Não, nós não cansamos de falar da Tenere 700. A trail chamou a atenção do mundo quando surgiu como T7 Concept e tem sido um sucesso de vendas desde julho de 2019, quando chegou às lojas. Porém, como sabemos, o modelo ainda não veio ao nosso país.
Mas o fato de não ter a Tenere 700 no Brasil não nos impede de admirar seus feitos e conquistas – como estrelar filmes. E, também, seus projetos de personalização. Um dos mais interessantes foi realizado na Itália e levou a aventureira de volta às suas raízes, de volta aos anos 1970.
Tenere 700 personalizada
Os responsáveis pelo projeto são da subsidiária italiana da Deus Ex Machina. A inspiração para criar esta Tenere 700 personalizada veio dos grandes ralis dos anos 1970 e 1980, especialmente do Paris-Dakar. Aliás, foi neste cenário que a primeira XT 600 Tenere foi criada.
As principais mudanças, claro, estão no visual. Para remeter às antigas motos grandalhonas das competições, os customizadores desenharam e imprimiram moldes em 3D, que foram encaixados ao chassi da T7. Depois, criaram paineis em fibra de vidro sobre o molde impresso.
Assim, há uma grande moldura em torno do tanque de combusível. Já a traseira ficou mais curta e plana, praticamente no mesmo nível do assento. Falando nele, o banco é plano, sem níveis, para facilitar os movimentos sobre a moto no fora de estrada.
E também houve os grafismos. Esta Tenere 700 moderna recebeu pintura sóbria, com muito branco, como eram as motos de competição daquela época. O amarelo, uma das cores clássicas da Yamaha, também está presente. O nome da oficina ‘Deus’ também tem tipografia clássica.
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Mecânica mantida
Apesar das modificações no visual, a equipe italiana acredita que há pouco que melhorar na Tenere 700 para extrair o melhor de seu desempenho no fora de estrada. Por isso, foram econômicos nas alterações mecânicas.
As mudanças se limitam à adoção de escapamento em titânio da SC-Project e de pneus Metzeler Karoo Extreme. Já as suspensões originais deram lugar a conjuntos da Andreani na dianteira e Ohlins atrás, deixando a moto 30 mm mais alta e com melhor performance no terreno ruim.
Ou seja, o resto foi mantido. O motor é um dos componentes que não recebeu qualquer alteração. Estamos falando do versátil CP2, um propulsor de dois cilindros em linha, DOHC, arrefecimento a líquido e 689 cm³. Na Tenere, ele entrega 74 cv a 9.000 rpm e 6,9 kgf.m a 6.500 rpm.
Tenere 700: preço e venda no Brasil
Como dissemos antes, a Tenere 700 chego ao mercado em julho de 2019 e até agora não veio ao Brasil. Depois de tanta expectativa e nenhum pronunciamento claro da Yamaha local, é provável que a trail nem venha.
Assim, as únicas aventureiras da marca por aqui são as Crosser e Lander. Vale lembrar que a SuperTenere saiu de linha numa manobra que também aposentou outras cinco motos, incluindo as icônicas R6 e VMax – veja.
No exterior, seu preço é coerente. Nos Estados Unidos, por exemplo, custa pouco menos de 10 mil dólares. Ou seja, logo acima dos 7.600 mil dólares da MT 07, de quem partiu seu desenvolvimento. Numa conversão direta, estamos falando de aproximadamente R$ 52 mil e R$ 40 mil. No Brasil, a MT 07 ainda está geração anterior e custa R$ 43.800 nas concessionárias.