Publicidade

Stoner sela segunda vitória consecutiva com triunfo em Motegi(Japão)

O piloto da Ducati Team marcou a segunda vitória consecutiva com o primeiro lugar no Grande Prémio do Japão, no domingo. O homem da pole Andrea Dovizioso ficou em segundo, enquanto Valentino Rossi bateu o seu companheiro de equipa e levou o mais baixo do pódio, depois de uma emocionante luta.

Casey Stoner acrescentou à sua primeira vitória da época em Aragão mais um triunfo, no Grande Prémio do Japão, com o homem da pole em segundo e Valentino Rossi no terceiro posto. Esta foi outra grande vitória do piloto da Ducati, que lentamente foi conseguindo afastar-se de Dovizioso ao longo da corrida de 24 voltas. Mas, a verdadeira luta aconteceu entre os companheiros de equipa Rossi e Jorge Lorenzo, com a disputa pelo mais baixo do pódio.

Tal como em Aragão, Stoner fez uma boa partida e chegou à frente da corrida logo na primeira volta, encontrando o ritmo certo e começando a marcar os tempos mais rápidos. Dovizioso – que partiu da pole pela primeira vez na Classe Rainha – ainda o perseguiu durante a primeira parte da corrida. Lorenzo chegou a passar Rossi, assumindo a terceira posição, no que seria o início de uma emocionante disputa.

Publicidade

Ben Spies (Monster Yamaha Tech 3) e Nicky Hayden (Ducati Team) caíram na curva 5 da segunda volta, enquanto o rookie Marco Simoncelli (San Carlo Honda Gresini) e Colin Edwards (Monster Yamaha Tech 3) também acabaram por ir ao tapete, quando lutavam pela quinta posição..

Ao longo da corrida, Stoner foi-se afastando de Dovizioso e a sete voltas do final, o italiano estava já a um segundo do líder da corrida. Mais atrás, Loris Capirossi (Rizla Suzuki) era forçado a desistir, depois de ter saído da pista quando lutava pela sétima posição com o seu companheiro de equipa, Álvaro Bautista.
.Com Stoner já com a vitória assegurada e Dovizioso de regresso aos lugares da frente, depois de oito corridas sem pisar o pódio, Rossi e Lorenzo animaram a tirada. Durante a acesa disputa, as duas motos chegaram a tocar-se quando faltavam duas voltas para o final, com os pilotos a lutarem lado a lado num impressionante final de corrida..

No final, Stoner cruzou a linha de meta com uma vantagem de 3,868s para Dovizioso, que alcançou assim o quinto pódio da temporada (o primeiro foi em Silverstone). Rossi acabou por conseguir segurar o terceiro posto e chegou pela sétima vez ao pódio em 2010, com Lorenzo a ficar afastado do Top 3 pela segunda corrida consecutiva.

Edwards marcou o seu melhor resultado da época com um quinto lugar, com Simoncelli em sexto e Bautista em sétimo.. Spies, Randy de Puniet (LCR Honda) e Hiroshi Aoyama (Interwetten Honda MotoGP) completaram o Top 10.

Publicidade

Com a ausência do lesionado Dani Pedrosa, Lorenzo aumentou a vantagem no topo da classificação do Campeonato para 69 pontos. Stoner continua em terceiro, com Dovizioso a perder o quarto posto para Rossi.