Publicidade

Bem, vamos falar da Triumph Speed Twin 1200, uma moto com design clássico mas não deixar de lado a tecnologia aliada a um incrível motor! Se você espera diversão e emoção em uma moto, está no lugar certo. 

Quando pensamos em uma motocicleta clássica, já pensamos em estilo retrô e muitos cromados. Mas já imaginou juntar isso com entre eixos curto, pneus esportivos de alto desempenho e pedaleiras recuadas? Encontramos esses dois mundos na bela e divertida Speed Twin. 

A dupla responsável por testar a Speed Twin

Antes de tudo, eu, Alexandre Patriarca, contei com meu amigo devorador de quilômetros, Rock Ténéré, para testar o potencial da Triumph Speed Twin nas pistas. Uma moto da linha Boneville da Triumph, uma família que compartilha o mesmo motor de 2 cilindros e 1200 cilindradas, porém com propostas bem diferentes. Testamos há algum tempo atrás a Bobber, e vamos contar como é pilotar a mais esportiva da família.

Publicidade

A Speed Twin herda o nome e sobrenome de uma das primeiras motos com motores de dois cilindros. Em 1938 nascia esse revolucionário propulsor que mudou muito o cenário das duas rodas que era dominado até ali pelos grandes monocilíndricos. 

Primeiras impressões sobre a moto clássica

Speed Twin

A Triumph caprichou na hora de idealizar e executar a Speed Twin

A moto é elegante, suas cores, seu desenho chamam a atenção por onde ela passa. Ao se aproximar da  Triumph Speed Twin, notamos o quão compacta ela é. Assim, ainda com um belo estilo que lembra as motocicletas dos nossos avós. 

Contudo, não se deixe enganar pela estética, pois o modelo possui tecnologia atual com três modos de pilotagem, controle de tração, freios ABS, rodas de liga leve, faróis em LED. Assim, ao girar a chave, o seu interessante propulsor mostra um ronco através das belas ponteiras, uma de cada lado da moto.

Publicidade
Triumph Speed Twin

A moto se destaca pelo design e ronco potente

Dessa forma, ao sentar na moto, o assento não fica alto com seus 807 mm de altura e os braços ficam relaxados. Porém, ao pisar nas pedaleiras, lembramos que estamos em uma esportiva porque elas ficam altas e recuadas. Algo muito diferente do que estamos acostumados a ver nessa linha de motocicletas Triumph.

Assim, a posição de pilotagem deixa o motociclista em postura de “ataque”, bem à frente na moto, mas incrivelmente confortável para uma moto esportiva. Dessa forma, como o modelo não possui semi guidão (normal em motos esportivas), os braços ficam relaxados.

Veja também:

Publicidade

Como a Speed Twin lida com a pista 

O modelo possui os modos de pilotagem Rain, Road e Sport

Rodar com a Speed Twin é pura diversão! Seu torque de 11,4 kgf.m estão disponíveis desde bem cedo, o motor se comporta diferente do restante da família, sendo mais linear e com menos “engasgos”. Continuando, subir giro é muito rápido e divertido pois os engates do câmbio são macios e precisos.

Já os comandos dos punhos estão muito bem posicionados, os espelhos retrovisores levam um tempo para se acostumar com a sua posição. O modo de pilotagem pode ser escolhido entre o Rain, Road e Sport, onde a mudança é feita em um botão específico no manete esquerdo. 

Além disso, os pneus garantem uma boa aderência

Dessa forma, rodamos na estrada dos romeiros com ela e o sorriso estava garantido, ela contorna curvas com maestria, os pneus diablo Rosso IV gruda no asfalto e transmite muita segurança. Assim, o modelo mostra que foi projetado para enfrentar curvas, uma emoção garantida nas “curvas da estrada de Santos”, como diria Roberto Carlos. Não podemos esquecer que o modelo alcançou top speed de 160km/h, mas com fôlego para muito mais, no modo sport e de 6ª marcha.

Consumo Triumph Speed Twin

Estrada (média de 4 passagens) 20,9
Cidade 16
Melhor média (estrada) 22

 

Assim, Vanessa barbosa destou o estilo imponente da Speed Twin

Já na opinião da garupa Rose Santos, o assento da Speed Twin agrega conforto para quem segue na viagem como garupa. Além disso, no quesito segurança, quando o piloto realiza uma frenagem, quem está como passageiro não tem a sensação de escorregar ou tranco. No entanto, um ponto que Rose destacou foi que ao longo do trajeto foi sentido o aumento da temperatura na perna direita. Enquanto isso, Vanessa Barbosa enfatizou que a Speed Twin tem um estilo bacana.

Além disso, Rose também contou um pouco da experiência de andar na garupa da Speed Twin

Motor e componentes da Triumph Speed Twin

Speed Twin

O motor de 1200 cc torna a experiência de pilotagem bem divertida

Por conta do seu entre eixos curto, com 1430 mm, a moto muda de direção com velocidade e facilidade. O forte motor de 1200 cc, com injeção eletrônica multiponto sequencial que rende potência máxima de 97 cv a 6.750 giros, responde ao acelerador em qualquer marcha e rotação. Falando em marcha, sua transmissão possui seis velocidades e a embreagem é de discos múltiplos, banhada a óleo.

speed twin

Assim, na dianteira a Triumph optou por discos flutuantes duplos de 305 mm, pinças Brembo de 4 pistões

A segurança fica à cargo dos freios que são muito bem dimensionados, com discos flutuantes duplos de 305 mm, pinças Brembo de 4 pistões na dianteira e disco único de 220 mm, pinça flutuante Nissin de 2 pistões, além do ABS na traseira. Mas é importante uma atenção  do piloto, pois é muito fácil a roda traseira perder o contato com o solo no chamado RL. O ABS funciona muito bem e quase não se sente a atuação no manete e pedal de freio.

Não podemos esquecer da suspensão. A dianteira recebeu um garfo 41mm, curso de 120mm, enquanto a suspensão traseira fica por conta dos amortecedores duplos com ajuste de pré-carga, curso de 120 mm. Dessa forma, quando passamos por buracos, a suspensão rígida incomoda um pouco, mas nada que o assento não compense.

.

O que pode melhorar 

A fina pedaleira deixou a desejar em meio ao conjunto

A crítica fica para a fina pedaleira que faz com que a bota chegue mais facilmente no asfalto do que a própria pedaleira. Além disso, rodar em rodovias e manter altas velocidades com ela é um pouco cansativo, a posição das pernas como também não ter uma proteção aerodinâmica cansam em viagens mais longas.

O que deixa claro a vocação mais urbana do modelo, afinal a moto é estreita e baixa, passando fácil pelo corredor, além do torque twin instantâneo Bonneville que entrega um ótimo desempenho ao longo de toda a faixa de rotações.

.

Preços no Brasil

Speed Twin

Por fim, o modelo não possui grande diferença entre preço sugerido e tabela FIPE

A Triumph Speed Twin é uma bela moto para quem procura estilo mas sem abrir mão da esportividade. Assim, o modelo chama a atenção por onde passa e ainda pode ser muito divertida em um track day. No Brasil, o preço sugerido pela marca é de R$ 57.990, enquanto a tabela FIPE registra R$ 58.190.

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha