Publicidade

O Honda X-ADV surgiu em 2017 com uma proposta nada convencional: um verdadeiro scooter adventure, apto a encarar qualquer aventura são abrir mão das comodidades características dos scooter. O modelo causou furor logo que chegou por aqui e agora ganhou uma nova geração, como modelo 2023.

E claro que nós fomos conferir até onde ele é capaz de cumprir sua promessa de versatilidade extrema. Será que ele consegue mandar tão bem quanto uma big trail em todas as condições de off e como um scooter tradicional na cidade? A resposta está neste teste completo.

 

Teste Honda X-Adv 2023

Nosso primeiro contato com o X-Adv foi no Festival Interlagos, onde foi apresentado à imprensa brasileira e foi possível dar algumas voltas no circuito. Ele mostrou potencial na ocasião, mas precisávamos de mais.

Publicidade

Então, para comprovar todos os atributos do X-ADV 2023, rodamos por diversos tipos de estradas e terrenos, desde o tumultuado trânsito de São Paulo, rodovias de alta velocidade e estradas de terra do interior paulista. Exploramos todos os aspectos desde ciclística, conforto e segurança para chegar a um veredito: certamente o X-ADV é muito divertido!

X-Adv rodando na cidade, fácil e ágil

No teste completo, a X-ADV 2023 encarou desde o trânsito intenso de São Paulo até areia e cascalho no interior

O roteiro incluiu uma pequena viagem de 440 quilômetros até a cidade de Caçapava, fazendo um círculo passando por Guararema, Atibaia, Itatiba, Jundiaí e Cabreúva. Nessa viagem conseguimos comprovar o conforto oferecido pelo modelo. Rodamos por estradas de terra que ligam as cidades de Araçariguama e São Roque, pois assim seria possível comprovar todas as suas características.

Visual ‘adventure’

A primeira impressão ao olhar para o X-AD é que ele é bem diferente do ‘normal’. Afinal há rodas raiadas (sem câmara, aro 17 e 15 na traseira), pneus misto Battlax da Bridgestone (medidas 120/70 e 160/60), bolha alta (com 5 regulagens manuais, feitas sem ferramentas), protetores de manoplas e ponteira com saída alta, apontando para o céu. Pela apresentação, este scooter não se satisfaz ao rodar apenas na cidade.

Publicidade
X-Adv chama a atenção para capacidade off road

A primeira impressão já demonstra que o X-Adv gosta de ir além do asfalto

O acabamento é impecável, todas as peças se encaixam com perfeição. O guidão largo, banco com espuma generosa e excelente formato de tal forma que garantem conforto em qualquer situação. Os faróis em LED iluminam muito bem a noite, os piscas são elegantes e possuem o desligamento automático.

A transmissão final por meio de corrente (incomum em scooter) chama a atenção. O espaço debaixo do banco, com 22 litros, e o pequeno porta luvas na carenagem frontal garantem uma ótima capacidade de levar bagagem.

Excelente acabamento da X-Adv

Acabamento impecável chama a atenção

Publicidade

As plataformas para acomodar os pés do piloto são compridas, o que possibilita deixar os pés em diversas posições e alternar durante a viagem. O garupa possui pedaleiras largas com o propósito de garantir conforto. Os comandos no punho possuem vários botões, que são intuitivos mas levam um certo tempo para se acostumar e acessar todas as funções do painel TFT, que possui excelente brilho e é de fácil leitura em qualquer situação de luz.

Console central possui um botão para a partida sem chave e abertura do compartimento de combustível e abaixo do banco.

Bolha alta e com regulagem

Ajuste simples da bolha sem ferramentas mas exige que a moto esteja parada

X-ADV (32)

X-ADV (32)

Fácil acesso para abertura dos compartimentos e elegante botão de partida

Muitos comandos

Punho mais limpo e com comandos básicos

Fácil acesso ao bocal do combustível

Com capacidade de litros o espaço debaixo do banco agrada

Rodas raiadas e ponteira alta ajudam no off road

Pequeno porta luvas para levar celular ou carteira

Transmissão final por corrente

Acabamento digno de motos premium

Como é rodar com o novo X-ADV

Ao subir no scooter já notamos se tratar de um veiculo alto, afinal são 820 mm de altura do assento. Os 227 quilos a seco não atrapalham ao retirar ele do cavalete lateral, certamente por conta do centro de gravidade mais baixo. O banco é muito confortável e garante horas de pilotagem sem fadiga ao piloto ou garupa.

Ele é muito ágil e troca de direção com muita facilidade, rodando nos corredores entre os carros na cidade São Paulo não tivemos nenhuma dificuldade. Em rodovias a proteção aerodinâmica proporcionada pela bolha e carenagem frontal é excelente. Em rodovias sinuosas, o X-ADV 750 contorna as curvas com facilidade e ótimo ângulo de inclinação, isso por conta do motor muito forte e com respostas rápidas oque é diversão garantida.

Rodar entre os carros é natural e fácil para o modelo

Scooter com câmbio DCT

Outro diferencial do X-ADV está no câmbio. Diferente do padrão da categoria, que adota o automático CVT, ele usa o sistema automatizado de dupla embreagem DCT. Trata-se de um modelo muito difundido entre os carros esportivos e que aos poucos ganha espaço entre as motos, basicamente através da Honda.

Ele pode ser usado nos motos automático ou manual. No primeiro, ele trabalha de modo diferente nos 5 modos de pilotagem (standart, sport, gravel, rain e user), com comportamento adequado à cada proposta. Por exemplo, no modo sport, as marchar sofrem mudanças mais tarde, deixando o giro do motor subir mais.

O modo Sport deixa ela muito divertida para encarar estradas sinuosas

Já no manual as trocas acontecem com botões, como nos carros esportivos e suas ‘borboletas’. Assim, você usa dois botões no punho para subir ou baixar marchas. As mudanças são suaves e pouco perceptíveis. Ele conta também com freio de estacionamento próximo a manopla direita, pois ele desligado fica somente no neutro, o dispositivo ajuda a evitar acidentes quando estacionado.

Com o polegar é possível baixar as marchas

Com o indicador subimos as marchas

Freio de estacionamento

Freio de estacionamento ativado

 

 

X-ADV 750 com mesmo motor da NC

O motor é o mesmo da NC 750 Xatualizada recentemente, aliás. Trata-se de um OHC de dois cilindros em linha, com 745 cc e que gera potencia máxima de 58,6 cv a 6,750 rpm e torque de 7,03 kgf.m a 4,750 rpm. Assim, a nova X-ADV 2023 está 4 cv mais potente que sua geração anterior.

O motor da X-ADV é ‘emprestado’ da crossover NC 750X. No scooter, são 58,6 cv de potência e 7 kgf.m de torque. Nos dois modelos, é um conjunto que gosta de trabalhar em baixas e médias rotações

Na cidade ele se comporta muito bem sem trancos e quando requisitado está ali sempre presente, em rodovias matem com facilidade 120 km/h e com fôlego de sobra para ultrapassagens. No off road com o controle de tração desligado ele destraciona com certa facilidade a roda traseira se girar o punho com vontade.

Tecnologia embarcada

Esse é um campo muito bem atendido pelo X-ADV 2023, pois conta com um pacote eletrônico generoso, garantindo conforto e segurança. Vamos começar pelo painel TFT com conectividade Honda RoadSync. Ele possui funcionamento um pouco diferente dos modelos convencionais (onde o painel da moto é utilizado como um hub para todos os aparelhos conectados), sendo simplesmente uma interface que controla o seu celular pelo painel.

Painel TFT completo, com conectividade, excelente luminosidade e fácil leitura

Desta forma, o intercomunicador precisa estar conectado diretamente no celular e não na moto. Sendo assim é possível efetuar ligações, ouvir música pelo seu app favorito, ouvir suas mensagens do Whatsapp (e respondê-las, falando) e verificar a previsão do tempo. Também é possível avegar utilizando o Google Maps, porém não conseguimos utilizar pois ele sempre apresentava erro seja no cálculo do percurso ou para navegar – informamos a Honda e aguardamos a resposta do que pode ter acontecido.

O painel conta ainda diferentes estilos de layout, podendo deixar o conta giros como digital, por barras ou analógico. Existe ainda uma faixa com muitas informações e todos personalizáveis conforme o gosto do piloto, desde consumo médio, tempo de viagem até um nome personalizado.

O modelo conta ainda com controle de tração HSTC (Honda Selectable Torque Control), freios ABS combinados, chave de presença e sistema de alerta de frenagem ESS (Emergency Stop Signal) que aciona as setas traseiras em frenagens bruscas para avisar quem está atrás. Ainda, há 4 modos de pilotagem (mais um totalmente personalizável).

 

Como o novo X-ADV é no off road?

O X-ADV tem em seu apelo publicitário a capacidade off road e esse sempre foi um ponto que eu queria testar na prática. É possível que um scooter possua características e capacidade off road?

Para isso levamos ele até as estradas de terra que rodeiam a cidade de São Roque, um trecho montanhoso e que possui diversos tipos de pisos. Em todos os terrenos ele se saiu muito bem para a sua proposta – lembramos que ele possui aptidões off road, entretanto não é uma moto trail ou bigtrail

X-Adv gosta de uma estrada de chão

Estradas de chão batido são divertidas com o X-Adv

Um ponto importante é que nele não é possível desligar os freios ABS, o que atrapalha uma experiência mais exigente no off road. Porém, é possível diminuir sua atuação, o que no meu ponto de vista ainda assim intervém bastante. Para desligar o controle de tração é somente no modo de pilotagem “User” e toda vez que o scooter é desligado é preciso ajustar novamente – o que eventualmente gera um pouco incomodo.

Com o scooter X-ADV na terra

Em bolsões de areia ele foi muito bem, seu centro de gravidade baixo ajudam a transpor esse tipo de terreno. Em cascalho solto a possibilidade de desligar o controle de tração o deixa extremamente divertido!

Sugiro utilizar o cambio no manual, pois é possível controlar as trocas de marchas e assim abusar na aceleração para destracionar. Somente lembre-se que para parar você irá precisar um cuidado maior, afinal sem desligar o ABS é necessário maior espaço para frenagem por conta de não travar a roda.

Diversão garantida no off road até para os menos experientes

Em terreno pedregoso as suspensões com curso de 137 mm na dianteira e 150 mm na traseira ambas com regulagem de pré carga, se comportam bem se a tocada não for tão forte.

Se posicionar em pé no X-ADV não é natural, afinal o guidão fica muito próximo ao piloto. Existe uma pedaleira sobressalente para o piloto que melhora essa posição, porem ela é vendida como acessório na concessionária e infelizmente não equipava a unidade avaliada.

Pilotar em pé não é natural, talvez com a pedaleira extra do piloto ajude muito

Veja também:

Consumo do novo X-ADV

O X-ADV teve um consumo médio de 23 km por litro. Sua pior marca foi de 20,4 km/l, no trecho off road, pois estávamos acelerando forte. O melhor consumo foi de 25,9 km/l, principalmente em auto estradas com velocidade média de 110 km/h.

Com um tanque de 13,2 litros, sua autonomia é de aproximadamente 300 quilômetros, nada mal para um scooter. Um consumo muito bom pensando no peso e cilindrada do motor.

X-Adv na estrada

O X-ADV anda bem na cidade e na terra, mas onde fica mais à vontade é na estrada. Até o consumo ajuda. Aqui, o scooter de 750cc fez médias acima dos 25 km por litro

Vale a pena comprar um X-ADV 750?

Se você busca um veículo versátil e que vai muito bem em qualquer ambiente ou terreno, a Honda X-ADV 2022 irá lhe atender plenamente. Ele é um scooter fácil de pilotar, com muitas características das motocicletas. Você pode contar com a suavidade e comodidade do cambio DCT no moto automático assim como a esportividade de utilizar ele no modo manual.

Ir ao trabalho todos os dias e pegar uma estrada no final de semana para chegar a uma cachoeira ou casa de campo serão tarefas fáceis para esse valente scooter. Ele chama a atenção por onde passa, pois possui um belo acabamento e grande porte.

O X-Adv chama a atenção por onde passa

O X-ADV foi um projeto ambicioso da Honda para buscar um novo público. Certamente, o objetivo foi alcançado, pois ele possui todas as características de um bom scooter aliados com todas as necessidades de grandes aventuras.

Porém, tudo tem seu preço. O modelo tem preço sugerido de R$ 87.627 e pode passar dos R$ 90 mil nas concessionárias (Fipe: R$ 91.422). É, portanto, o scooter mais caro do país.

 

Versátil para a cidade ou estrada

Pela proposta e valor, ele pode agradar clientes que gostam de motos grandes e aventureiras, mas que evitam modelos bigtrail por medo dos assaltos. Se residirem em grandes e violentas cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, a proposta fica ainda mais interessante.

Ricardo Kadota (Rock)
@rock_sp_motociclista -> Amante das duas rodas desde muito cedo! Mototurista que curte uma boa estrada e as amizades que ela traz. Apaixonado por aventuras e sem noção de kilometragem.