Publicidade
Foto: Honda VTR 1000SP2

Foto: Honda VTR 1000SP2

Tite, tem uma moto da Honda pela qual sou apaixonado, a SP2 1000 VTR, a Honda ainda a fabrica?. Lembro de tempos atr s tela visto no motocatalogo. Sei que ela nÆo chega nem perto do desempenho das Japonesas, Inglesas e Italianas de hoje, mas acho a moto b‚lissima e gostaria de saber se voce tem algumas informa‡oes sobre ela ou se saiu algum teste de revista mesmo.
Renan – Vit¢ria, ES

R: Rapaz, eu tive o prazer de pilotar essa moto nos Estados Unidos: ‚ maravilhosa mesmo! Mas nÆo gostei muito do motor V2, sou mais chegado num quatro-em-linha. Para saber informa‡äes sobre ela, escreva o nome completo da motoca no Google e vc ver  o milagre da informa‡Æo se abrir na sua frente.

Furada
Mestre! Certa vez, voltando de Niter¢i (morava em Jacarepagu ), assim que entrei na Ponte Rio-Niter¢i senti um “saculˆjo” estranho e o pneu traseiro tinha se esvaziado completamente. Pra completar, o aro traseiro tava mais torto que cigarro de bˆbado. Terminei o percurso da ponte e assim que achei uma moita peguei todo o capim que podia. Detalhe: O capim nÆo estava sˆco, e o que ocorreu foi mais ou menos o que ocorre num moedor de cana. Extra¡ todo o suco do capim, ficando apenas algumas fibras dentro do pneu. Essa opera‡Æo de encher pneu com capim se repetiu mais umas 10 vezes, at‚ que desisti e fui rodando em 1¦ marcha at‚ em casa (quem sabe a distƒncia entre JPA e a sa¡da da Ponte, sabe que ‚ moleza). NÆo gosto nem de lembrar desse dia.
Gerson – SÆo Lu¡s, MA

Publicidade

R: Da pr¢xima vez use cana de a‡£car, pelo menos ter  garapa pra tomar.

Ronco
tite uma curiosidade que me atormenta sabe essas motos gsx-r,cbr,hornet,etc elas tem o som do escape limpo pq sÆo 4 cilindros ou pq tem uma potencia bem maior que as outras ou juntando esses fatores que fazem elas terem esse som.Se for por causa de ser 4 cilindros se uma 250 tiver 4c teria esse som mesmo tendo uma potencia baixa.
Daniel – SÆo Bernardo do Campo , SP

R: No dia que vc ouvir o som de uma 250 quatro cilindros vai chorar de emo‡Æo!

Capacete
Tite, Com rela‡Æo a nova regulamenta‡Æo sobre os capacetes, como se aplicar  aos capacetes importados? Provavelmente a importadora dever  realizar a equivalˆncia, mas e os importados de forma independente?
Vinicius – Bebedouro, SP
Tite, gostaria de deixar a minha indigna‡Æo em rela‡Æo a mais uma Resolu‡Æo do Contran, sobre o uso obrigat¢rio da viseira ou ¢culos de prote‡Æo, selo do INMETRO e faixa reflexivas em capacetes, trata-se de mais uma resolu‡Æo lobista para faturamento por determinadas empresas e s¢ prejudicam n¢s, motocilcistas e os consumidores, ganhando ainda o Estado com as multas. Vc lembra TITE da Resolu‡Æo dos kits primeiros socorros? E a que obrigou padronizar os engates traseiros, que muitos s¢ usam para proteger o para-choque dos carros, depois vieram em cima dos insufilmes e os extintores onde a efetividade em acidentes ‚ inferior a 0,5% para utilidade, enfim, gostaria de concluir aos “Burros” que baixam tais resolu‡äes no Contran, que a viseira de capacetes no Brasil sÆo de p‚ssima qualidade, riscam, sujam, emba‡am e no fim, muitos acidentes aconteceram porque nem mesmo com ¢culos de grau vÆo enxergar algum obst culo na frente, tal resolu‡Æo s¢ vai contribuir para aumentar os acidentes. fica o alerta a¡.
Eddie – Campo Grande – MS

Publicidade

R: Quando eu escrevo que as leis sÆo criadas sem qualquer crit‚rio, estou me referindo a essas observa‡äes feitas pelos leitores. Essa regulamenta‡Æo do Contran, Denatran, Detran. Ciretran ou seja qual for o ¢rgÆo, ‚ de uma BURRICE sem tamanho, sem compara‡Æo na legisla‡Æo brasileira. Se a regulamenta‡Æo do Inmetro foi criada em cima de normativas internacionais, entÆo como impedir o uso de capacete japonˆs, francˆs ou italiano, devidamente aprovados pelos ¢rgÆo que inspiraram o Inmetro? Ali s, se algu‚m conseguir decifrar as dimensäes reais do tal adesivo reflexivo, favor me mandar a f¢rmula porque o texto da lei se contradiz. Essa do ¢culos ‚ mais rid¡cula ainda: um ¢culos de prote‡Æo de acetato de R$ 20 protege tanto quanto um ¢culos de motocross de R$ 200! Essa norma tem tanto cheiro de lobby que me d  n useas!

Curso
gostaria de fazer um curso pra pilotar moto acima de 1100 cc eu ja possuo habita‡Æo mais nunca pilotei moto grande estou querendo comprar uma R1 mais preciso aprender a pilotar ainda vcs podem me indicar algum lugar pra mim fazer esse curso
Alexandre – carapicu¡ba

R: Alex, aguarde porque em breve teremos uma ¢tima novidade: a volta do Curso SpeedMaster de Pilotagem, no interior de SP. Mas ainda ‚ segredo, t !

Hayabusa
Tite! àtimo o livro, espero o pr¢ximo. Tens alguma not¡cia de previsÆo de vir para o Lisarb a nova Haya 1400?
Diego – Santa Maria, RS

Publicidade

R: Hummm, estou vendo minha bola de cristal, que diz: “nÆo sei!” Esta bola anda meio burra ultimamente!

Cachorrada
Tite, lendo a carta do Andr‚ de Sorocaba que levou um chÆo por causa de um cachorro reconheci a frase “se ele (o cachorro) for menor que a metade da roda dianteira, pe‡a perdÆo a Deus e acelere”. Em 2001, passeando com minha nov¡ssima CB500 pela rod. Anhangera em Rib. Preto me v¡ diante de tal situa‡Æo, um pequeno e desatento vira-latas atravessando a rodovia, nÆo tive d£vida, fiz exatamente aquilo que j  tinha lido nÆo sei onde pois o cachorro era pequeno e a distƒncia que ele estava da minha roda dianteira menor ainda nÆo dando espa‡o para desviar. Meu amigo, se o diretor do Mad Max tivesse visto o estabaque, com certeza aproveitaria a cena para filmar a quarta versÆo do filme. Sorte minha que estava com todo o equipamento luvas, jaqueta, capacete, botas pois o Diabo Velho nÆo teve piedade e ralou a mim e minha CB como queijo meia cura no ralador. Levando-se em considera‡Æo que nem pensei em tocar no freio (juro) e que estava a uns 90 km/h, o que pode ter sa¡do errado?
Marcos – Peru¡be

R: Veja bem, uns cachorros sÆo mais duros que outro, verifique bem antes de castimbar o vira-lata!

Vela
Ola, Gostaria de saber qual a vela que vem na R1 de f brica(grau t‚rmico), e qual seria a recomendada para o Brasil, levando em considera‡Æo que a nossa gasolina leva alcool na mistura.
Mario Luigi – Rio de Janeiro RJ

R: Consulte meu amigÆo e grande especialista em tropicaliza‡Æo, sr. Spiga, no site dele: www.spiga.com.br

Filme
Grande Tite, quando sai o filme alma selvagem? o motonline poderia sortear alguns filmes entre os motonliners.
Bruno – umuarama – pr

R: Se tudo der certo, no SalÆo Duas Rodas ser  feito o lan‡amento do filme.

Kasinski
Estou comprando uma 150 flash (kasisnk), e queria saber de vcs a respeito da reposi‡Æo de pe‡as, se realmente estes modelos sÆo fabricados aqui no Brasil (Manaus) e se realmente a moto ‚ um produto de excelente aquisi‡Æo.
andre – barra mansa

R: Eu nÆo diria que ‚ uma excelente aquisi‡Æo, e nÆo sei sobre reposi‡Æo de pe‡as, sugiro que vc entre em nosso f¢rum Motonline e consulte os donos dessas motos. Essas motos sÆo fabricadas na China e montadas em Manaus pelo processo de CKD. Pela Abraciclo elas sÆo nacionais!