A Honda CBR 650F 2017 está mais refinada. Chegou no final de 2014 e desde então pode comprovar qualidades importantes. Agora, passa a cumprir também a segunda fase do Promot 4, para isso conta com sistema que reduz os efeitos de evaporação do tanque de combustível e maior atuação no sistema de limpeza dos gases do escapamento.

No mais ela conta com novo grafismo e novas combinações de cores, vermelho e preto.
A moto confirma nesse teste as qualidades já demonstradas no teste do modelo anterior mas agora a esportividade está mais bem representada pelos gráficos aplicados na pintura.
Chassi de desenho que apresenta uma estruturação rígida, sem excesso de peso, mesmo sendo produzido em aço; Motor de quatro cilindros em linha com cabeçote DOHC, arrefecimento a líquido e câmbio de seis marchas;
Suspensão bem calibrada para o piso brasileiro e de boa esportividade, não reflete oscilações ao chassi em uso normal.
Na suspensão pode-se regular apenas a pré-carga da mola traseira. Então não espere performance de pista, em frenagens intensas a frente mergulha um pouco e a contrapartida é que o aproveitamento da moto pode ser maior na rua. Calibrada para oferecer conforto com alguma esportividade, em momentos onde se procura performance pura ela pode se mostrar um pouco macia demais, com movimentos secundários na suspensão. Mas no uso corriqueiro é bem mais adequada. A intenção da CBR 650F é oferecer conforto e facilidade na condução, com economia na sua construção e esportividade até para algumas incursões na pista, sem muito compromisso e por isso mesmo não conta com muita facilidade para levar bagagem.
Seu motor, na verdade toda mecânica veio da CB 650F e para quem gosta de maior esportividade não vai atender suas expectativas. Vai ter facilidade em pilotar em um preço mais amigável também, diferente das super esportivas “Racer Replica”. Aqui, mais torque em baixas rotações e potência suficientes (87cv a 11.000 rpm) por toda faixa útil de rotação facilita muito a pilotagem e assim acaba por oferecer mais diversão, com menos compromisso.
A aceleração é muito importante para esportividade e no caso, a leveza das peças móveis do motor ajudam nessa questão. O torque está presente em rotações baixas mas não é proveniente da massa do motor em rotação. (volante). Assim, há que se ter cuidado ao sair porque essa “falta” de massa em movimento no motor causa uma tendência ao piloto menos acostumado com ela, deixá-la morrer ao soltar a embreagem em uma rotação insuficiente para arrancar.
É para oferecer grande estilo e diferenciação. A proposta é oferecer uma experiência de pilotagem fácil, completa e divertida, combinando custo acessível, cilindrada e desempenho, buscando atender atuais consumidores de modelos de média cilindrada, que buscam upgrade. Concorre com Suzuki GSX 650F, Kawasaki Ninja 650 e Yamaha XJ6F principalmente. O preço FIPE em setembro de 2016 é de R$37.798,00
Ficha técnica
Motor |
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Tipo | DOHC, 4 cilindros, 4 tempos, arrefecimento a líquido |
Cilindrada | 649 cc |
Diâmetro x curso | 67,0 mm X 46,0 mm |
Relação de compressão | 11.4:1 |
Potência máxima | 87 cv a 11.000 rpm |
Lubrificação | Forçada por bomba trocoidal |
Torque máximo | 6,4 kgf.m a 8.000 rpm |
Alimentação | Injeção eletrônica PGM-FI |
Transmissão |
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Transmissão | 6 velocidades |
Embreagem | Múltiplos discos em banho de óleo |
Transmissão final | Por corrente selada |
Chassi | Dupla viga periférica em tubos de aço |
Suspensão dianteira | Garfo Telescópico / curso de 120 mm (108 mm na roda) |
Suspensão traseira | Mono-Shock / curso de 43,5 mm (128 mm na roda) |
Freio dianteiro | Duplo disco c/ 320 mm de diâmetro e ABS |
Freio traseiro | Disco simples c/ 240 mm de diâmetro e ABS |
Pneu dianteiro | 120/70 ZR 17M/C (58W) |
Pneu traseiro | 180/55 ZR 17M/C (73W) |
Dimensões e peso |
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Comprimento | 2.110 mm |
Largura | 775 mm |
Altura | 1.145 mm |
Peso seco | 197 kg |
Altura do assento | 810 mm |
Distância entre eixos | 1.450 mm |
Vão livre do solo | 130 mm |
Capacidade do tanque | 17,3 litros (4,0 litros na reserva) |
Capacidade do cárter | 3,2 litros (2,6 litros para troca) |
Sistema elétrico |
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Bateria | 12 V – 8,6 Ah |
Ignição | Eletrônica, por descarga capacitiva |
Farol (alto/baixo) | 60/55W |