Se você está em busca de uma moto automática, estilosa e bem equipada, fique até o final deste texto. Afinal, precisa conhecer a ADV 160 2025! A nova scooter Honda está pronta para abafar os pontos negativos da antecessora e subir o nível em desempenho e itens de série. Veja tudo o que este lançamento tem para lhe oferecer.
Avaliação Honda ADV 160 2025
Nós estamos de olho nela desde o fim de 2022, quando foi mostrada pela primeira vez no exterior. O anúncio no Brasil aconteceu no fim de 2024 agora enfim tivemos a oportunidade de rodar com a novidade da Honda. A experiência rolou a convite da marca, num ride organizado em Campos do Jordão (SP). Se você achou que faltaria motor para as serras e curvas, está prestes a mudar de opinião.
O que muda da ADV 150 pra 160
Antes de falar do test ride da ADV 160, é preciso lembrar os destaques de sua ficha técnica. A scooter chega para substituir a ADV 150, lançada no Brasil em 2020 e que vendeu mais de 45 mil unidades no país.
Assim, mantém a mesma proposta da antecessora: ser uma scooter urbana, mas com visual robusto (inspirado na X-ADV 750) e ciclística que permita algumas pequenas aventuras, seja em ruas esburacadas ou até em estradas de terra. O design também guarda a mesma identidade visual – sendo possível confundir as duas. Mas as mudanças param por aí – ou quase.
O motor é novo – e 21% mais potente que a ADV 150. Afinal, com 156 cc e arrefecimento a líquido, ele entrega 16 cv de potência e 1,5 kgf.m de torque. Outra novidade é o controle de tração, que pode ser desligado.
Na ciclística, o chassi (inspirado na PCX 160) é inédito. As suspensões mantiveram a configuração e curso (130 mm na frente e 110 mm atrás), mas tem novos pontos de fixação e calibragem. Para mais conforto aerodinâmico, a bolha está maior.
ADV 160 é uma completa?
Em relação a 150 cc, a ADV 160 também ganhou tomada USB-C e mais dois litros de espaço sob o banco, agora com 29 L de capacidade. Além de novo layout, o painel recebeu novas funções no computador de bordo e pode ser gerenciado por um novo botão direcional, localizado à frente do guidão. Há, ainda, alarme e o já citado controle de tração.
Ademais, a nova scooter mantém as tecnologias vistas na antecessora. Destaque para a iluminação full-LED, sistema idling stop e smartkey. Ainda, há freio ABS – apenas na roda dianteira.
Avaliação: como é andar na nova ADV 2025
Na hora de acelerar, a nova ADV mostra que é realmente uma evolução da sua antecessora. Ou seja, mantém o mesmo DNA, mas entrega uma experiência mais completa e competente.
A posição de pilotagem é ereta e possibilita controle total sobre a moto, que tem ótima distribuição de peso. Se aliarmos isso ao câmbio automático, teremos uma scooter fácil de pilotar e segura, que não passa sustos ao piloto.
O motor é, certamente, o maior avanço. Com força para ultrapassagens e fôlego para subir aclives, a nova 160 deixou para trás os fantasmas (e principais críticas) da antecessora. Além de potente, ele é suave e econômico.
Desta forma, a nova scooter Honda é ágil e esperta na cidade. Aqui, também ganha pontos pela praticidade entregue pelo bom espaço sob o banco, tomada para carregar o smartphone, alarme e smartkey. Já na estrada, agrada pela boa aceleração, combinada com estabilidade para curvas em diferentes velocidades. Para fechar, os pneus têm bom grip – mesmo na terra.
Mas nem tudo é perfeito. Um detalhe que não me agradou foi o trabalho das suspensões, que achei rígidas em alguns momentos – sobretudo em estradas de terra com desníveis e pequenas costelas. Está longe de ser perigoso, mas não é tão confortável quanto os amortecedores de longo curso (e assinados pela Showa, atrás) sugerem.
Consumo: quanto a ADV 160 faz por litro
Segundo os dados de homologação, a nova ADV 160 faz 36,5 km por litro – considerando um percurso misto de cidade e estrada. Na nossa experiência, porém, ela foi bem mais econômica que na avaliação do Instituto Mauá de Tecnologia. Andando com suavidade, fizemos pouco mais de 45 km por litro.
Top speed da scooter
Com o novo motor, a ADV tem melhor aceleração e velocidade final. A diferença é perceptível tanto no guidão como em números: está quase 6% mais torcuda e 21% mais potente.
Assim, sua velocidade máxima é de 113 km/h reais, cerca de 120 km/h no painel. O dado também foi aferido nos testes de homologação e significa 10 km/h a mais que a antiga 150 cc.
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Preço e compra da ADV 160
Concluímos esta avaliação com a certeza de que a ADV 160 é uma scooter fácil de pilotar, bem equipada e estilosa. Também, em evolução, diante da melhora que teve em quesitos como desempenho e velocidade final. Porém, tudo tem seu preço – literalmente.
A nova ADV tem preço sugerido de R$ 24.534. Ou seja, está cerca de R$ 1.400 mais cara que o modelo anterior. Entretanto, esta diferença pode ser ainda maior, pois é comum ver lojas praticando valores acima dos sugeridos pela fabricante.
Neste início de ano, as unidades restantes da ADV 150 costumam ser negociadas a aproximadamente R$ 27.854, segundo a Tabela Fipe, indicando que a ADV 160 será comercializada na casa dos R$ 30 mil em muitas praças. A diferença tira pontos cruciais da relação custo benefício, mas não apaga os muitos pontos positivos da scooter.