A Yamaha Tracer 7 2026 está sendo lançada no mercado europeu, e dessa vez com a nova transmissão automatizada Y-AMT (Yamaha Automated Manual Transmission). O sistema, já utilizado em outros modelos da marca, permite ao piloto escolher entre trocas manuais, feitas por botões nos punhos, ou um modo totalmente automático. Essa é a segunda atualização da sport touring em 2025.

O lançamento da Yamaha Tracer 7 2026 acontece apenas alguns meses após a versão 2025 ter sido apresentada. A atualização coloca o modelo entre as sport-touring de médio porte mais modernas da categoria, porém a atualização resume-se à transmissão e ano, já que praticamente não ocorreram outras mudanças. O preço da nova linha ainda não foi revelado.
O motor da Yamaha Tracer 7 2026 segue o mesmo bicilíndrico de 689 cm³, com potência de 72,4 cv a 8.750 rpm e o torque máximo é de 6,9 kgfm a 6.500 rpm, dentro das normas europeias de emissões.

Transmissão Y-AMT
O destaque da nova Tracer 7 em sua linha 2026, é o sistema Y-AMT – Yamaha Automated Manual Transmission. É algo próximo do DCT da Honda ou o ASA – Automated Shift Assistant, da BMW, que inclusive já foi confirmado em alguns modelos da R 1300 GS, no Brasil.
O assistente da Yamaha elimina a necessidade do manete de embreagem e permite dois estilos de condução. No modo MT (Manual Transmission), o piloto realiza as trocas de marcha manualmente por meio de duas pequenas alavancas nos punhos — uma para subir e outra para reduzir as marchas.
Já o modo AT (Automatic Transmission) oferece dois programas: o “D”, voltado à economia e conforto no uso urbano, e o “D+”, que entrega respostas mais rápidas e rotações elevadas, ideal para uso em estradas. A troca entre os modos é feita por um simples botão no punho esquerdo.
De acordo com a fabricante, o objetivo do Y-AMT é facilitar a pilotagem em centros urbanos e reduzir o cansaço em trajetos longos, mantendo o controle e o desempenho característicos da marca.
Mecânica e design sem mudanças
A Yamaha Tracer 7 2026 mantém o conjunto mecânico e o design da linha anterior. O motor CP2 de dois cilindros paralelos, consagrado em outros modelos da Yamaha, não recebeu alterações estruturais.
As cores também permanecem inalteradas. A versão Tracer 7 GT continua disponível nas opções Tech Black e preto com azul, enquanto a versão padrão oferece as cores Redline e Midnight Black. Os preços da linha 2026 ainda não foram divulgados oficialmente pela fabricante.

Disponibilidade e mercado nacional
Por enquanto, o lançamento da Yamaha Tracer 7 2026 com transmissão Y-AMT está confirmado apenas para o mercado europeu. Na verdade a Tracer 7 ou anteriormente, Tracer 700, nunca fizeram parte do portfólio da Yamaha no Brasil. Quem sabe se as vendas da Ténéré 700 aconteçam de forma expressiva, a marca estude a possibilidade da sport-touring por aqui.
Já sobre a a transmissão automatizada Y-AMT, a Yamaha não confirmou o novo sistema em nenhum dos modelos comercializados atualmente no Brasil. Mas curiosamente, alguns dos que ganharam o sistema Y-AMT lá fora, coincidentemente foram retirados do mercado nacional: Tracer 9 e MT-09. Será que teremos novidades por aí?
