Publicidade

Enfim, a BMW lançou a aguardada R 1300 GSA. A versão topo de linha da sua principal big trail atraiu olhares pelo visual incomum e promete ser o modelo mais equipado da linha, com direito a ‘tanque porta café’ e câmbio automatizado. Afinal, vale a pena esperar a novidade chegar ao Brasil? Veja os principais destaques e exclusividades da nova GS 1300 Adventure.

 

Ficha técnica da GS 1300 Adventure

A BMW 1300 GSA foi apresentada no festival Motorrad Days, na Alemanha. O modelo foi pensado para elevar o nível das aventuras encaradas pelos clientes da marca, com doses extras de autonomia e conforto. Estará disponível em quatro versões a exibe exclusividades, como o câmbio semiautomático.

bmw gs 1300 adventure off road

A GS 1300 Adventure tem recursos inéditos e visual próprio para encarar aventuras. Já seu peso, acima dos 300 kg quando abastecida, não parece um empecilho para a BMW

Publicidade

 

Desta forma, aposta num design disruptivo, numa extensa lista de itens de série e no oferecimento de inúmeros recursos como opcionais. Entretanto, mantém a base já conhecida da GS 1300 padrão.

O motor é um dos itens compartilhados. Assim, a nova big trail segue movida pelo boxer de 1.300 cc, que entrega 145 cv e 15,2 kgf.m de potência e torque máximos, a 7.750 rpm e 6.500 rpm. Na ciclística, adota o chassi, rodas e suspensões também já conhecidos. Sem itens opcionais e desabastecida, pesa 268 kg.

 

Publicidade

 

Principais novidades da BMW GSA 1300

1. Design

A exclusividade (literalmente) mais visível da GSA 1300 em relação a GS 1300 padrão é seu visual. O lançamento apresenta um design próprio, com linhas volumosas e retas. Algo que rapidamente dividiu a opinião dos fãs da marca e do segmento. E, claro, ele parece ter uma explicação lógica.

Visual tem linhas retas e volumosas. Joga o olhar para o grande tanque de 30 litros, uma exclusividade da GSA 1300

Para o chefe de desenvolvimento da BMW Motorrad, Christof Lischka, o visual reforça o propósito da moto, ressaltando seu conforto. “Nunca antes o conforto do assento, a ergonomia e a proteção contra o vento e o clima foram tão harmoniosamente combinados com manuseio preciso, conforto de suspensão excepcional e funcionamento suave”, disse o executivo. Outro destaque são os LED adicionais, posicionados no tanque.

Publicidade

 

2. Tanque com ‘porta copo’

Se o visual é disruptivo, na autonomia a BMW não quis fugir à tradição. Assim, equipou a nova 1300 com a capacidade já vista em antecessoras da linha Adventure. Ou seja, 30 litros. Lembrando: a GS 1300 padrão tem ‘apenas’ 19 litros no compartimento.

bmw gs 1300 adventure tem tanque com porta copos

Note as laterais antiderrapantes. Elas devem servir como uma espécie de porta copos quando a moto estiver parada

Naturalmente, o grande tanque é uma peça central no design quadrado e volumoso da nova GSA. E é aí que entra uma curiosidade: ele ganhou superfícies planas nas laterais, revestidas por um material antiderrapante. Na prática, deve funcionar como uma espécie de porta objetos, onde ‘o motociclista poderá deixar sua xícara de café quente‘ enquanto estiver parado ao lado da moto.

 

3. Recursos eletrônicos

Para possibilitar viagens de moto longas e seguras, a nova GS 1300 Adventure recebeu o que a BMW possui de melhor no quesito tecnologia. A lista de itens de série é extensa, com ABS para curvas, quatro modos de pilotagem (Rain, Road, Eco e Enduro), controle de freio motor, assistência para partida em aclive e muito mais.

eletrônica da gsa 1300 bmw

GSA 1300 tem todos os recursos já vistos na GS padrão, como DCC, DSA, ACC e FCW. Como exclusividade, tem nova iluminação auxiliar e função Aviso de Colisão Traseira (RECW)

A lista de possibilidade segue. Há Cruise Control Dinâmico com função de frenagem (DCC), Dynamic Suspension Adjustment (DSA), Cruise Control Ativo (ACC) e Alerta de Colisão Frontal (FCW). Uma novidade na linha GS 1300 é o Aviso de Colisão Traseira (RECW). Vale lembrar que muitos destes recursos são oferecidos apenas como opcionais.

Veja também:

 

4. Nova GS 1300 Adventure com câmbio automático

Certamente, uma das principais novidades da GS 1300 Adventure está no câmbio. Afinal, é a primeira moto big trail da BMW com possibilidade de trocas automáticas de marchas – ainda que mediante um item opcional.

É o Automated Shift Assistant (ASA). Desenvolvido pela marca ao longo de 5 anos, se baseia numa transmissão tradicional de 6 velocidades, com atuadores elétricos acionando a embreagem, seja na hora de arrancar, subir ou descer marchas. Assim, não há embreagem na mão.

Câmbio automatizado aposenta a manete de embreagem, mas mantém o pedal no pé esquerdo. Trocas também pode ser feitas automaticamente

Na prática, há duas formas de funcionamento. No modo ‘M’, o piloto passa as marchas manualmente, usando a alavanca junto ao pé esquerdo. Já no modo ‘D’, a moto fará as trocas automaticamente, através de pontos pré-selecionados. Desta forma, a Unidade de Controle de Transmissão irá interpretar o estilo de pilotagem do motociclista e o modo de pilotagem em que a moto está.

 

5. Preço da nova BMW GSA 1300

Para concluir esta apresentação da nova GS 1300 Adventure, outra novidade relevante: o preço. A marca ainda não revelou o valor para a maioria dos mercados, mas já deu alguns spoilers.

preço da gs 1300 adventure

Nova GS 1300 Adventure terá 4 versões, com preço inicial cerca de 15% acima da GS padrão. Esta é a topo de linha, a Option 719 Karakorum

No Reino Unido, por exemplo, a GSA 1300 custa 18.300 libras – aproximadamente de R$ 129 mil em conversão simples. Ou seja, cerca de 15% mais cara que a GS 1300 padrão (oferecida a 15.990 libras) e 12% acima da GSA 1250 (16.360 libras).

Este é o preço da GSA 1300 em sua versão básica e vale lembrar que muitos recursos são adicionais. O câmbio automatizado encarece o modelo em 3 mil libras, chegando a 21.300 libras (R$ 150 mil).

 

Nova big trail BMW 1300 GSA virá ao Brasil?

A nova BMW estará disponível em 4 versões: Basic (Racing Red), Style Triple Black (tons de preto com o tanque colorido), Style GS Trophy (nas cores Motorsport da BMW) e Option 719 Karakorum. Além do tom Aurelius Green matt metallic, a variante topo de linha peças de liga leve com acabamento shadow milled e o tradicional emblema “Option 719” na tampa do tanque.

Lançamento da GS 1300 Adventure no Brasil ainda não tem data ou preço, mas é apenas questão de tempo diante do sucesso da versão padrão por aqui

E o Brasil? A BMW ainda não antecipou quando teremos a nova 1300 GSA à venda por aqui, tampouco qual será seu preço. Porém, o lançamento é apenas questão de tempo, diante do sucesso que a família faz no país. Atualmente, a GS 1300 padrão tem preço variando de R$ 99.900 a R$ 126.900.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza