Com a Suzuki GSX-S1000 e a Triumph Tiger 900 Rally, a PM do Paraná moderniza frota. Bandidagem que se cuide!

A Polícia Militar do Paraná realizou um dos maiores investimentos recentes na modernização da sua frota. Foram incorporadas 129 motocicletas Suzuki GSX-S1000 e 80 unidades da Triumph Tiger 900 Rally, além de 222 veículos de quatro rodas.

Agora na polícia: 129 motocicletas Suzuki GSX-S1000 - Divulgação
Agora na polícia: 129 motocicletas Suzuki GSX-S1000 – Divulgação

As motocicletas serão destinadas à Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (Cirocam), uma das unidades do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). As regiões atendidas incluem Curitiba, Região Metropolitana, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel.

De acordo com o comando da Cirocam, as motos entram em operação para substituir veículos antigos e aumentar a eficiência das equipes, que atuam em operações de resposta rápida e patrulhamento em áreas de difícil acesso para viaturas tradicionais.

Veja Também:

V-Strom 800: enfim, Suzuki mostrou aguardada versão de entrada no Brasil

Vai ocupar o lugar da Tracer? Suzuki lança sua nova crossover no BR

Aposentada no BR, essa moto Suzuki se recusa a sair de linha lá fora

Desempenho e tecnologia da Suzuki GSX-S1000

A Suzuki GSX-S1000 foi selecionada para compor a frota pela sua combinação de potência, controle e tecnologia embarcada. O modelo utiliza motor de 999 cilindradas, derivado da esportiva GSX-R1000, entregando 152 cavalos de potência a 11.000 rpm e torque de 10,8 kgfm a 9.250 rpm.

Bandidagem, melhor esquecer a fuga! Segundo os últimos dados que temos, a aceleração vai de 0 a 200 km/h em 6,67 segundos!

O pacote eletrônico da GSX-S1000 é formado pelo Suzuki Intelligent Ride System (SIRS), que permite ao condutor escolher diferentes ajustes de desempenho, adequando a moto ao tipo de operação. O controle de tração oferece vários níveis de intervenção, complementado pelo quickshifter bidirecional, que permite trocas de marchas sem uso da embreagem, tanto para cima quanto para baixo.

Além disso, a moto possui modos de condução selecionáveis pelo Suzuki Drive Mode Selector, assistência de baixa rotação que melhora a condução em velocidades reduzidas, sistema de partida facilitada e embreagem assistida que proporciona maior suavidade nas mudanças de marcha.

Suzuki GSX-S1000 - Divulgação
Suzuki GSX-S1000 – Divulgação

Na parte ciclística, a suspensão dianteira conta com garfo invertido KYB com ajustes de compressão, retorno e pré-carga, enquanto na traseira há um monoamortecedor com 130 mm de curso e ajuste de pré-carga. O sistema de freios inclui pinças dianteiras de montagem radial, com ABS de dois canais, projetado para oferecer segurança e controle em situações extremas.

A Triumph Tiger 900 Rally no patrulhamento tático

Para complementar a atuação das equipes, especialmente em terrenos mistos, a PM também incorporou a Triumph Tiger 900 Rally. O modelo é equipado com motor tricilíndrico de 888 cc, que oferece potência de 93,9 cavalos e torque máximo de 8,7 kgfm.

Triumph Tiger 900 Rally no patrulhamento tático - Divulgação
Triumph Tiger 900 Rally no patrulhamento tático – Divulgação

A Tiger 900 Rally conta com pacote eletrônico robusto, incluindo seis modos de pilotagem, controle de tração, ABS otimizado para curvas e embreagem assistida. O modelo possui também um painel TFT de 7 polegadas, totalmente digital e com conectividade, facilitando o acesso às informações da moto e configurações de pilotagem.

Projetada para oferecer desempenho tanto no asfalto quanto fora dele, a Tiger 900 se mostra uma aliada eficiente para patrulhamento em regiões onde a GSX-S1000, que tem foco urbano e rodoviário, apresenta limitações.

As motocicletas proporcionam maior agilidade, capacidade de resposta e mobilidade em ambientes urbanos, especialmente em situações onde o uso de viaturas é inviável. Segundo o comando da Cirocam, as novas motos permitem não apenas deslocamentos rápidos, mas também garantem eficiência em abordagens e intervenções, além de aumentar a segurança dos policiais durante as operações.

O reforço na frota da Polícia Militar do Paraná, com a Suzuki GSX-S1000 e a Tiger 900 Rally, reflete a busca por eficiência operacional, resposta ágil e capacidade técnica no enfrentamento dos desafios atuais da segurança pública no estado. O investimento total soma R$ 63,2 milhões.

Postado por
Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio