Enquanto no Brasil ela já deu tchau há algum tempo, a simpática e clássica Suzuki SV 650 continua firme e forte no exterior

Enquanto no Brasil ela já deu tchau há algum tempo, a simpática e clássica Suzuki SV 650 continua firme e forte no exterior (sim, ela ainda está em linha). E o mais curioso é que, mesmo com o lançamento de motos muito mais modernas, como a nova Suzuki GSX-8S, a veterana SV segue conquistando fãs, agora ela está sendo vendida também na Malásia.

Suzuki SV 650 2025 Reino Unido 2
A SV 650 continua em produção no exterior e faz sucesso – Foto: divulgação

Lançada originalmente em 1999, a SV 650 ganhou espaço por unir um motor V2 de 645 cm³ super confiável com um visual descomplicado e uma tocada divertida, o mesmo usado pela amada V-Strom 650. A SV era a escolha de quem queria uma moto “na medida“: nem exageradamente potente, nem sem graça. Simples, boa de curva e fácil de manter.

Suzuki SV650ABS 2 21 11
A Suzuki utilizou o mesmo motor da V-Strom 650 – Foto: divulgação

Aqui no Brasil, ela teve seus momentos de glória, mas acabou saindo de linha — o que é até compreensível, já que nosso mercado tem lá suas peculiaridades e preferências. Mas lá fora, principalmente na Europa e nos Estados Unidos, a SV virou uma espécie de cult bike. Muita gente ainda a vê como uma ótima opção para iniciantes que não querem cair direto nas 4 cilindros, mas também não querem algo “sem sal”.

Veja também:

Motos 0km: Suzuki com descontos de até R$ 5,6 mil em abril

Haojue DK 150 ultrapassa a DR 160 nas vendas

Além da NS 400! 3 motos que a Bajaj já deveria ter trazido ao BR

Muitos acreditavam que com a chegada da Suzuki GSX-8S, uma naked maior, mais moderna, com motor bicilíndrico paralelo de 776 cc, que entrega 83 cv a 8500 rpm e torque de 7,95 kfg a 6800 rpm, com design arrojado e eletrônica atualizada, a SV sairia de linha. Não foi o que aconteceu.

lancamentos de motos suzuki gsx 8s
A 8S é outro estilo de naked, bem diferente da SV – Foto: divulgação

Talvez o segredo esteja justamente na simplicidade. A SV 650 não promete dominar pistas, nem ostenta painel TFT de última geração ou modos de pilotagem mil. Ela é básica, honesta e impressionantemente econômica. .

Para quem está de olho em uma moto confiável, divertida e com pegada de naked old school, a SV ficou no Brasil de 2013 a 2020, podendo ser encontrada por R$ 42.068 para o último modelo (Fipe).

Suzuki Sv 650
A Suzuki tem 73 cavalos e 6,5 kgf.m torque – Foto: divulgação

Lá no exterior, especificamente no Reino Unido, essa clássica comemorativa de 25 anos tem preço divulgado de 7.399 libras, algo em torno de de R$ 52 mil em conversão direta. Para comparação, custa cerca de 10% menos que uma GSX-8S, com preço sugerido de 8.299 libras (R$ 62 mil) por lá. No Brasil, a nova naked custa R$ 54.500. E aí, gostaria de ter a SV650 de volta?

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio