Publicidade

Laszlo Piquet, Kleber Justino e Rafael Fonseca são os brasileiros que compõem nossa delegação no Supermoto das Nações (SMoN), que acontece no próximo final de semana, dias 22 e 23 de outubro, em Alcarras, na Espanha. Rafael é duas vezes campeão brasileiro de Supermoto, Laszlo é o atual vice e Kleber também já faturou o título da modalidade. Todos os pilotos integram a equipe Piquet Sports Supermoto Performance Motoparts.

Três pilotos da Piquet Sports Supermoto Performance Motoparts representarão o Brasil no Supermoto das Nações

Três pilotos da Piquet Sports Supermoto Performance Motoparts representarão o Brasil no Supermoto das Nações

O Supermoto das Nações (SMoN) tem o mesmo peso do Motocross das Nações, sendo considerado a “Copa do Mundo de Supermoto”. Para participar obter o seu máximo de performance na competição o trio treinou arduamente supermoto e também motocross, um dos fundamentos da modalidade, a fim de melhorar o desempenho no trecho de terra que compõe uma prova da modalidade – normalmente em torno de 30% do total do circuito – e que pode fazer toda a diferença no resultado final. Quem chefiará o time será Simão Lawant, atual Bicampeão do AMA SouthEast Supermoto, nos Estados Unidos.

Rafael Fonseca, Lazlo Piquet e Kleber Justino correrão na Espanha, neste final de semana

Rafael Fonseca, Lazlo Piquet e Kleber Justino correrão na Espanha, neste final de semana

Publicidade

“Estou muito contente em chefiar o time que disputará o Supermoto das Nações novamente. Em 2016 vamos com mais garra ainda para a disputa. Nossos pilotos estão mais maduros e experientes, inclusive em pistas fora do Brasil. Nossa expectativa é galgar resultados expressivos na competição, pois temos atletas preparados para tal.”, comenta Lawant, chefe da Piquet Sports Supermoto Performance Motoparts. Em solo espanhol os brasileiros competirão com motos Suzuki RM-Z450, da equipe espanhola Suzuki Grau Racing, que são iguais à moto do tcheco Petr Vorlíček, vencedor do Campeonato Europeu de Supermoto desse ano. Este é um desafio a mais aos brasileiros, acostumados a competir com TM SMX450Fi e CRF450R.

Mais sobre o Supermoto das Nações (SMoN)

O SMoN é um campeonato de equipes, que representam seus respectivos países, e não um campeonato de pilotos. Três pilotos das 16 melhores nações – quando há mais que 16 inscritas, há treinos qualificatórios no sábado e repescagem no domingo – disputam as baterias do SMoN. Na primeira de três, pilotos um e dois entram na pista. Na segunda, pilotos dois e três. Na terceira, pilotos 1 e 3. A pontuação, diferentemente das competições no formato tradicional, é invertida, ou seja, o primeiro colocado marca um ponto, o segundo dois pontos e assim por diante. Leva o título a equipe que tiver o menor número de pontos no somatório das três baterias. A nação vencedora leva o troféu Francesco Zerbi – como é chamada a taça da competição – para casa por um ano, parecido com o que acontece com a nação vencedora da copa do mundo de futebol, que mantém o troféu de campeã da competição durante os quatro anos de intervalo entre uma edição e outra.

Por aqui, brasileiros competem com TM SMX450Fi e CRF450R, mas lá usarão motos Suzuki RM-Z450, iguais à moto vencedora do Europeu de Supermoto deste ano

Por aqui, brasileiros competem com TM SMX450Fi e CRF450R, mas lá usarão motos Suzuki RM-Z450, iguais à moto vencedora do Europeu de Supermoto deste ano

O Supermoto das Nações será realizado nos dias 21, 22 e 23 em Alcarràs, na comunidade da Catalunha, Espanha. A sexta-feira (21) é reservada às atividades fora de pista, como vistorias técnicas nas motos, equipamentos e também no circuito. No sábado (22) serão realizados os treinos livres e classificatórios, além dos treinos do Campeonato Catalão de Supermoto. No domingo (23) serão realizadas as corridas.
A equipe Piquet Sports Supermoto Performance Motoparts tem o patrocínio de Performance Motoparts, o apoio de Autotrac, IMS Race Wear e Magic Brazil.

Publicidade

Separador_motosFonte: NS Comcunicação 2.0

 

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza