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2015 Nissan Murano SUVO Insurance Institute for Highway Safety americano, ou Instituto de Seguros pela Segurança Rodoviária, introduziu o teste dos 25% em 2012 para substituir os testes de colisões dianteiras governamentais. Os 25% significam uma colisão com apenas um quarto da largura dianteira do veículo a 64 km/h, contra uma barreira de concreto. O resultado é um teste mais severo do que as colisões de frente total (100%).

Os testes mais recentes, realizados com SUVs de tamanho e peso médios, tiveram resultados desagradáveis para seus fabricantes: dos sete veículos, apenas três receberam nota aceitável ou melhor. O Nissan Murano (veículo que não é comercializado no Brasil) e o Jipe Wrangler receberam nota ‘boa’, seguidos do Ford Flex* com ‘aceitável’.suv2

Apenas como um aviso, o Ford Flex nada tem a ver com um motor bicombustível.

Os outros três, Jeep Cherokee, Dodge Durango e Hyundai Santa Fe, ficaram com nota ‘marginal’. Por fim, o Dodge Journey ficou com a pior nota do grupo, dentro da marginal. No lado oposto, a melhor nota foi do Nissan Murano, com Top Safety Pick Plus (melhor escolha de segurança) do IIHS.

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José Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de veículos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania. É editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de redação da revista Carga & Transporte.

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