solo
Além do visual, a maior diferença entre a nova ADV 160 e PCX está no conjunto de suspensão. A PCX tem um sistema convencional, com garfo telescópico na frente e amortecedor duplo atrás, com cursos de 100 mm em ambas as rodas.
Já a ADV tem suspensões reforçadas, para cumprir seu ‘propósito aventureiro’. Assim, na frente a dianteira foi recalibrada, enquanto atrás há um par amortecedores com reservatório separado, Twin Subtank Showa. Os cursos sobem para 130 mm e 110 mm. Na carona das suspensões mais altas, o vão livre do solo aumenta 3 centímetros: de 13,4 cm da PCX, para 16,5 cm da ADV.
Preço: a ADV 160 é mais cara que a PCX?
Como vimos, além do visual inspirado na conceitual X-ADV 750, a nova ADV 160 tem itens exclusivos em relação a PCX. Então, naturalmente, custa mais que a scooter destinada exclusivamente ao uso no asfalto.
Segundo o preço sugerido (sem frete, seguro e demais custos), a PCX 160 DLX custa R$ 20.234, enquanto a ADV 160 sai por R$ 24.534. Uma diferença de R$ 4.300. Segundo a tabela fipe, nas lojas elas costumam ser encontradas por R$ 23.144 e R$ 28.120. Ou seja, nas lojas, a ADV geralmente custa R$ 4.900 a mais.