Publicidade

O presidente mundial da Sumitomo Rubber Industries, Ikuji Ikeda, e o presidente da empresa no Brasil, Ippei Oda, junto com o governador do Paraná, Beto Richa, lançaram a “pedra fundamental” da fábrica de pneus da marca Dunlop em Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba. A cerimônia aconteceu no dia 27/1 e a previsão de conclusão da obra é abril de 2013. A operação da fábrica demandará a contratação de 1.500 colaboradores das mais diversas áreas até 2017.

Esta será a primeira fábrica da Sumitomo Rubber Industries fora do continente asiático e receberá investimentos de R$ 560 milhões (US$ 346 milhões). A capacidade total de produção será de 15 mil pneus por dia e será atingida após três anos de operação, sendo que no primeiro ano serão produzidos 2.000 pneus por dia. Em sua primeira fase serão fabricados pneus para carros de passeio, caminhonetes e veículos de carga. O plano estratégico da empresa contempla a exportação para todos os países das Américas do Sul e Central, a partir do Brasil. Atualmente estas regiões são abastecidas com produtos vindos do Japão, Indonésia e Tailândia.

O terreno em que a fábrica ficará localizada possui uma área de aproximadamente 500.000 m² e irá adotar um novo conceito produtivo chamado sistema “Taiyo”, que aumenta a eficiência na produção de pneus radiais de passeio e camioneta. Além disso, a fábrica terá emissão zero de poluentes, resultado de modernos processos de produção e controles de emissões atmosféricas e de efluentes. Entre eles, o destaque é a estação de tratamento de água que irá garantir que a água descartada seja 100% tratada. A diretoria e a administração também serão instaladas no mesmo local da fábrica.

Com o investimento, a partir de junho de 2012 as vendas para o Brasil passam a ser realizadas pelo escritório de vendas localizado em São Paulo e os pneus comercializados serão importados pela própria Sumitomo Rubber do Brasil, direto de outras fábricas (Japão, Tailândia e Indonésia) até que a fábrica localizada na Fazenda Rio Grande comece a produção dos pneus nacionais em outubro de 2013. O objetivo da empresa é que a rede de distribuidores já esteja consolidada para o início das operações da fábrica, programada para o segundo semestre de 2013.

Publicidade