Assim que a Honda oficializou o lançamento da XR 300 Tornado, uma dúvida surgiu: é a mesma moto que a nova Sahara, apenas com mudanças no visual? E a resposta, claro, é não. Veja as principais diferenças entre Tornado e Sahara 300.
O que muda entre Tornado e Sahara 300
De fato, Tornado e Sahara adotam a mesma base. Assim, as duas foram criadas a partir de um mesmo projeto (com raízes na CRF 250F), mas tomaram caminhos diferentes. Na prática, elas têm muitos itens compartilhados, assim como possuem uma série de componentes exclusivos a fim de atender a proposta específica de cada modelo.
Sahara, uma moto versátil
Assim como era a antiga NX 350, a nova Sahara é uma ‘moto 3 em 1‘. Sua missão é mandar bem tanto na cidade, quanto nas estradas de terra e em viagens. Por isso, sua ficha técnica e voltada a gerar mais conforto (como marchas mais longas, carenagens grandes e boa proteção aerodinâmica), sem deixar de lado a versatilidade. Também, é mais equipada, com recursos adicionais para conforto e comodidade.
Tornado, pronta para trilhas e pedreiras
Já a nova Tornado quer honrar o legado da antiga XR 250 Tornado. Ou seja, ser uma moto com foco no uso fora de estrada, encarando aventuras de qualquer nível – e canaletas de todas as profundidades.
Se a velha 250 muitas vezes era usada no off-road, a nova quer ser, praticamente, uma moto de trilha que pode ser emplacada para andar na cidade. Por isso, abre mão de alguns itens voltados à praticidade ou conforto e aposta em componentes para melhorar seu desempenho no fora de estrada.
1. Motor de Tornado e Sahara
Tornado e Sahara 300 usam o mesmo motor de 293,5 cc, OHC e arrefecimento a ar. Porém, há mudanças no sistema ao redor, incluindo receitas próprias na injeção eletrônica e dimensão do filtro de ar.
Na prática, a Sahara acaba gerando mais potência: 25,2 cv e 2,74 kgf.m, a 8.000 rpm e 5.750 rpm, no etanol (gasolina: 24,8 cv e 2,70 kgf.m). Já na Tornado, são 24,8 cv e 2,74 kgf.m, nas mesmas rotações, também com etanol (gasolina: 24,3 cv e 2,70 kgf.m). Ambas têm câmbio de 6 velocidades, com embreagem assistida e deslizante.
2. Chassi
Assim como o motor, o quadro da dupla Tornado e Sahara é derivado do chassi de berço duplo da CRF 250F. Porém, novamente há mudanças para atender melhor cada uma das propostas.
Na Tornado, os ângulos de cáster e de trail foram revistos. A maior mudança está no trail, que passou de 98 mm para 123 mm na XR. A ideia é priorizar a estabilidade em altas velocidades para a Sahara e a agilidade da Tornado.
3. Pedal e pedaleiras
Como a Tornado 300 quer encarar aventuras de qualquer nível na terra, recebeu alguns componentes ausentes na Sahara 300. Entre eles, o pedal de câmbio articulado (como era na antiga XR 250) e as pedaleiras off-road. Sem revestimento emborrachado, elas prometem melhor grip para as grandes e pesadas botas usadas em trilhas e enduro.
4. Rodas
Assim como o chassi, as rodas das duas motos Honda parecem, mas não são. Ambãs têm aro 21″ na frente e 18″ atrás, com aros em alumínio. Porém, cada uma está ajustada à sua proposta.
Fabricadas pela DID, as rodas da Tornado são específicas e mais voltadas ao off-road. Inclusive, possuem trava de pneu, recurso ausente na irmã indicada ao uso menos intenso na terra.
5. Itens de série de Tornado e Sahara 300
Projetada para viagens, a Sahara possui alguns recursos de conforto que a Tornado não oferece. Afinal, ninguém precisa de uma luz de frenagem de emergência no meio da trilha, né?
Assim, apenas a Sahara tem ESS (alerta de frenagem de emergência) e tomada USB. Em ambas, há iluminação full-LED, embreagem assistida e deslizante, suspensão traseira com ajuste de pré-carga e painel completo.
6. Painel
Nos dois lançamentos Honda, o painel é em LCD invertido (blackout) e conta com computador de bordo, indicador de marcha engatada e mais informações. Porém, os componentes em si são diferentes.
O painel da Sahara é maior e integrado à carenagem que reveste o tanque. Seu layout interno lembra a CB 300F Twister, que basea-se em modelos como as CB 500F e 500X. Já na Tornado, o painel é exclusivo, adotado apenas por ela na linha Honda.
7. Design
Deixamos a diferença mais visível entre Tornado e Sahara 300 para o final. O design distinto entre elas deixa claro que os modelos estão comprometidos com propostas distintas.
Na Sahara, há grandes carenagens e um banco largo, construído em dois níveis. Na versão Adventure, tem até protetor de motor e um para-brisa alongado, a fim de gerar mais conforto na estrada ao ampliar a proteção aerodinâmica.
E a Tornado, não por acaso, parece uma moto off-road. Com carenagens pequenas e sem protetores externos, reduz as chances de ficar enroscada na trilha. Há para-lama alto para engolir barro sem dó e o farol está preso na mesa, se movimentando junto do guidão. O banco é reto, facilitando movimentações necessárias no off road. Ainda, a traseira é curta, sem suporte para alocar um baú – afinal, ninguém quer carga extra entre saltos, buracos e valetas.