Publicidade

Traxx Joto 125 - Salada de tendências

Importada de China, a Traxx JOTO JH125 tem bom desempenho, por‚m fica devendo nos quesitos freios e suspensäes.

O pre‡o gira em torno de R$ 5.399,00
O segmento de motos street de at‚ 150 cilindradas ‚ o maior e mais concorrido do Brasil. Hoje, as motos de baixa cilindrada representam mais de 80% do total de unidades vendidas no Pa¡s. Com modelos pasteurizados em forma e conte£do, a Traxx Joto JH125 pode ser uma op‡Æo para quem quer fugir do lugar comum. Importada da China, o modelo desembarca no Brasil apresentando alguns diferenciais se comparado … concorrˆncia: suspensÆo traseira monoamortecida, semi-carenagem que envolve o conjunto ¢ptico, semi-guidäes, freio a disco na dianteira e rodas de liga-leve. O pre‡o sugerido ‚ outro atrativo: R$ 5.399,00.

Com rela‡Æo ao desenho, a Joto 125 da Traxx ‚ uma salada de tendˆncias utilizadas em outras motos: lanterna integrada a rabeta como na Honda CG, semi-guidäes e o escape esportivo muito semelhantes ao utilizado na Suzuki GS 500. Falando em Suzuki, o p ra-lama ‚ parecido com o da Yes 125. J  a semi-carenagem, lembra a usada pela Honda NX4 Falcon. O que nÆo d  para entender ‚ a instala‡Æo de um amper¡metro no painel de instrumentos, em vez de um marcador de combust¡vel. Coisas do mercado asi tico. Para quem nÆo sabe, a Traxx ‚ subsidi ria da f brica de motocicletas chinesa Jialing, como provam os adesivos no modelo cedido para teste.

Publicidade

Traxx Joto 125 - Salada de tendênciasMOTORIZA€ÇO – Mas na pr tica como ‚ pilotar a Jialing/Traxx JH125? A chinesinha est  equipada com motor OHC, quatro tempos, arrefecido a ar com 133 cmü de capacidade. O propulsor gera potˆncia m xima de 13,1 CV a 8.000 rpm e o torque m ximo de 1,07 kgf.m a 6.500 rpm. O propulsor monocicl¡ndrico tem bom rendimento, por‚m quando chega aos oito mil giros, o conjunto vibra demais, chegando a incomodar os p‚s do piloto, al‚m de fazer barulho excessivo. O cƒmbio de cinco marchas tamb‚m merece mais aten‡Æo por parte da Traxx. Com engates nÆo muito precisos, sÆo necess rias v rias tentativas para se colocar o cƒmbio no neutro nas paradas de sem foros.

CICLÖSTICA E ERGONOMIA – O conjunto de suspensÆo da unidade avaliada estava muito macio. Ou seja, o sistema nÆo absorve, mas sim copia os solavancos e impactos com o solo. Uma grata surpresa ‚ que a Joto est  cal‡ada com pneus Pirelli City Demon, em vez dos pneus chineses que costumam equipar as motos vindas do gigante asi tico.

Os freios – disco na dianteira, com o acionamento hidr ulico, e tambor traseiro – sÆo “borrachudos”, ou seja, demoram muito para entrar em opera‡Æo.
Um ponto positivo para o modelo Jialing importado pela Traxx ‚ a ergonomia. O piloto de estatura mediana – 1,70 m – fica bem posicionado e roda com certo conforto. J  o painel de instrumentos nÆo oferece boa visualiza‡Æo, j  que o fundo branco “briga” com a moldura prata, por‚m traz v rias informa‡äes: veloc¡metro, hod“metro parcial e total, rpm e indicador de marchas.

FICHA TCNICA – Traxx Joto 125
MOTOR OHC, quatro tempos, arrefecido a ar
CILINDRADA 133 cmü
POTÒNCIA MµXIMA 13,1 cv a 8.000 rpm
TORQUE MµXIMO 1,07 kgf.m a 6.500 rpm
DI¶METRO X CURSO 58,5 mm x 49,5 mm
SISTEMA DE ALIMENTAۂO Carburador
TAXA DE COMPRESSÇO 9,8:1
SISTEMA DE PARTIDA El‚trica/Pedal
C¶MBIO 5 velocidades
TRANSMISSÇO FINAL Corrente
CAPACIDADE DO TANQUE 14 litros
SUSPENSÇO DIANTEIRA Garfo telesc¢pico, com 135 mm de curso
SUSPENSÇO TRASEIRA Monoamortecida, com 90 mm de curso
FREIO DIANTEIRO Disco simples
FREIO TRASEIRO Tambor
PNEU DIANTEIRO 3.00 – 18 – 6 PR
PNEU TRASEIRO 3.25 – 18 – 6 PR
DIMENSåES (C X L X A) 2.080 mm x 740 mm x 1.040 mm
ALTURA MÖNIMA DO SOLO 150 mm
PESO SECO 120 kg
CORES azul, prata, preto e vermelho
PRE€O R$ 5.399,00

Publicidade