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Audi, Daimler e GM trabalham nas possibilidades de comunicação entre veículos e infra-estrutura, visando segurança, eficiência e conveniência. As três operam frotas de veículos especialmente equipados, usando-as para identificar e resolver problemas e oportunidades do dia-a-dia dos mais diversos tipos de motoristas, carros e vias, principalmente na Europa e Estados Unidos.
A Daimler opera um sistema chamado C2X, derivado dos resultados de seus projetos anteriores Network on Wheels (NoW, rede sobre rodas) e Fleetnet (rede de frota rápida). O C2X antevê uma rede de veículos que não apenas ‘falam’ e compartilham informações uns com os outros mas também com a infra-estrutura, como sinais de trânsito que podem funcionar de acordo com a demanda instantânea de cada via, otimizando o fluxo do sistema como um todo. O teste de campo está sendo conduzido como parte do simTD (safe intelligent mobility – Test field Deutschland, mobilidade segura e inteligente, campo de testes da Alemanha), um projeto de pesquisas colaborativo entre fabricantes de automóveis, fornecedores automotivos, institutos de pesquisas, companhias de comunicação e o setor público. Os testes irão até o fim do ano, para determinar sua adequabilidade.

O C2X tem um envolvimento íntimo com o Car 2 Car (car to car) Communication Consortium (C2C CC), buscando padronização do sistema para que funcione em toda a Europa.

O mesmo sistema está em pesquisas e testes desde 2006 no campus da companhia em Palo Alto, na Califórnia, visando adaptá-lo às particularidades do mercado americano.