Yamaha lança a Tracer 7 2026 com transmissão automatizada Y-AMT. É a segunda atualização da sport-touring no mesmo ano.

A Yamaha Tracer 7 2026 está sendo lançada no mercado europeu, e dessa vez com a nova transmissão automatizada Y-AMT (Yamaha Automated Manual Transmission). O sistema, já utilizado em outros modelos da marca, permite ao piloto escolher entre trocas manuais, feitas por botões nos punhos, ou um modo totalmente automático. Essa é a segunda atualização da sport touring em 2025.

Yamaha Tracer 7 2026: segunda atualização no mesmo ano - Divulgação
Yamaha Tracer 7 2026: segunda atualização no mesmo ano – Divulgação

O lançamento da Yamaha Tracer 7 2026 acontece apenas alguns meses após a versão 2025 ter sido apresentada. A atualização coloca o modelo entre as sport-touring de médio porte mais modernas da categoria, porém a atualização resume-se à transmissão e ano, já que praticamente não ocorreram outras mudanças. O preço da nova linha ainda não foi revelado.

O motor da Yamaha Tracer 7 2026 segue o mesmo bicilíndrico de 689 cm³, com potência de 72,4 cv a 8.750 rpm e o torque máximo é de 6,9 kgfm a 6.500 rpm, dentro das normas europeias de emissões.

Yamaha Tracer 7 2026: mesmas cores - Divulgação
Yamaha Tracer 7 2026: mesmas cores – Divulgação

 

Transmissão Y-AMT

O destaque da nova Tracer 7 em sua linha 2026, é o sistema Y-AMT – Yamaha Automated Manual Transmission. É algo próximo do DCT da Honda ou o ASA – Automated Shift Assistant, da BMW, que inclusive já foi confirmado em alguns modelos da R 1300 GS, no Brasil.

O assistente da Yamaha elimina a necessidade do manete de embreagem e permite dois estilos de condução. No modo MT (Manual Transmission), o piloto realiza as trocas de marcha manualmente por meio de duas pequenas alavancas nos punhos — uma para subir e outra para reduzir as marchas.

Já o modo AT (Automatic Transmission) oferece dois programas: o “D”, voltado à economia e conforto no uso urbano, e o “D+”, que entrega respostas mais rápidas e rotações elevadas, ideal para uso em estradas. A troca entre os modos é feita por um simples botão no punho esquerdo.

De acordo com a fabricante, o objetivo do Y-AMT é facilitar a pilotagem em centros urbanos e reduzir o cansaço em trajetos longos, mantendo o controle e o desempenho característicos da marca.

 

Mecânica e design sem mudanças

A Yamaha Tracer 7 2026 mantém o conjunto mecânico e o design da linha anterior. O motor CP2 de dois cilindros paralelos, consagrado em outros modelos da Yamaha, não recebeu alterações estruturais.

As cores também permanecem inalteradas. A versão Tracer 7 GT continua disponível nas opções Tech Black e preto com azul, enquanto a versão padrão oferece as cores Redline e Midnight Black. Os preços da linha 2026 ainda não foram divulgados oficialmente pela fabricante.

Yamaha Tracer 7 GT 2026 - Divulgação
Yamaha Tracer 7 GT 2026 – Divulgação

Disponibilidade e mercado nacional

Por enquanto, o lançamento da Yamaha Tracer 7 2026 com transmissão Y-AMT está confirmado apenas para o mercado europeu. Na verdade a Tracer 7 ou anteriormente, Tracer 700, nunca fizeram parte do portfólio da Yamaha no Brasil. Quem sabe se as vendas da Ténéré 700 aconteçam de forma expressiva, a marca estude a possibilidade da sport-touring por aqui.

Já sobre a a transmissão automatizada Y-AMT, a Yamaha não confirmou o novo sistema em nenhum dos modelos comercializados atualmente no Brasil. Mas curiosamente, alguns dos que ganharam o sistema Y-AMT lá fora, coincidentemente foram retirados do mercado nacional: Tracer 9 e MT-09. Será que teremos novidades por aí? 

Postado por
Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio