Apesar de nunca ter vindo ao Brasil, a Yamaha Ténéré 700 faz muito sucesso no exterior. Pode não ser a mais equipada entre as trail, mas entrega o necessário, ao melhor estilo ‘raiz’. Não por acaso, sua ausência no mercado nacional frustra uma legião de fãs por aqui. Enquanto aqui não temos sequer a T7, lá fora uma Tenere 900 pode vir em breve.
Yamaha trabalha em Ténéré 900
De acordo com o site francês Moto Station, o time de desenvolvimento da Yamaha já trabalha no projeto da nova Ténéré 900. O tema foi inclusive capa da revista Moto Revue, uma das publicações sobre motos mais tradicionais da Europa.
Segundo os rumores, o projeto da nova moto já estaria em fase avançada. O modelo seguiria o padrão já utilizado na T7 a respeito do compartilhamento de conjuntos. Enquanto a atual Ténéré 700 usa o motor CP2 da naked MT-07, XSR 700 e R7 – a nova ‘T9’ utilizaria toda a mecânica da MT-09, XSR 900, Tracer 9 e Niken.
Estamos falando do motor CP3 de três cilindros de 889 cm³. Nos atuais modelos em produção ele entrega potência máxima de 119 cv a 10.000 rpm e 9,48 kgf.m de torque máximo em 7.000 giros. No entanto, poderia receber ajustes para se adequar melhor a trail.
As informações sobre a suposta novidade ainda são escassas. Mas espera-se que a Ténéré 900 venha com a mais alta e recente tecnologia., sendo mais generosa neste aspecto que a econômica T7. Seria uma moto com controle de tração, modos de pilotagem e ajustes eletrônicos, tudo isso para enfrentar as rivais em pé de igualdade.
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Fôlego no mercado
Ainda que a tal Ténéré 900 seja apenas um rumor, se confirmada, a novidade daria ainda mais fôlego ao produto da Yamaha. Seria uma boa cartada para enfrentar modelos como a BMW F 850 GS, KTM 890 e Triumph Tiger 900, todos disponibilizados no Brasil, além da europeia Husqvarna Norden 901.
No entanto, ainda não seria dessa vez que a Yamaha contaria com uma substituta para a extinta Super Ténéré 1200. Sem um modelo big trail de grande capacidade, a marca segue deixando o caminho livre para a BMW R 1250 GS, Honda Africa Twin e Triumph Tiger 1200, todas à venda no mercado brasileiro.