Publicidade

Apesar de nunca ter vindo ao Brasil, a Yamaha Ténéré 700 faz muito sucesso no exterior. Pode não ser a mais equipada entre as trail, mas entrega o necessário, ao melhor estilo ‘raiz’. Não por acaso, sua ausência no mercado nacional frustra uma legião de fãs por aqui. Enquanto aqui não temos sequer a T7, lá fora uma Tenere 900 pode vir em breve.

Yamaha trabalha em Ténéré 900

De acordo com o site francês Moto Station, o time de desenvolvimento da Yamaha já trabalha no projeto da nova Ténéré 900. O tema foi inclusive capa da revista Moto Revue, uma das publicações sobre motos mais tradicionais da Europa.

revista com a nova yamaha tenere 900

Rumor sobre a novidade foi capa na França

Segundo os rumores, o projeto da nova moto já estaria em fase avançada. O modelo seguiria o padrão já utilizado na T7 a respeito do compartilhamento de conjuntos. Enquanto a atual Ténéré 700 usa o motor CP2 da naked MT-07, XSR 700 e R7 – a nova ‘T9’ utilizaria toda a mecânica da MT-09, XSR 900, Tracer 9 e Niken.

Publicidade

Estamos falando do motor CP3 de três cilindros de 889 cm³. Nos atuais modelos em produção ele entrega potência máxima de 119 cv a 10.000 rpm e 9,48 kgf.m de torque máximo em 7.000 giros. No entanto, poderia receber ajustes para se adequar melhor a trail.

Publicações francesas convidaram o designer Nicolas Petit, para desenhar as imagens da Yamaha Ténéré 900

As informações sobre a suposta novidade ainda são escassas. Mas espera-se que a Ténéré 900 venha com a mais alta e recente tecnologia., sendo mais generosa neste aspecto que a econômica T7. Seria uma moto com controle de tração, modos de pilotagem e ajustes eletrônicos, tudo isso para enfrentar as rivais em pé de igualdade.

Veja também:

Publicidade
yamaha tenere 900 branca

Segundo os rumores, a nova ‘T9’ poderia estar em fase final de desenvolvimento

Fôlego no mercado

Ainda que a tal Ténéré 900 seja apenas um rumor, se confirmada, a novidade daria ainda mais fôlego ao produto da Yamaha. Seria uma boa cartada para enfrentar modelos como a BMW F 850 GS, KTM 890 e Triumph Tiger 900, todos disponibilizados no Brasil, além da europeia Husqvarna Norden 901.

quanto custa a tenere 700

Sucesso na Europa e nos Estados Unidos, a Tenere 700 nunca veio ao Brasil. No exterior, custa cerca de 10.400 euros (R$ 55 mil), 40% mais cara que a MT 07. Aqui a MT tem preço sugerido de R$ 45.190 e ainda está com uma geração de defasagem

No entanto, ainda não seria dessa vez que a Yamaha contaria com uma substituta para a extinta Super Ténéré 1200. Sem um modelo big trail de grande capacidade, a marca segue deixando o caminho livre para a BMW R 1250 GS, Honda Africa Twin e Triumph Tiger 1200, todas à venda no mercado brasileiro.

Publicidade

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]