Publicidade

Terras Inconfidentes

Com uma excelente infra-estrutura tur¡stica, a cidade hist¢rica de Tiradentes foi palco do XI National HOG Rally

As montanhas escondem o que ‚ Minas. Ningu‚m sabe Minas. S¢ os Mineiros sabem. E nÆo dizem a si mesmos o irrevel vel segredo chamado Minas. Em fun‡Æo dos versos do poeta Carlos Drummond de Andrade, n¢s, da Agˆncia INFOMOTO resolvemos desvendar alguns de seus mist‚rios e apresentar os atrativos da cidade de Tiradentes (MG). Invadida, literalmente, pelos propriet rios de Harley-Davidson, que vieram para o hist¢rico munic¡pio mineiro participar do XI National HOG Rally, Com uma excelente infra-estrutura tur¡stica, Tiradentes ‚ aconchegante, seu povo ‚ hospitaleiro e h  bons hot‚is e restaurantes. Por‚m, o que chama mais a aten‡Æo ‚ o conjunto arquitet“nico, Patrim“nio Hist¢rico e Art¡stico Nacional.

Toda a agita‡Æo da festa motocicl¡stica se concentra no Largo das Forras, bem no centro da cidade. L  estÆo concentrados in£meros bares e restaurantes que servem pratos da saborosa culin ria mineira. Durante todo o dia – e principalmente … noite -, o local “ferve” de gente e de motos. Entre um gole de cerveja bem gelada ou de cacha‡a artesanal, amigos de estradas contam seus “causos”, num clima de pura confraterniza‡Æo. Durante o HOG Rally, o Grupo Izzo, representante exclusiva da marca Harley-Davidson no Brasil, montou dois estandes na pra‡a com os £ltimos lan‡amentos das linhas H-D e Buell, al‚m de loja para a venda de produtos de sua grife.

Publicidade

Terras InconfidentesAtra‡äes
“Ver o mar de Harleys no centro da cidade ‚ emocionante. Al‚m disso, ‚ muito bonito o contraste entre o novo e o velho, entre a moto e o conjunto arquitet“nico”, conta Reinaldo Forte, que rodou mais de dois mil quil“metros entre Porto Alegre e Tiradentes, em companhia da esposa Fernanda, a bordo de uma H-D Ultra Electra Glide.

Segundo Jos‚ Carlos Taddeo, diretor do HOG Brasil, a escolha de Tiradentes para a realiza‡Æo do HOG Rally ‚ uma uniÆo de fatores: localiza‡Æo, hist¢ria e cultura. Al‚m disso, a cidade ‚ muito charmosa e tem uma completa infra-estrutura tur¡stica. “Os motociclistas associados ao HOG ainda tem a oportunidade de rodar at‚ as cidades vizinhas de SÆo JoÆo Del Rei, Mariana e Ouro Preto”, explica Jos‚ Carlos.

Pontos tur¡sticos
Para conhecer todos os pontos tur¡sticos a melhor coisa a fazer ‚ deixar a moto descansando no hotel e fazer uma verdadeira viagem no tempo pelas ruas cal‡adas com “p‚-de-moleque”, pedras irregulares de v rias formas e tamanhos. Na terra do M rtir da Inconfidˆncia Mineira, a primeira parada ser  na igreja Matriz de SÆo Jos‚, depois conhe‡a a Casa da Cƒmara, a Cadeia Publica e a igreja Nossa Senhora do Ros rio. Tudo ‚ muito perto.

NÆo deixe de visitar o Monumento a Tiradentes (Joaquim Jos‚ da Silva Xavier), al‚m do chafariz de SÆo Jos‚. Outro passeio imperd¡vel ‚ ir at‚ SÆo JoÆo Del Rei de trem (Maria-Fuma‡a). A passagem custa R$ 25,00 (ida e volta). O trajeto, feito ao longo do Rio das Mortes, passa por esta‡äes constru¡das no fim do s‚culo XIX. Detalhe: o trecho foi inaugurado pelo imperador D. Pedro II, em 1881, e a locomotiva em opera‡Æo foi constru¡da no final do s‚culo passado.

Publicidade