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A Ducati não pretende aumentar o motor da Multistrada V4. Segundo os desenvolvedores da marca italiana, ainda não é hora de subir a cilindrada da big trail. Confira qual deve ser o caminho adotado pela marca, para a moto adventure.

Ducati não pretende aumentar motor da Multistrada

A plataforma da big trail Multistrada V4 não deve receber um aumento na cilindrada tão breve. Segundo o time de desenvolvedores da Ducati, a empresa está atualmente optando por evitar uma corrida desenfreada – entre as rivais – pelo aumento da capacidade cúbica.

BMW 1300 GS

Ao que tudo indica, Multistrada não deve seguir o caminho da GS vista acima, que seguiu aumentando a cilindrada

Para ilustrar o caso, a BMW lançou recentemente um aumento de capacidade de tamanho de seus motores para 1300 cc, apresentando a nova geração da GS. Junto disso, a concorrente KTM também, provavelmente, deve apresentar uma nova 1390 Super Adventure – para substituir as atuais 1290.

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Desta forma, seria razoável esperar que a Ducati seguisse essa onda, planejando um movimento semelhante. A mudança de motores também viria de encontro com os novos regulamentos de emissões europeus do Euro5+ se aproximando. Contudo, não deve ser a atitude adotada pela marca italiana.

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Multistrada

Atualmente, Multistrada entrega 170 cv (ou 180 cv na versão RS), segundo a marca é o suficiente para o momento

Tá bom assim?

Segundo Andrea Rossi, da equipe de desenvolvimento da Multistrada, “a marca não está procurando aumentar a capacidade da big trail”. Além disso, a fabricante entende que os concorrentes querem aumentar o deslocamento, porque querem melhorar sua potência.

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Entretanto, segundo o ponto de vista italiano, eles já têm um bom resultado e a melhor moto. Junto disso, o objetivo da marca hoje é a confiabilidade, algo que, de acordo com o time de desenvolvimento, já foi atingido.

Multistrada

Segundo a Ducati, hoje a prioridade é a confiabilidade, não a potência máxima de cada usina

Atualmente, toda a linha Multistrada V4 é movida pelo motor de 4 cilindros em “L” de 1.158 cm³. Um propulsor V4 (V a 90 graus) derivado da esportiva Panigale. A usina com diversas modificações dedicadas para a big trail, incluindo a troca do comando de válvulas desmodrômico da Ducati por um tipo convencional.

Desta forma, o motor entrega potência máxima de 170 cv a 10.500 rpm e torque máximo de 12,7 kgfm aos 8.750 giros. O propulsor tem ainda o auxílio do câmbio de seis velocidades com quickshifter bidirecional. Enfim, a big trail garante desempenho digno de esportiva, com 0 a 100 km/h em pouco mais de 3 segundos e velocidade máxima acima dos 250 km/h.

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Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]