Publicidade

A Yamaha lançou a Ténéré 700 World Raid na Europa nesta semana. Um modelo com a mesma base vista na atual aventureira, mas com opções que agradam quem exige mais de uma trail. Sem dúvidas, pode ter sido uma resposta a recente Aprilia Tuareg 660, que diga-se de passagem chegou mais equipada.

Ténéré 700 World Raid

O principal destaque da Ténéré 700 World Raid são seus dois tanques de combustível, nas laterais. Podendo levar agora até 23 litros de gasolina – frente aos 16 litros da opção standard – a moto promete uma autonomia de 500 quilômetros.

Outra mudança foi a nova suspensão dianteira, 20 mm mais alta, a KYB de 43 mm com curso de 230 mm. Na traseira está o “piggyback” em alumínio, com curso de roda de 220 mm. A moto conta ainda com amortecedor de direção ajustável da Öhlins no guidão.

Publicidade

Tanques da Yamaha separados prometem melhor estabilidade

Fechando o pacote de novidades está o novo painel de TFT de 5 polegadas, com conexão por Bluetooth pelo aplicativo “My Ride” da Yamaha. Na eletrônica, vemos o ABS que pode operar em 3 modos diferentes. O toque final está no para-brisas mais alto e defletores laterais e piscas em LED.

Yamaha cedeu e colocou o painel em TFT

Veja também:

Publicidade

Yamaha mirou na Tuareg 660?

Ao que se vê a Ténéré 700 ganhou um bom “banho de loja”, mas manteve seu chassi assim como o motor bicilíndrico de 689 cc – derivado da MT-07 – que rende potência 73,4 cavalos e torque de 6.9 kgf.m aos 6.500.

O modelo da Yamaha nasceu como uma opção “raiz”, apostando no conjunto simples. No entanto, ao longo do tempo pode estar ficando para trás frente às concorrentes mais equipadas. A chegada da Aprilia Tuareg 660, no ano passado, pode ter evidenciado ainda mais isso.

Aprilia Tuareg 660 vem na proposta da Ténéré, oferecendo mais…

O modelo da fabricante italiana conta com um motor bicilíndrico paralelo de 660 cc, que rende 80 cv a 9.250 rpm e torque de 7.1 kgf.m aos 6.500 giros. Essa aventureira chegou ainda com ambas as suspensões com curso de 240 mm. Além disso, já nasceu com o painel TFT a cores de 5 polegadas. A Tuareg 660 tem ainda controle de tração em 4 níveis e opção de desligamento. Tem também como opcional o quickshift”.

Publicidade

Ténéré 700 World Raid é a opção ao público que pediu mais da moto

Ténéré 700 World Raid preço

Quando o assunto é preço, os modelos também estão bem próximos. No Reino Unido, a Ténéré 700 World Raid parte dos 11.600 euros (mais de R$ 67 mil em conversão direta). Enquanto isso, a Aprilia Tuareg 660 surge dos 11.999 euros (mais de R$ 70 mil). Por fim, antes que alguém pergunte, assim como sua concorrente a World Raid não tem previsão de lançamento no Brasil.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]