A nova esportiva da Suzuki 8R deve chegar no Brasil no dia 17 de março, ampliando a linha de motocicletas baseadas na plataforma de dois cilindros da marca japonesa.

A GSX-8R reina praticamente sozinha nessa faixa de cilindrada, mas isso não quer dizer que não terá concorrência. 3 fortes nomes competem com a Suzuki, cujo preço parte de R$ 56.900.
Um pouco sobre a 8R
A 8R compartilha diversos componentes com sua irmã naked, como o painel em TFT, farol, chassi, motor, freios e rodas. No entanto, existem diferenças na suspensão, um dos pontos que tornam a 8R uma opção mais esportiva, além da óbvia carenagem.
A 8R utiliza o motor bicilíndrico de 776 cc, entregando 83 cv a 8.500 rpm e 7,95 kgf.m de torque a 6.800 rpm. Ela desempenha bem tanto em baixa quanto em alta rotação. Para sua categoria ela é bem leve, pesando 205
Equipada com três modos de pilotagem (SDMS), controle de tração ajustável. O câmbio de 6 velocidades possui, quickshifter bidirecional e todo o conjunto pode chegar a 210 km/h segundo a própria marca.
Veja também:
GSX-8S Type S: Suzuki trabalha na própria ‘Kawasaki RS’
MotoGP na Argentina: onde assistir, horários e favoritos
Lançamentos para o Brasil: Honda confirma 4 modelos em 2025
Suzuki GSX-8R vs Honda CBR 650R
Mesmo com motor de 4 cilindros, a Honda CBR 650R compete com a Suzuki. Entregando 88 cv a 11.500 rpm e 6,13 kgf.m de torque a 8.000 rpm. A CBR tem um ronco (muito) empolgante e se dá muito bem com giro mais alto. No peso, são 208 kg.
A Honda traz uma pegada mais esportiva, mas não tem tantos aspectos tecnológicos como a carenada da Suzuki, mas seu motor e desempenho não deixam nem um pouco a desejar. O seu preço parte de R$55.360 no site da marca.
Suzuki GSX-8R vs Triumph Daytona 660
A Daytona 660 é a mais potente das três motos desse comparativo. Com um motor tricilíndrico de 660 cc, ela entrega 95 cv a 11,250 rpm e 6,9 kgf.m de torque a 8.250 rotações.
Apesar de ser muito potente a Daytona tem uma entrega bastante linear, mandando bem em todas as faixas de rotação. No site da marca, a motocicleta de três cilindros custa a partir de R$ 56.490.
Suzuki GSX-8R vs Kawasaki Ninja 650
A Ninja 650 também utiliza dois cilindros, mas em um motor de 649 cc, gerando 68 cv a 8.000 rpm e 6,5 kgf.m de torque a 6.700 rpm. No design a Ninja mantém um visual mais clássico da linha ZX, mas com o posicionamento de pilotagem menos agressivo.
Mesmo sendo mais “mansa” do que a 8R, a Kawasaki 650 compete com ela por conta de seu visual e faixa de preço. No site da Kawasaki ela é cotada a partir de R$ 49.350 sem o frete.