Se você está em busca de uma moto automática, estilosa e bem equipada, fique até o final deste texto. Afinal, precisa conhecer a ADV 160 2025! A nova scooter Honda está pronta para abafar os pontos negativos da antecessora e subir o nível em desempenho e itens de série. Veja tudo o que este lançamento tem para lhe oferecer.

 

Avaliação Honda ADV 160 2025

Nós estamos de olho nela desde o fim de 2022, quando foi mostrada pela primeira vez no exterior. O anúncio no Brasil aconteceu no fim de 2024 agora enfim tivemos a oportunidade de rodar com a novidade da Honda. A experiência rolou a convite da marca, num ride organizado em Campos do Jordão (SP). Se você achou que faltaria motor para as serras e curvas, está prestes a mudar de opinião.

adv 160 vermelha
Demorou, mas chegou! A ADV 160 é uma scooter completa, fácil de pilotar e estilosa. E versátil – praticamente um SUV de duas rodas

 

O que muda da ADV 150 pra 160

Antes de falar do test ride da ADV 160, é preciso lembrar os destaques de sua ficha técnica. A scooter chega para substituir a ADV 150, lançada no Brasil em 2020 e que vendeu mais de 45 mil unidades no país.

Assim, mantém a mesma proposta da antecessora: ser uma scooter urbana, mas com visual robusto (inspirado na X-ADV 750) e ciclística que permita algumas pequenas aventuras, seja em ruas esburacadas ou até em estradas de terra. O design também guarda a mesma identidade visual – sendo possível confundir as duas. Mas as mudanças param por aí – ou quase.

teste honda adv 150 2022 18
O visual da ADV 150 era ‘mais esportivo’, com grandes adesivos e linhas bem marcadas. Na 160cc, o que impera é a sofisticação, com formas suaves e design clean

O motor é novo – e 21% mais potente que a ADV 150. Afinal, com 156 cc e arrefecimento a líquido, ele entrega 16 cv de potência e 1,5 kgf.m de torque. Outra novidade é o controle de tração, que pode ser desligado.

Na ciclística, o chassi (inspirado na PCX 160) é inédito. As suspensões mantiveram a configuração e curso (130 mm na frente e 110 mm atrás), mas tem novos pontos de fixação e calibragem. Para mais conforto aerodinâmico, a bolha está maior.

adv 160 e pcx 160 1
Frente a frente, ADV 160 e PCX 160. Qual combina mais com o seu estilo?

 

ADV 160 é uma completa?

Em relação a 150 cc, a ADV 160 também ganhou tomada USB-C e mais dois litros de espaço sob o banco, agora com 29 L de capacidade. Além de novo layout, o painel recebeu novas funções no computador de bordo e pode ser gerenciado por um novo botão direcional, localizado à frente do guidão. Há, ainda, alarme e o já citado controle de tração.

Ademais, a nova scooter mantém as tecnologias vistas na antecessora. Destaque para a iluminação full-LED, sistema idling stop e smartkey. Ainda, há freio ABS – apenas na roda dianteira.

adv 160 é bem equipada
Scooter ganhou tomada USB-C, controle de tração e alarme

 

Avaliação: como é andar na nova ADV 2025

Na hora de acelerar, a nova ADV mostra que é realmente uma evolução da sua antecessora. Ou seja, mantém o mesmo DNA, mas entrega uma experiência mais completa e competente.

A posição de pilotagem é ereta e possibilita controle total sobre a moto, que tem ótima distribuição de peso. Se aliarmos isso ao câmbio automático, teremos uma scooter fácil de pilotar e segura, que não passa sustos ao piloto.

adv 160 na estrada
A ADV é leve, fácil de pilotar e estável. Com o novo motor, perdeu o medo de pegar a estrada

O motor é, certamente, o maior avanço. Com força para ultrapassagens e fôlego para subir aclives, a nova 160 deixou para trás os fantasmas (e principais críticas) da antecessora. Além de potente, ele é suave e econômico.

Desta forma, a nova scooter Honda é ágil e esperta na cidade. Aqui, também ganha pontos pela praticidade entregue pelo bom espaço sob o banco, tomada para carregar o smartphone, alarme e smartkey. Já na estrada, agrada pela boa aceleração, combinada com estabilidade para curvas em diferentes velocidades. Para fechar, os pneus têm bom grip – mesmo na terra.

Mas nem tudo é perfeito. Um detalhe que não me agradou foi o trabalho das suspensões, que achei rígidas em alguns momentos – sobretudo em estradas de terra com desníveis e pequenas costelas. Está longe de ser perigoso, mas não é tão confortável quanto os amortecedores de longo curso (e assinados pela Showa, atrás) sugerem.

teste honda adv 160 5
Sim, tem controle de tração – e o fizemos funcionar em estradas de terra. Entre valetas e cascalhos, foi a suspensão firme que não agradou tanto…

 

Consumo: quanto a ADV 160 faz por litro

Segundo os dados de homologação, a nova ADV 160 faz 36,5 km por litro – considerando um percurso misto de cidade e estrada. Na nossa experiência, porém, ela foi bem mais econômica que na avaliação do Instituto Mauá de Tecnologia. Andando com suavidade, fizemos pouco mais de 45 km por litro.

teste honda adv 160 2
Numa tocada suave, como no dia a dia das grandes cidades, será fácil rodar mais de 40 km por litro com a ADV 160. Talvez, mais de 45 km/litro

 

Top speed da scooter

Com o novo motor, a ADV tem melhor aceleração e velocidade final. A diferença é perceptível tanto no guidão como em números: está quase 6% mais torcuda e 21% mais potente.

Assim, sua velocidade máxima é de 113 km/h reais, cerca de 120 km/h no painel. O dado também foi aferido nos testes de homologação e significa 10 km/h a mais que a antiga 150 cc.

velocidade maxima adv 160
O top speed da ADV 160 está 10 km/h acima da sua antecessora: 113 km/h reais. Mais fôlego para ultrapassagens e segurança pra se manter acima dos 100 km/h na rodovia

 

Veja também:

 

Preço e compra da ADV 160

Concluímos esta avaliação com a certeza de que a ADV 160 é uma scooter fácil de pilotar, bem equipada e estilosa. Também, em evolução, diante da melhora que teve em quesitos como desempenho e velocidade final. Porém, tudo tem seu preço – literalmente.

Honda ADV 160 2025 5
Nova scooter Honda está disponível em duas cores. Preço sugerido é R$ 24.534

A nova ADV tem preço sugerido de R$ 24.534. Ou seja, está cerca de R$ 1.400 mais cara que o modelo anterior. Entretanto, esta diferença pode ser ainda maior, pois é comum ver lojas praticando valores acima dos sugeridos pela fabricante.

Neste início de ano, as unidades restantes da ADV 150 costumam ser negociadas a aproximadamente R$ 27.854, segundo a Tabela Fipe, indicando que a ADV 160 será comercializada na casa dos R$ 30 mil em muitas praças. A diferença tira pontos cruciais da relação custo benefício, mas não apaga os muitos pontos positivos da scooter.

Vinheta Instagram 8

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio