A Yamaha enfim confirmou a Ténéré 700 ao Brasil. Sim, a Ténéré 700 deve chegar no nosso país em breve. Faz tanto tempo que falamos dela aqui no Motonline (como, por exemplo, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui) que, sinceramente, já tínhamos perdido a esperança de vê-la rodando em território nacional.
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Você já está cansado de saber, mas relembrando: modelo surgiu em 2016 como T7 Concept, ganhou as ruas um ano depois e agora, depois de 4 anos de infinitos pedidos de motociclistas, enfim a Ténéré 700 virá ao Brasil. Mas contenha a animação, a Yamaha ainda não disse nem quando ela chega e tampouco o seu preço.
Ténéré 700 no Brasil
Dessa forma, além dos infinitos pedidos de motociclistas (muitos sendo possíveis clientes) outro fator que deve ter motivado a fabricante a disponibilizar o modelo por aqui é a intensa movimentação no segmento. Afinal, as principais concorrentes já estão à disposição do consumidor.
Assim, a Triumph já está vendendo a Tiger 900 Rally no país (apenas alguns meses depois de chegar à Europa) e a BMW segue oferecendo a F 850 GS Adventure. A Honda Africa Twin, outra bigtrail com vocação off road, já é nossa conhecida desde 2017. Realmente, só faltava a Ténéré 700.
Além disso, claro, está a ‘facilidade’ de montar o modelo por aqui, uma vez que ele compartilha um grande número de componentes com a MT-07, naked sucesso de vendas.
Uma big trail raiz
Segundo a própria Yamaha, a Tenere 700 chega para ser ‘um novo marco’ no segmento trail da marca. Para isso, além do visual agressivo, seu compromisso com o desempenho no off-road é reforçado por elementos como as rodas aros 21″ e 18″ (na frente e traseira) e itens desenvolvidos especialmente para ela, como o chassi exclusivo.
O motor é o mesmo ‘torcudo’ da MT-07, o que faz dela uma motocicleta divertida tanto em viagens quanto em incursões na terra. Assim, seu propulsor produz 73,4 cv a 9.000 rpm e 6,9 kgf.m de torque a 6.500 rpm.
Além disso, ela mantém muitos elementos da T7 Concept, até mesmo os quatro leds frontais estão lá. Desse modo, é iluminada por um conjunto de LED acoplado à bolha que protege o painel digital (de LCD, apenas) posicionado assim como nas motos de rali. O tanque poderia ser maior, mas tem capacidade para 16 litros.
As suspensões também são um ponto alto do modelo. Dessa forma, a dianteira é invertida (com garfo de 41 mm e curso de 210 mm) e a traseira tem 200 mm de curso, mas apenas regulagem de pré-carga.
Já os freios são assinados pela Brembo e tem dois discos de 282 mm na dianteira e 345 mm na roda traseira. Assim, o sistema é equipado com ABS comutável – ou seja, pode ser desligado ao gosto do freguês. Desse modo, o conjunto pesa 204 kg em ordem de marcha, já com todos os fluídos.
Qual será o preço da Ténéré 700 no Brasil?
Como já dito, a Yamaha ainda não se pronunciou sobre o preço da Ténéré 700 no Brasil – certamente o fará apenas na ocasião do seu lançamento, que também não sabemos em qual ano ou trimestre irá acontecer. Como 2020 tem sido um ano atípico e o modelo precisa passar por ajustes para se adaptar ao nosso Promot, provavelmente o modelo chegue apenas em 2021.
Entretanto, podemos estimar o preço. A Super Ténéré 1200 custa 16.299 dólares nos Estados Unidos, algo próximo dos R$ 86 mil. Porém, seu preço sugerido no Brasil é de R$ 71.290, 17% abaixo do sugerido pela conversão direta.
Assim, podemos seguir a mesma lógica para a Ténéré 700. Na terra do Mc Donald ela sai por 9.999 dólares (ou R$ 53 mil), o que indica que ela pode chegar por aqui custando aproximadamente R$ 32 mil.
Mas também podemos seguir outra lógica, com outro indicador. Nos Estados Unidos, a MT-07 sai por 7.599 dólares. Ou seja, a Ténéré 700 custa 31% a mais que a naked. Como a MT tem preço sugerido de R$ 37.900 no Brasil, podemos estimar que a bigtrail custe cerca de R$ 49.650 por aqui. Infelizmente, mais condizente com a realidade brasileira.
Assim, acreditamos que o preço da Ténéré 700 no Brasil será de R$ 50 mil, variando 10% para mais ou menos, considerando as ofertas e condições de pré-venda. Preço sugerido, claro.
Mercado no Brasil
O mundo deu muitas voltas desde 2016, quando a T7 Concept surgiu. Então, se é incrível a Ténéré 700 ‘de rua’ manter muito do conceito original no quesito design, é um grande porém ela fazer o mesmo na tecnologia.
Isso porque nesses quatro anos as concorrentes evoluíram consideravelmente e a Yamaha ficou para trás em tecnologia. Triumph Tiger 900 e BMW F 850 GS, por exemplo, têm um robusto pacote eletrônico. Suspensões ajustáveis eletronicamente, painel digital com grandes telas TFT, cruise control, aquecedor de manoplas, vários modos de pilotagem, controle de tração, para-brisa ajustável. Praticamente tudo está incluso nas concorrentes – e ausente na Yamaha.
É claro que a proposta da Ténéré é nitidamente entregar uma moto com foco no off-road, fazendo jus ao seu sobrenome e glorioso histórico no rali. Uma ‘trail raiz’, como foram as 600 e 660. Porém, pela proximidade de preço é possível que o motociclista queira levar mais para casa. Mais conforto, mais conectividade, mais tecnologia, mais recursos.
Assim, na nossa leitura a marca demorou para disponibilizar o modelo no mercado internacional (afinal chegou há pouco mais de um ano na Europa) e ainda mais para trazê-lo ao Brasil. Porém, podemos estar errados. Será bom tê-la conosco, Ténéré 700.