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A Ducati Supermono foi uma das mais criações de Pierre Terblanche, o renomado designer da marca italiana. A motocicleta foi construída para correr em categoria própria, com motores de um único cilindro, e conseguia extrair 75 cv de um motor de apenas 550 cilindradas. Conheça sua história.

Supermono nasceu pensada para as pistas de corrida

 

Ducati Supermono

O conceito Supermono consistia basicamente num motor monocilíndrico que, sobre uma ciclística ultra-leve, resultou em uma das motos desportivas mais singulares e ágeis. A ideia nasceu no início dos anos 90, impulsionando a criação de uma competição própria na Itália.

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Proposta incentivou concorrentes e acabou criando novas categorias ao redor do mundo. Para comparação, Ducati tinha torque de XT 660, potência de MT 07 e peso de, apenas, uma CG 160

Com o tempo, vários fabricantes aderiram a proposta, chegano inclusive criar um campeonato mundial. Assim nasceram a Bimota BB1, a monocilíndrica Yamaha SZR 660 e a Aprilia RS 660 que, com motores de média cilindrada, foram bem aceitas no mercado.

Um cilidro, 75 cv

Apesar de ‘simples’, o motor da Supermono adotava o que a tecnologia oferecia na época. Havia arrefecimento a líquido, injeção eletrônica e, por exemplo, bielas duplas. Com os seus 549 cm³ no propulsor Desmo, o conjunto entregava 75 cv a 10.000 rpm e 5.18 kgf.m a 8.000 rpm, para empurrar somente 118 kg de peso total.

Propulsor Desmo era simples, potente e o ponto alto da motocicleta italiana

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A receita também contava com chassi em treliça e suspensões assinadas pela Ohlins. Além disso, sua agilidade (e redução do peso) eram beneficiadas pela adoção de carenagem em fibra de carbono.

A Ducati Supermono também chegou às lojas, numa edição limitada a apenas 67 unidades – fabricadas entre 1993 e 1995. Hoje o modelo é uma joia para exposição e colecionadores.

Foram fabricadas apenas 67 motos para clientes, o que a torna ainda mais rara

Pierre Terblanche

A Supermono foi desenvolvida pelo designer Pierre Terblanche, com a supervisão de Massimo Bordi. Nascido e com o curso de design concluído na África do Sul, Terblanche foi o criador de inúmeras motos únicas.

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Terblanche em “casa” com as suas máquinas italianas

Sua relevância o tornou famoso por criar alguns dos modelos mais icônicos da Ducati. Ele foi nada menos que o responsável pelo design e criação das primeiras Hypermotard e Multistrada, da MH900E e da famosa esportiva Ducati 999.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza