Publicidade
O Team Brazil volta para a França, base da equipe, onde se prepara para o próximo GP -

O Team Brazil volta para a França, base da equipe, onde se prepara para o próximo GP -

A primeira equipe 100% brasileira em um mundial de motovelocidade estreou com o pé direito neste domingo, 1º. Na etapa de abertura do Mundial de SuperStock 1.000cc Fim Cup, no circuito de Imola, na Itália, o Team Brazil somou seus primeiros dois pontos da temporada 2012, com Philippe Thiriet (#36), que fez um corrida ousada e chegou em 14º lugar. O outro brasileiro da equipe, Heber Perosa (#42), que fazia sua primeira corrida internacional, caiu na sexta volta da prova, quando estava na 17ª posição.

A corrida
No último treino classificatório para o GP de Imola, Pedrosa e Thiriet conseguiram, respectivamente, 20º e 21º lugares no grid. Na corrida, logo na largada, os brasileiros se deram bem e ganharam várias posições: Pedrosa ultrapassou três adversários; Thiriet, cinco.

Philippe Thiriet (#36) chegou em 14º e somou dois pontos

Philippe Thiriet (#36) chegou em 14º e somou dois pontos

Publicidade

Estreando em uma prova internacional, Pedrosa, de 24 anos, vinha fazendo uma corrida ousada, mostrando toda a sua vontade de conseguir um bom resultado na Itália. Na sexta volta, porém, o brasileiro sofreu uma queda quando era o 17º colocado e teve que abandonar a corrida. O piloto #42, que não teve nenhuma lesão, lamentou ocorrido, mas se disse satisfeito com o seu desempenho no fim de semana.

“Estava andando sem sobressaltos, com possibilidade de ultrapassagens, mas o objetivo maior era completar a prova – a minha primeira internacional –; entretanto, uma pequena distração provocou a queda. Isso servirá de alerta para as próximas etapas. Consegui bons tempos na sexta e no sábado, fiquei muito perto do Top 15, que, aliás, é o meu objetivo para as próximas etapas. É assim mesmo. Estou tranquilo, a motovelocidade está sujeita a esses percalços. Agora é a hora de treinar mais, adquirir mais experiência e ir com tudo para a próxima corrida”, afirmou Pedrosa.

Thiriet, por sua vez, manteve a consistência que vinha demonstrando no fim de semana, ganhou mais posições e terminou o GP de Imola na 14ª posição, somando os dois primeiros pontos para o Team Brasil no Mundial de STK 1.000cc Fim Cup. O brasileiro se disse feliz com o resultado.

“Sei da dificuldade que é disputar um campeonato internacional. Na corrida de hoje, procurei largar bem e manter um bom ritmo para atacar os adversários. Estou muito feliz por ter pontuado na minha primeira prova. Sinto que é possível evoluir mais e conseguir melhores posições no campeonato”, analisou. Thiriet falou sobre a queda do companheiro de equipe. “Isso acontece com todos. O Pedrosa vinha muito bem em todo o fim de semana, andando, inclusive, mais rápido do que eu em alguns treinos. Ele é novo e vai evoluir muito ainda.”

Publicidade

Com o término da primeira etapa, os pilotos do Team Brazil voltam para a base da equipe, na cidade de Benevent (França) pra dar continuidade aos treinos. O próximo desafio da dupla brazuca será no circuito de Assen, na Holanda, onde será realizada a segunda etapa do Mundial de STK 1.000cc Fim Cup, no dia 22 de abril. Pedrosa e Thiriet vão disputar as dez provas do campeonato previstas para 2012.

O GP de Imola do Mundial de STK foi vencido pelo francês Sylvian Barrier.

O Team Brazil conta com o apoio oficial da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), bem como da MT Capacetes e Botas Sidi.

O projeto só foi possível graças à Treetech Sistemas Digitais, uma empresa especializada em tecnologia e monitoramento na gestão de energia elétrica, que presta serviço para as principais empresas de energia do Brasil, além de estar presente em países como Portugal, Rússia, França e Itália.

Publicidade

Resultado Mundial de STK 1.000cc Fim Cup em Ímola (15 primeiros)

1 S. Barrier (FRA/BMW Motorrad Italia GoldBet)
2 L. Baz (FRA/MRS)
3 E. LA Marra (ITA/Barni Racing Team Italia)
4 M. Reiterberger (GER/Team Alpha Racing)
5 B. Staring (AUS/Team Pedercini)
6 F. Massei (ITA/EAB Ten Kate Junior Team)
7 K. Coghlan (GBR/DMC Racing)
8 L. Savadori (ITA/Barni Racing Team Italia)
9 T. Svitok (SVK/SK Energy Racing Team)
10 A. Chmielewski (POL/Red Devils Roma)
11 F. Dittadi (ITA/Team Riviera)
12 A. Gyorfi (HUN/MetalCom-Adrenalin H-Moto)
13 T. Dias (POR/Team Dias)
14 P. Thiriet (BRA/Team Brazil)
15 L. Baroni (ITA/BMW Motorrad Italia GoldBet)