A Tiger 800 está de volta ao lineup da Triumph! Mas, calma. Desta vez, o nome será usado num modelo voltado a aventuras no asfalto, com um modelo acima da Tiger 660. Conheça a nova Tiger Sport 800, lançada no exterior e que em breve deve vir ao Brasil. 

Tiger 800 está de volta

A Tiger 800 foi lançada em 2010 pela Triumph, a big trail era uma aventureira sofisticada, preparada para rodar em longas viagens. Contudo, em 2020 o modelo saiu de linha, abrindo espaço para a Tiger 900. Porém, agora a marca tem uma nova 800cc aventureira.

Chamada de Tiger Sport 800, o novo modelo é movido por um novo motor três cilindros DOHC de 798 cc, com refrigeração líquida. Essa unidade tem potência de 115 cv a 10.750 rpm e 8.3 kgf,m de torque a 8.500 rpm. 

Tiger Sport 800

Novo modelo 800cc da marca é uma sport touring

A novidade tem ainda uma caixa de câmbio de seis velocidades com quickshifter bidirecional Triumph Shift Assist, equipado de série e uma embreagem deslizante assistida. A moto também conta com três modos de pilotagem – Sport, Road e Rain –  e controle de cruzeiro.

No que se refere a ciclística, a nova 800cc difere da proposta do antigo modelo big trail. Em resumo, focada mais no asfalto, a nova Sport 800 tem rodas de 17 polegadas dianteiras e traseiras, usando pneus 120/70 e 180/55, respectivamente. 

Tiger Sport 800

Nova Tiger Sport 800 tem o mesmo design visto na Tiger Sport 660

O modelo tem ainda as suspensões da Showa, com monochoque na traseira e garfo invertido na frente. Os freios têm pinças de quatro pistões e discos dianteiros duplos de 310 mm, emparelhados com uma única palheta de pistão e disco de 255 mm na parte traseira. Um sistema agregado ao ABS atuante em curvas com item padrão. Por fim, mais esportiva, a nova Tiger 800 tem peso de 214 kg, tanque com capacidade para 18,6 litros de combustível e assento com altura de 835 mm.

Veja também:

Quanto custa a nova Tiger

A nova Sport 800 foi apresentada em quatro opções de cores, com a cor básica sendo a “Sapphire Black”, enquanto as cores premium são Grafite, Amarelo Cósmico e Azul Marinho. A nova 800cc tem preço divulgado partindo de 11.995 euros, cerca de R$ 74 mil em conversão direta. Ou seja, é 25% mais cara que a Tiger 660. No velho continente o modelo chega em março de 2025, mas ainda não há previsão de lançamento para o Brasil.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]