Anote na agenda: terça-feira, 6 de outubro de 2021. É neste dia que a Suzuki do Brasil irá apresentar a nova V-Strom 1050 ao mercado nacional. Será um evento online, destinado a diferentes públicos ligados à empresa e ao segmento.
Na ocasião a marca irá revelar os detalhes da vinda de sua nova big trail ao país. Preço, cores e versões estão entre os dados a serem apresentados.
Nova V-Strom 1050 no Brasil
Pelo que a fabricante adiantou anteriormente, durante outro lançamento do grupo JTZ, as primeiras unidades da 1050 chegam às lojas até a segunda quinzena de outubro. Entretanto, o cronograma pode ter sido afetado pela pandemia e seus desdobramentos.
Já sobre o preço a Suzuki não deu qualquer spoiler. Entretanto, podemos ter uma previsão com base nos valores cobrados em outros mercados, onde a V-Strom 1050 e a geração anterior seguem à venda lado a lado.
Nos Estados Unidos, por exemplo, a 1050 parte dos 13.999 dólares, enquanto a antecessora tem preço iniciando nos 12.999. As versões topo de linha (XT Adventure) custam 16.999 e 14.599 dolares, respectivamente.
Desta forma, por lá a nova big trail da Suzuki custa em média 12% a mais que a antiga 1.000. Como a V-Strom 1000 tem preços sugeridos entre R$ 68.994 e R$ 71.994 aqui, podemos estimar que o preço da V-Strom 1050 no Brasil fique entre R$ 82.790 e R$ 86.400.
Lembrando: isto é a apenas uma estimativa, onde podemos ser surpreendidos negativa ou positivamente. Como dito, o preço final da nova Suzuki V-Strom no nosso mercado será revelado na próxima terça-feira, 6 de outubro.
Como é a nova big trail da Suzuki
A nova V-Strom 1050 mantém algumas heranças da antecessora na plataforma, mas possui uma série de novidades. As maiores estão na eletrônica e no design, insporado na DR Big dos anos 1980.
Assim, há o Suzuki Intelligent Ride System, pacote com vários auxílios para o piloto, voltados a diferentes situações e tipos de pilotagem. O SIRS é composto, entre outros itens, de ABS para curvas, unidade de medição de inércia, controle de tração em três níveis – que também pode ser desligado – e três modos de pilotagem.
Ea lista de recursos eletrônicos segue. Para fazer frente às concorrentes, a nova V-Strom tem controle de velocidade de cruzeiro, iluminação full LED, tomada USB, painel em LCD completo, sistema LowRPM. A embreagem assistida e deslizante (Suzuki Assist Clutch System), claro, também está lá.
Já o motor manteve a mesma estrutura da 1000, inclusive os 1.037 cm³. Porém, foi atualizado para atender à Euro5 e sua potência subiu de 101 cv para 107 cv, ao tempo em que o torque reduziu de 10,5 kgf.m para 10,2 kgf.m. Ele está girando um pouco mais alto, a potência máxima chega em 8.500 rpm e o torque aos 6.000 rpm, diante dos 8.000 e 4.000 da antecessora.