Publicidade

Já imaginou pilotar pelas ruas com uma moto a 400 km/h?! Pois é, o top speed da Kawasaki Ninja H2R pode realizar esse sonho. A esportiva é a moto mais rápida do mundo entre as fabricadas em série e vamos mostrar como foi possível conquistar esse título.

Kawasaki ninja h2r

Voce está olhando para moto mais rápida do mundo, com direito a detalhes na carenagem qye lembram mini asas de avião

H2R é a moto mais rápida do mundo

A Ninja H2R passa uma ideia do que é capaz quando analisamos seus números. Dessa forma, seu motor de quatro cilindros em linha conta com 326 cv de potência e 1.000 cilindradas que tem um supercompressor rendem o resultado de 357 km/h.

 

Publicidade

A moto de série mais rápida e potente do mundo pode ser encomendada por qualquer um nos Estados Unidos. Basta estar disposto a pagar 68.460 mil dólares, algo em torno de R$ 357 mil. Esse valor foi estabelecido antes dos recentes reajustes da marca.

Contudo, como foi possível chegar aos 400 km/h já que a moto atinge até 357 km/h? Vamos explicar agora como nas mãos certas, o top speed atingiu o resultado.

 

O top speed que atingiu os 400 km/h

Arrojo aparece em cada detalhe da motocicleta

Moto mais rápida do mundo atinge 400 km/h e precisou apenas de ajustes pontuais (como pneus especiais) para atingir este número

Publicidade

O turco Kenan Sofuoglu, na época piloto e campeão da Supersport, conseguiu a façanha de ultrapassar a velocidade máxima da Kawasaki Ninja H2R na ponte kiga as cidades de Istambul e Esmirna, na Turquia, em 2016. A ponte foi inaugurada no dia do feito e tem quase três quilômetros de extensão.

Porém, o ex-piloto turco contou com uma ajudinha. A moto precisou de alguns ajustes no motor e nos equipamentos para que o feito fosse alcançado. No entanto, mesmo com todas as modificações, Sofuoglu precisaria correr alguns riscos para registrar seu nome na história.

Kawasaki Ninja h2r

Além disso, o turco precisou de um macacão especial com uma aerodinâmica que oferecesse menos resistência ao ar

A Ninja H2R recebeu pneus com compostos especiais feitos pela Pirelli, para que suportasse alta velocidade em pouco tempo na pista. Além disso, foi usado um combustível desenvolvido especialmente pela ELF para que o motor conseguisse entregar mais potência do que os ‘meros’ 326 cv originais da H2R de fábrica.

Publicidade

Além da moto, foi firmado uma parceria com a fabricante de equipamentos Rev’it para confeccionar um macacão especial com uma aerodinâmica que oferecesse menos resistência ao ar, contudo, sem perder o alto nível de proteção.

Veja mais:

 

O grande feito: colocando a moto mais rápida do mundo à prova

Entre as novidades da Kawasaki está a Ninja H2R, com motor de 998cc assistido por turbocompressor

O motor da H2R é assistido por turbocompressor

No entanto, a equipe envolvida no aprimoramento da moto estava preocupada com a vida útil dos pneus e o risco que isso representava ao piloto. Sofuoglu teria apenas 30 segundos para atingir os 400 km/h. 

Se o turco não atingisse a velocidade nos 30 segundos, os pneus não aguentariam mais tempo em velocidades tão altas e poderiam estourar ainda em movimento. Um acidente que poderia ser fatal para o piloto. 

Mas, felizmente, a aventura deu certo e o turco quebrou o recorde de velocidade com a H2R atingindo os 400 km/h em pouco menos de 30 segundos.

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha