Publicidade

Acontece nos dias 17 e 18 de agosto, no Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília, o 23º Seminário Nacional NTU, organizado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). Com o tema central “Transporte de Qualidade para uma Vida Melhor”, o evento, que vai reunir empresários, gestores públicos e especialistas do setor, pretende levantar discussões a consolidar a modalidade ônibus como uma alternativa de sistema estruturante de transporte urbano, além de debater os investimentos em prol da mobilidade urbana.

Entre os painéis, destaque para “Sistemas BRT: concepção e custos operacionais”, no qual será apresentado um trabalho técnico sobre o tema. Já a palestra “Transmilênio: mudança da qualidade de vida em Bogotá” apresentará a receita de sucesso da capital colombiana na visão da autoridade pública e do operador. Os nomes dos palestrantes serão divulgados em breve.

Além das palestras de renomados especialistas em mobilidade urbana (em breve será divulgada a programação oficial), haverá a premiação do Concurso NTU Boas Ideias (CNBI). Criado pela entidade para divulgar, premiar e estimular as boas ideias aplicadas nas empresas de ônibus, o prêmio tem como objetivo a valorização do colaborador e o reconhecimento do seu trabalho, contribuindo para a disseminação das práticas de sucesso. As empresas vencedoras irão apresentar os trabalhos premiados no Seminário Nacional NTU 2010. Para saber mais sobre o evento, acesse o hotsite http://www.eventosdantu.com.br/seminario2010/. Nele, é possível fazer as inscrições e obter mais detalhes sobre a associação.

Solução para a mobilidade urbana
Com a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, aumenta a responsabilidade do setor de transportes em desenvolver projetos para a implantação de BRT (Bus Rapid Transit) no País. Para isso, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Mobilidade Urbana, lançado pelo governo federal para o Mundial, vai financiar a implantação de 20 sistemas BRT a serem implantados em nove cidades-sede.

Publicidade

“Este momento é muito oportuno para o desenvolvimento nacional do transporte coletivo. Dezenas de cidades no mundo já possuem BRT em funcionamento. No Brasil, o ônibus é o principal meio de transporte coletivo, utilizado por 90% dos usuários. Portanto, temos como dever nos empenharmos para que o BRT seja implantado com muito sucesso”, afirma Marcos Bicalho dos Santos, diretor superintendente da NTU.

Serviço
23º Seminário Nacional NTU
Local: Royal Tulip Brasília Alvorada,
SHTN, Trecho 1, Conj. 1B, Bloco C.
Brasília – DF – Brasil – CEP: 70800-200
Data: 17 e 18 de agosto
Inscrições: http://www.eventosdantu.com.br/seminario2010/

A NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) representa as empresas de transporte coletivo urbano e metropolitano perante os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais e as entidades nacionais do setor; promove a integração e a troca de experiência entre as empresas, sindicatos, associações e federações, buscando a unidade e o fortalecimento do setor; desenvolve estudos técnicos e propõe medidas para a melhoria dos serviços de transporte coletivo urbano e metropolitano de passageiros; e preserva e divulga a história do setor. www.ntu.org.br.