Publicidade

Stoner continua sequência de vitórias com mestria na chuva

Casey Stoner deu continuidade à sequência de vitórias a partir da pole com o terceiro triunfo consecutivo em Sachsenring.

O Campeão do Mundo de MotoGP Casey Stoner continuou o seu espectacular regresso à forma com a vitória no Alice Motorrad Grande Prémio da Alemanha, a terceira em igual número de corridas. O piloto da Ducati Malboro levou a melhor sob as condições de chuva no circuito de Sachsenring e mostrou-se tão bem nestas condições como o havia feito no seco durante os treinos, um sinal que obriga os seus rivais na luta pela título a algumas preocupações na segunda metade da época.

A corrida parecia estar destinada a ser uma repetição molhada da impressionante vitória de Dani Pedrosa em 2007, depois do piloto da Repsol Honda ter, uma vez mais, tirado excelente partido do controlo de tracção. Ele disparou do local de partida para criar de imediato uma vantagem de dois segundos. A vantagem aumentou até aos 7,5 segundos quando o espanhol cruzou a meta pela sexta vez, mas momentos depois o desastre; Pedrosa perdeu o controlo da sua RC212V e, pela primeira vez nesta época, não terminou a corrida.

Publicidade

A queda de Pedrosa permitiu a Stoner regressar ao guião escrito nos treinos para a corrida germânica, e o australiano não precisou de mais nenhum convite. O Campeão do Mundo assumiu a liderança com o mesmo estilo com que venceu as duas últimas provas, isolando-se na frente e rodando sozinho durante as restantes 23 voltas até ver a bandeira de xadrez.

O segundo lugar foi, uma vez mais, um resultado de respeito para Valentino Rossi, que partiu da terceira linha da grelha. Além disso, a segunda posição permitiu ao italiano recuperar a liderança do Campeonato do Mundo, rumando assim ao Red Bull Grande Prémio dos Estados Unidos, na próxima semana, com 16 pontos de vantagem sobre Pedrosa, com as lesões na mão e pé contraídas na queda podem afectar a sua forma e talvez mesmo a participação na corrida de Laguna Seca.

Chris Vermeulen, da Rizla Suzuki, forçou o seu caminho ao longo do pelotão para garantir o seu primeiro pódio de 2008, negando ao estreante de MotoGP Alex de Angelis a estreia entre os três primeiros. Os dois fizeram excelente prova no molhado, com o piloto da San Carlo Honda Gresini a igualar o seu melhor resultado na categoria rainha e tornando-se no melhor piloto Honda na Alemanha.

Andrea Dovizioso terminou nos cinco primeiros pela quarta vez consecutiva depois de fantástica partida aos comandos da sua JiR Scot Honda. Dovizioso terminou à frente de Sylvain Guintoli, Loris Capirossi, Randy de Puniet, Shinya Nakano e Anthony West, com todos os pilotos que ficaram fora dos dez primeiros a serem dobrados naquele que é o segundo circuito mais pequeno do calendário de MotoGP.

Publicidade

Além de Pedrosa, Jorge Lorenzo, Colin Edwards e Marco Melandri também sofreram quedas.